Páginas

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Marinha dá início à construção de submarino de propulsão nuclear

Presidente Lula projetou em março que deseja inaugurar uma série de submarinos ao longo de seu mandato

Comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e presidente Lula 23/3/23
Comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e presidente Lula 23/3/23 (Foto: Tânia Rego/ABR)

247 - A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) promoverá nesta quarta-feira (4) a solenidade de corte da primeira chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) no Complexo Naval de Itaguaí (CNI). Autoridades civis e militares, bem como representantes do universo nuclear, acadêmico e empresarial, estarão presentes no evento.

O Programa Estratégico de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), criado em 2008, é uma iniciativa abrangente do governo brasileiro. Este programa prevê a edificação de uma estrutura industrial em Itaguaí (RJ) voltada para a operação e cuidados de submarinos. Além disso, envolve a fabricação de quatro submarinos convencionais movidos a diesel-elétrica, com o propósito central de projetar e construir o primeiro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear do Brasil. A parceria entre Brasil e França para transferência de tecnologias faz parte.

Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Complexo Naval de Itaguaí. Ele declarou que o governo está buscando soluções para dar prosseguimento a muitos programas importantes, e projetou que deseja inaugurar uma série de submarinos ao longo de seu mandato. 

Ao longo de suas diversas fases, o PROSUB consolidou-se como um dos projetos mais expressivos de capacitação industrial e avanço tecnológico já vistos na indústria de defesa do Brasil. Seu objetivo principal é fortalecer a defesa da Amazônia Azul e, assim, reforçando a soberania brasileira.

Do ponto de vista social, o programa oferece inúmeros benefícios, incluindo a criação de empregos e, em especial, o aprimoramento profissional. No total, projeta-se a criação de 24 mil vagas de emprego diretas e 40 mil indiretas, além de fomentar a colaboração com mais de 18 universidades e instituições de pesquisa. 

Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/marinha-da-inicio-a-construcao-de-submarino-de-propulsao-nuclear

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário