Representação protocolada no Supremo pelo deputado Rui Falcão pede abertura de inquérito e medidas cautelares contra o governador de São Paulo por discurso em ato bolsonarista na Paulista
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), foi alvo nesta segunda-feira (8) de uma representação protocolada pelo deputado federal Rui Falcão (PT-SP) no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar acusa o ex-ministro de Jair Bolsonaro de incitação antidemocrática, coação contra o Judiciário e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, em razão do discurso golpista que fez durante o ato bolsonarista de 7 de setembro na avenida Paulista.
Na manifestação, Tarcísio atacou diretamente o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal sobre a trama golpista, em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
Te podría interesar
Diante do público, afirmou: “Nós não vamos mais aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem que fazer”, e endossou os gritos de “Fora, Moraes” entoados pela plateia: “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como o Moraes”.
Impeachment
Para Rui Falcão, as falas ultrapassaram todos os limites da crítica política. “Um governador não pode usar sua posição institucional para incitar a população contra o STF, atacar o relator durante o julgamento da trama golpista e insuflar o descumprimento de decisões judiciais. Isso é atentar contra a democracia e contra a Constituição”, afirmou o deputado.
A peça protocolada no STF pede que a Procuradoria-Geral da República (PGR) abra investigação e eventual denúncia contra Tarcísio, além da imposição de medidas cautelares para impedir a reiteração das condutas.
O documento também solicita que a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) seja comunicada sobre possível crime de responsabilidade do governador, o que pode levar à abertura de um processo de impeachment.
Golpe continuado e ataque ao Judiciário
Na representação, os advogados sustentam que as declarações de Tarcísio “configuram grave ameaça à independência do magistrado” e fazem parte de um “golpe continuado” contra o Estado de Direito, que busca deslegitimar o Judiciário, defender a impunidade via anistia para Bolsonaro e seus aliados e incitar a desobediência em larga escala às decisões judiciais.
O episódio ocorre em meio ao julgamento no STF dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Para Rui Falcão, o comportamento de Tarcísio mostra que o bolsonarismo segue atuando para corroer as instituições.
“Não se trata de liberdade de expressão, mas de incitação à insubordinação e ao caos federativo. Isso é gravíssimo e precisa de resposta firme do Supremo e da Assembleia paulista”, reforçou o deputado.
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/2025/9/9/tarcisio-denunciado-ao-stf-por-incitao-golpista-pode-sofrer-impeachment-187255.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário