Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Urso encontrado abandonado em Sobral

Depois de quase morrer abandonado em uma estrada, o urso pardo apelidado de Dimas encontrou um novo lar no Zoológico de Canindé, que fica a 120 quilômetros de Fortaleza. O urso foi encontrado, no último dia 15, às margens da BR-222, depois de permanecer dois dias em cima de uma carreta.
Pessoas que passavam próximo à entrada do município de Sobral acionaram o escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sobral. Os agentes constataram que o animal encontrava-se em condições precárias. Além de estar numa jaula com tamanho inadequado para uma espécie daquele porte, um pouco de água e cenouras eram tudo que Dimas dispunha para se alimentar.
‘‘O urso estava ali há pelo menos dois dias, prestes a ter problemas sérios de desidratação e insolação por conta do forte calor e da falta de alimentação adequada’’, relata o analista ambiental do Ibama, Alberto Klefasz.
Segundo ele, o urso pertencia ao Circo Europeu, que mandou um representante ao local. Identificado apenas como Átila, ele disse que o animal, que estava sendo transportado de Maracanaú para Camocim, foi deixado ali porque o caminhão quebrou e eles foram em busca de outro meio de transporte. O circo foi multado em R$ 3 mil e o animal, apreendido. (DN).

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário