Presidente israelense pediu o apoio do chefe de Estado brasileiro para libertação de reféns na Faixa de Gaza
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a criação do Estado palestino durante uma conversa telefônica com o presidente de Israel, Isaac Herzog, por cerca de 40 minutos nesta quinta-feira (16).
Segundo comunicado emitido pelo governo federal, o chefe de Estado brasileiro "relembrou que o Brasil esteve envolvido com a criação do Estado de Israel e continua convencido da importância da solução de dois Estados, com Israel e Palestina vivendo lado a lado, com fronteiras seguras e mutuamente aceitas".
O líder de Israel citou novamente que a organização palestina Hamas fez israelenses como reféns em Gaza. Herzog pediu o apoio de Lula com o objetivo de reforçar junto a outros países os pedidos para a libertação dessas pessoas.
O chefe de Estado brasileiro recordou que fez apelos pela libertação de todos os reféns em contatos mantidos com vários líderes do Oriente Médio (Irã, Emirados Árabes, Turquia, Catar, Egito, Autoridade Palestina), além de França, Rússia e Índia.
O presidente também agradeceu o apoio israelense para a repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza e informou que está em preparação uma nova lista de brasileiros e seus parentes palestinos. Ouviu do presidente Herzog que serão feitos todos os esforços para que esses cidadãos possam sair de Gaza com a devida rapidez.
O número de mortos em Gaza pelos ataques de Israel subiu para mais de 11.500, informou nesta quinta (16) o Ministério da Saúde do enclave palestino, acrescentando que o total de feridos aumentou para mais de 29.800. Dos 24 hospitais com capacidade para pacientes internados no norte da Faixa, apenas um, o Al Ahli, na Cidade de Gaza, está funcionando com capacidade mínima e ainda admite pacientes. O restante foi atacado por Israel um por um, depois de ficar sem eletricidade, combustível, internet, água potável, alimentos e remédios.
Fonte: https://www.brasil247.com/mundo/lula-defende-criacao-de-um-estado-palestino-em-telefonema-com-presidente-de-israel
Nenhum comentário:
Postar um comentário