Pequim anunciou um novo objetivo de transformar o Exército de Libertação do Povo (ELP) em uma força militar moderna até 2027.Junfei Wu, vice-diretor do Instituto Tianda de Hong Kong, acredita que um dos objetivos da modernização é impedir a interferência norte-americana em torno de Taiwan
1 de novembro de 2020, 11:47 h Atualizado em 1 de novembro de 2020, 12:16
(Foto: China Daily via Reuters/File Photo)
Sputnik - Na semana passada, o presidente chinês Xi Jinping pediu mais esforços para seguir modernizando o exército do país, que segundo ele, é a chave para a renovação nacional da China.
Pequim anunciou um novo objetivo de transformar o Exército de Libertação do Povo (ELP) em uma força militar moderna até 2027.
De acordo com o plenário do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, realizado no início desta semana, o prazo previsto coincide com o centenário da fundação do ELP e a modernização ocorrerá em paralelo com o reforço das capacidades de defesa do país, bem como com o crescimento de sua economia.
Junfei Wu, vice-diretor do Instituto Tianda de Hong Kong, citado pelo jornal South China Morning Post, acredita que o objetivo da China seja igualar as capacidades de seu exército às dos EUA até 2027, para impedir a interferência norte-americana em torno de Taiwan.
Oficialmente, os EUA seguem a política de Uma Só China, que não reconhece a independência de Taiwan, contudo, Washington possui laços comerciais com a ilha, para além de lhe fornecer armas.
O comunicado do plenário surgiu após o presidente Xi Jinping afirmar no final da semana passada que um exército mais forte poderia fazer a diferença no "apoio estratégico" ao programa de modernização nacional do país.
A China pretende elevar suas capacidades através de armas e equipamentos inteligentes, como porta-aviões inteligentes, navios de assalto anfíbios e grandes destróieres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário