
© Sputnik / Nina Zotina
Em
meio à turbulência do mercado, os investidores estão deixando de lado
tanto os títulos norte-americanos quanto o dólar — outrora o padrão-ouro
para a estabilidade monetária internacional.
Nos últimos dez dias, a posição dos Estados Unidos como núcleo do sistema econômico e financeiro global foi questionada. Após gerações em que o dólar americano
e seus títulos governamentais eram considerados ativos seguros, os
investidores globais começaram a duvidar dessa segurança, de acordo com a Axios.
"Isso
não é normal. Em episódios anteriores de turbulência extrema, como
setembro de 2008 e nos primeiros dias da pandemia em 2020, o dólar se recuperou à medida que os investidores globais buscavam segurança", escreve o portal.
Mudanças que normalmente ocorrem ao longo de anos foram comprimidas em dias, com mercados de títulos e moedas interagindo de maneira alarmante, sugerindo uma perda de confiança no sistema financeiro centrado nos EUA.

5 de março, 14:15
Desde meados de janeiro, o índice do dólar, que mede a moeda em relação a uma cesta de moedas homólogas, caiu 9,3%.
"Isso sugere que a liderança errática, os déficits fiscais crescentes e a rápida erosão dos laços diplomáticos estão deixando os investidores globais cautelosos quanto à exposição excessiva aos Estados Unidos", afirma a publicação.
Com a queda do dólar e o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subindo para 4,5%, a atratividade do dólar como moeda de reserva mundial cai, levando a um processo de rápida desdolarização da economia global, o que pode resultar em taxas de juros mais altas nos EUA e maior pressão para reduzir os déficits.
Fonte: https://noticiabrasil.net.br/20250413/dolar-americano-perde-status-de-porto-seguro-e-preocupa-investidores-com-possivel-aumento-de-juros-39167687.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário