Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Temer, o vira-latas, e uma das maiores humilhações sofridas pelo Brasil

 

REUTERS/Adriano Machado

A visita do vice-presidente americano ao Brasil passa à história como um dos episódios de maior humilhação internacional do país; Pence espezinhou o Brasil em plena capital federal, publicamente; em vez de se desculpar pela crise humanitária dos migrantes que escandalizou o mundo, afirmou que o Brasil deveria "fazer mais" e impedir a emigração; Temer e Aloysio Nunes, como dois cães vira-latas, abanaram o rabo para o dono, sorridentes, sem uma palavra de protesto

27 de Junho de 2018 às 10:14 // Inscreva-se na TV 247 Youtube

Ouça este conteúdo Audima

247 - A visita ao Brasil de Mark Pence, vice-presidente dos EUA, passa à história como um dos episódios de maior humilhação internacional do Brasil. Pence espezinhou o país em Brasília diante de toda a imprensa internacional e chegou ao ponto de afirmar sobre a crise humanitária dos migrantes que escandalizou o mundo com as cenas de crianças (inclusive brasileiras) separadas dos pais por ação do governo Trump: "Por isso, hoje digo ao nosso aliado Brasil: chegou a hora de vocês fazerem mais.” Temer e Aloysio Nunes, como dois cães vira-latas, abanaram o rabo para o dono, sorridentes, sem uma palavra de protesto (aqui).

A postura subalterna do governo Temer contrasta com a altivez do governo venezuelano, que não se intimidou diante das ameaças do enviado imperial. O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou numa nota no twitter:  "Haja ironia e hipocrisia; o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, cujo governo racista separa famílias e enjaula crianças inocentes, pretende imiscuir-se nos assuntos de nossa região."

Ao mesmo tempo em que dizia na cara de Michel Temer que os EUA não aceitarão os imigrantes brasileiros, o vice-presidente Mike Pence anunciou o repasse de US$ 10 milhões para que os imigrantes venezuelanos que cheguem ao Brasil sejam apoiados, como uma forma de provocação ao governo Venezuelano (aqui).

O episódio humilhante está tendo intensa repercussão. Para o jornalista Kennedy Alencar, "essa reprimenda pública reflete a perda do prestígio internacional do Brasil após o governo Lula, época em que o Brasil tinha maior projeção geopolítica" (aqui). Para ele, o governo golpista está colhendo o que plantou: ""O Brasil paga o preço do rumo que escolheu. O tom de Pence mostra que Brasília está em baixa na política externa de Washington".

O jornalista Fernando Brito pontuou numa nota no Tijolaço sob o título "Desaforo em casa" o tamanho do vexame:

"Esperava-se que, durante sua visita ao Brasil, o vice-presidente americano, Mike Pence, balbuciasse algumas meias-desculpas pelo fato de que ao menos 49 crianças brasileiras estivessem presas, separadas de seus pais, imigrantes acusados de clandestinos nos EUA.

Mas, como acontece a quem se comporta como vira-latas, nosso Governo recebeu menos que isso.

Foi 'exortado' a tomar mais medidas contra seus emigrantes e, claro, contra o governo da Venezuela só cria questões migratórias para nós, não para os EUA.

Na diplomacia, como se sabe, só toma 'puxão de orelhas' país que se deixa ser tratado assim.

É o que se ganha com a sabujice.

Mas, para que Michel Temer e seus cortesãos não se sintam injustiçados, informa a Folha que 'Pence elogiou esforços do presidente Temer para fazer reformas ao 'cortar os gastos do governo, liberalizar o mercado de trabalho e abrir o setor energético'.

O que bem poderia ser traduzido como 'queremos seu dinheiro, queremos a sua pobreza, queremos as suas riquezas, mas não mandem seus cucarachas para lá, ok?""

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/359814/Temer-o-vira-latas-e-uma-das-maiores-humilha%C3%A7%C3%B5es-sofridas-pelo-Brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário