Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Dilma corrige fake news de Ciro Gomes sobre emprego


A ex-presidente Dilma Rousseff soltou uma nota sóbria, nesta terça-feira, para corrigir a mentira contada por Ciro Gomes, sobre a evolução do desemprego em seu governo

24 de novembro de 2020, 13:40 h Atualizado em 24 de novembro de 2020, 14:27

Dilma Rousseff e Ciro Gomes Dilma Rousseff e Ciro Gomes (Foto: Alessandro Dantas/PT | Reuters)

247 - Alvo de uma fake news disparada por Ciro Gomes, a ex-presidente Dilma Rousseff reagiu de maneira sóbria à mentira contada por ele durante uma entrevista em Pernambuco: a de que teria assumido o governo com desemprego em 4% e saído com uma taxa de 14%. Os dados oficiais, do próprio IBGE, revelam que Dilma, na realidade, reduziu o desemprego ao menor nível da história, até se tornar alvo de uma conspiração golpista, que destruiu o mercado de trabalho no Brasil.

“Ciro comete um equívoco ao afirmar, em Pernambuco, que quando assumi o governo havia uma taxa de desemprego de 4% e quando saí da presidência o índice estava em 14%. Os dados verdadeiros do IBGE são bem diferentes. Eu assumi, em janeiro de 2011, com a taxa de desemprego em 6%. Quando meu primeiro mandato acabou, em 2014, o desemprego médio foi de 4,8%. Naquele ano, inclusive, foi registrado o menor índice mensal da série histórica, 4,3% em dezembro”, registrou Dilma.

Na nota, ela fala sobre a expansão do desemprego após a sua reeleição, em 2014. “Em 2015, já em pleno processo de sabotagem do governo e crise produzida pelo processo de impeachment, o desemprego médio anual registrado foi de 8,8%. E em 2016, já sob o Governo Temer, pois fui afastada do cargo em maio, a taxa média de desemprego subiu para 11,5%”, anotou a ex-presidente.


Ela ainda apontou o balanço dos governos do PT em relação ao mercado de trabalho. “Durante o governo Lula e o meu governo, nós criamos 19,6 milhões de empregos formais, com carteira assinada. Um recorde histórico. A verdade é que o emprego foi destruído no Brasil pelo mesmo golpe que destruiu a democracia.”

Fonte: https://www.brasil247.com/poder/dilma-corrige-fake-news-de-ciro-gomes-sobre-emprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário