Presidente venezuelano busca fortalecer alianças no Brasil, quebrando anos de isolamento
Presidentes da Venezuela, Nicolas Maduro, do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
247 - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, visita o Brasil em uma afronta à estratégia de isolamento dos EUA, diz a Bloomberg. Maduro busca construir alianças para sua nação após anos de isolamento, defendendo um mundo multipolar em vez de um dominado pelos EUA. Em sua primeira viagem internacional em sete meses, Maduro se encontrou com o presidente Luiz Inacio Lula da Silva em Brasília na segunda-feira (29), antes de uma cúpula regional.
Sua visita é a mais recente evidência de um degelo em curso em relação ao governo venezuelano depois que forças de esquerda venceram as eleições no Brasil e na Colômbia no ano passado. As viagens internacionais de Maduro foram restringidas nos últimos anos por sanções dos EUA, que apoiaram abertamente as tentativas de derrubá-lo.
Na segunda-feira, Lula disse que apoiava a adesão da Venezuela a um bloco de nações de mercados emergentes conhecido como BRICs, e prometeu impulsionar os negócios no país.
O presidente brasileiro repetidamente se opôs às críticas ao governo venezuelano, que é amplamente condenado por seus abusos dos direitos humanos e má administração da economia.
“Maduro não tem dólares para importar”, disse. “A culpa é dos EUA, que criaram um bloqueio extremamente exagerado.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário