Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Áudios reforçam propina da Odebrecht a laranja de Temer


Em relatório entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal avaliou que as gravações entregues pelo delator da Odebrecht Alvaro Novis é mais um indício de que a Odebrecht pagou propina ao coronel João Baptista Lima Filho, apontado como laranja de Michel Temer

10 de Setembro de 2018 às 18:55 // Inscreva-se na TV 247 Youtube

Brasília 247 - Em relatório entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal avaliou que as gravações entregues pelo delator da Odebrecht Alvaro Novis é mais um indício de que a Odebrecht pagou propina ao coronel João Baptista Lima Filho, apontado como laranja de Michel Temer. Os audios foram divulgados em reportagem do jornalista Vladimir Netto.

A PF disse ao STF ter encontrado indícios de que Temer cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, Temer recebeu R$ 1,4 milhão dos R$ 10 milhões que teriam sido acertados. Os áudios foram entregues no âmbito do inquérito que apura o suposto repasse de R$ 10 milhões da Odebrecht para o MDB a pedido de Temer. Segundo delatores da Odebrecht, o valor foi acertado em 2014, num jantar no Palácio do Jaburu.

O coronel Lima é amigo do presidente Michel Temer e chegou a ser preso neste ano numa investigação que apura o pagamento de propina na edição do decreto dos portos. O coronel já foi solto.

Leia abaixo as transcrições dos áudios entregues pelo delator. Nas conversas, o coronel João Baptista Lima Filho fala com interlocutores:

João Baptista Lima Filho - Alô.

Interlocutor - Seu João?

João Baptista Lima Filho - Ele mesmo.

Interlocutor - O pessoal está aí. O senhor está no local? Aquela encomenda...

João Baptista Lima Filho - Não, estou fora. Nós não falamos antes. Eu estou com uns compromissos agora, só vou estar lá na minha base por  volta das 14h30. Como o senhor vê? Dá pra passar às 14h30?

Interlocutor - Eu vou ver aqui e retorno. O senhor está longe de lá, né?

João Baptista Lima Filho - Estou longe. Estou aqui para o lado de Santo Amaro. Com compromisso que não posso deixar de atender. Então, 14h30, 15h é que eu estou chegando lá na minha base.

Interlocutor - Então, vou ver se consigo marcar para as 15h.

João Baptista Lima Filho - O senhor faz favor e me dá uma ligada. Obrigado!

Depois dessa ligação, o coronel Lima ligou para a Argeplan. Minutos depois, telefonou para o celular da Vice-presidência da República, usado à época pela então chefe de gabinete de Temer. Alguns minutos depois, o coronel Lima ligou diretamente para o presidente Michel Temer. Foi um telefonema rápido, de 55 segundos. Em seguida, dois minutos depois, Lima recebeu uma ligação de uma pessoa que seria responsável por entregar o dinheiro.

João Baptista Lima Filho - Alô.

Interlocutor - Seu João?

João Baptista Lima Filho - Ele mesmo.

Interlocutor - Ah, sim. Bom dia.

João Baptista Lima Filho - Tudo bem.

Interlocutor - Bem, hoje, então, aquela reunião foi adiada e vai ser entre 3 e 5 horas. Das 15h às 17h.

João Baptista Lima Filho - Ok, estou por lá nesse horário.

Interlocutor - Tá. Só que nos temos três etapas dessa reunião, que vai ser quinta e sexta-feira. Agora quinta e sexta. Eu queria ver com o senhor se pode ser entre 10 e 12 horas, na quinta e na sexta?

João Baptista Lima Filho - Veja se vocês podem me fazer isso daí às 12 horas. Eu faço de tudo pra estar as 12 horas. É possível?

Interlocutor - De 12 vão marcar, então, porque sempre tem que dar um espaço de tempo, vamos marcar de 12 a que horas?

João Baptista Lima Filho - 12 às 13h, tudo bem?

Interlocutor - 12 às 13, nos dois dias. Então, está combinado.

João Baptista Lima Filho - Combinado. Um abraço.

Interlocutor - Combinado. Até logo. Tchau.

Poucos minutos depois dessa ligação, o coronel Lima voltou a telefonar para o celular de Michel Temer, com quem conversou por cerca de cinco minutos. Dias depois, quando, segundo a PF, as entregas foram concluídas, um interlocutor identificado como Márcio ligou para o coronel Lima para confirmar se estava tudo certo.

João Baptista Lima Filho - Alô.

Márcio - João?

João Baptista Lima Filho - Ele.

Márcio - Opa, aqui é o Márcio, tudo bom?

João Baptista Lima Filho - Tudo bem, Márcio.

Márcio - Eu recebi um recado aqui. Sinceramente, não estou entendendo, acho que a pessoa está se expressando mal aqui, eu não estou entendendo. Nós tivemos 3 reuniões, quarta, quinta e sexta. Fiz uma na quarta, fiz uma na quinta e na sexta você ia demorar e me pediu que entregasse ao Silva.

João Baptista Lima Filho - Isso. Isso.

Márcio - Então, as três reuniões foram concretizadas.

João Baptista Lima Filho - Tudo bem. Tem alguma previsão pra mais alguma coisa ou não?

Márcio - Não. Ainda não tem informação nenhuma.

João Baptista Lima Filho - Tá bom, então.

Márcio - Então, mas essas três foi tudo certinho. O pessoal tá se expressando mal aqui, tá fazendo uma confusão do cacete.

João Baptista Lima Filho - Tudo bem. A última, de sexta-feira...

Márcio - Sei...

João Baptista Lima Filho - Em que foi entregue ao Silva as atas. Elas não foram iguais às atas anteriores. Um pouco abaixo.

Márcio - É um pouco abaixo, porque o número era quebrado.

João Baptista Lima Filho - Tá certo. Tá certo...

Márcio - Tá bom?

João Baptista Lima Filho - Tá entendido, então.

Márcio - Ok.

João Baptista Lima Filho - Eu agradeço.

Márcio - De nada. Um abração. Tchau.

João Baptista Lima Filho - Obrigado. Um abraço. Tchau.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/368358/%C3%81udios-refor%C3%A7am-propina-da-Odebrecht-a-laranja-de-Temer.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário