Governo brasileiro e as autoridades egípcias estão em diálogo na tentativa de efetuar o resgate dos brasileiros detidos na área central do conflito
247 - O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu nesta quinta-feira (12) em uma missão especial com destino ao Egito, com uma parada prevista em Roma, Itália. A finalidade da missão é aguardar autorização para o resgate de um grupo de brasileiros que se encontram retidos na Faixa de Gaza. Esta é a primeira vez que uma aeronave brasileira, cedida pela Presidência da República, se dirige ao Cairo, no Egito, em vez de Tel Aviv, Israel, desde o início do conflito com o grupo Hamas.
Essa notícia sugere um avanço nas negociações entre o governo brasileiro e as autoridades egípcias, que estão em diálogo na tentativa de efetuar o resgate dos brasileiros detidos na área central do conflito, sob controle do Hamas. A sexta aeronave, convocada em caráter de urgência nesta tarde, partiu da Base Aérea de Brasília às 16h30.
Brasileiros vão morrer de fome em poucos dias se não saírem de Gaza, alertam diplomatas
Nesse esforço, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, atual assessor especial para assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entrou diretamente nas negociações com o Egito. Ele está em diálogo com Faisa Aboul Naga, assessora de segurança nacional do Egito e conselheira direta do presidente egípcio, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, para viabilizar a retirada dos brasileiros pela fronteira de Gaza com o Egito, na cidade de Rafah.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro. "Pedi ao ministro que nos apoiasse e nos ajudasse para facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo. Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco", afirmou Mauro Vieira, por meio das redes sociais do Itamaraty.
A aeronave em questão é um modelo VC-2 (Embraer 190), utilizado pela Presidência da República, com capacidade para transportar até 40 pessoas. Após uma parada técnica em Cabo Verde, na África, a aeronave tem previsão de chegada a Roma às 6h da manhã desta sexta-feira, 13 de outubro.
O governo federal está atualmente trabalhando para reunir toda a documentação necessária para a operação, bem como garantir a segurança durante o deslocamento até a fronteira, e informar às autoridades egípcias, palestinas e israelenses a data e hora em que o ônibus que fará o transporte dos brasileiros cumprirá esse trajeto.
Até o momento, um total de 494 brasileiros já foram repatriados como parte dessa operação, incluindo aqueles que retornaram nos dois voos anteriores que aterrissaram no Brasil, juntamente com o atual em deslocamento. (*Com informações do Metrópoles)
Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/aviao-presidencial-espera-aval-do-egito-para-retirar-brasileiros-de-gaza
Nenhum comentário:
Postar um comentário