Páginas

sábado, 18 de novembro de 2017

DILMA: COM “MENOS MÉDICOS”, TEMER COMETE ATENTADO CONTRA POPULAÇÃO


Roberto Stuckert | REUTERS

247 - A presidente deposta Dilma Rousseff criticou o decreto de Michel Temer que proíbe a criação de novos cursos de Medicina no País por um período de cinco anos, atendendo a um lobby da corporação.

Em sua página na internet, Dilma lembrou que o Brasil tem no máximo a metade do número de médicos de que necessita e a maioria se concentra nos grande centros urbanos. "Parte fundamental do programa Mais Médicos previa a formação de pelo menos mais 11 mil médicos até este ano, e isto se daria com a criação de cursos de medicina, privados e públicos, em municípios do interior que não recebiam atendimento adequado de profissionais de saúde. Foi o que fizemos, criando cursos em 36 cidades que até então não tinham faculdades de medicina públicas ou privadas", diz.

A presidente deposta lembra que o Mais Médicos tratou de atacar o déficit de  profissionais nas periferias das capitais e das maiores cidades brasileiras, no interior, nos departamentos de saúde indígena, nas comunidades quilombolas e nos assentamentos da reforma agrária.

"Colocamos 18.240 médicos em unidades básicas de saúde, por todo o Brasil. Em 2015, o programa atendia uma população de 63 milhões de brasileiros que, se não fosse por isto, não teriam acesso a médico algum.  Contratamos 11 mil médicos cubanos e, por isso,  somos gratos ao Governo e ao povo cubanos  pela  solidariedade. Contratamos também médicos de alguns outros países. Não havia número suficiente de médicos brasileiros para participar do programa e a maioria preferira ficar nas áreas onde já se concentravam. Por isso,  a importância de criar novos cursos e novas vagas para estudantes de medicina, sobretudo no interior", afirma.

"Nós fizemos o Mais Médicos, programa aprovado pela população atendida. O Governo golpista, fiel a sua vocação antipopular,  coloca em prática o 'Menos Médicos'", criticou a petista.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/327828/Dilma-com-%E2%80%9CMenos-M%C3%A9dicos%E2%80%9D-Temer-comete-atentado-contra-popula%C3%A7%C3%A3o.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário