Páginas

domingo, 18 de agosto de 2024

Enquato o Ocidente sanciona a Venezuela a China faz negócios e reforça parcerias com Maduro

Venezuela e China revisam agenda conjunta 'como parte da construção de um mundo multipolar'

Bandeiras da Venezuela e da China no Aeroporto Internacional Simon Bolivar em La Guaira, Venezuela, 30 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2024
 
Os dois países reforçaram o compromisso mútuo no comércio bilateral, prometendo combater "os desafios das economias vítimas da imposição ilegal de medidas coercivas unilaterais impostas pelos EUA".
Autoridades venezuelanas e chinesas revisaram na sexta-feira (16) o status das relações bilaterais, bem como a agenda conjunta com o objetivo de fortalecer os laços entre as duas nações, informou a presidência do país sul-americano.
"Com o objetivo de revisar o desenvolvimento das relações conjuntas e fortalecer os laços de fraternidade entre as duas nações, como parte da construção de um mundo multipolar", disse o governo venezuelano.
A reunião contou com a presença de Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, e de Lan Hu, embaixador chinês em Caracas.
"Durante a reunião, as autoridades discutiram os desafios das economias vítimas da imposição ilegal de medidas coercivas unilaterais impostas pelos EUA", acrescenta o texto.
As autoridades também analisaram o "progresso dos últimos acordos assinados entre os dois países após a implementação das Zonas Econômicas Especiais na Venezuela para o desenvolvimento dos setores de energia, agricultura e tecnologia".
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, durante coletiva de imprensa sobre a eleição presidencial no Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela, 2 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2024
Panorama internacional
BRICS oferece grandes oportunidades para os setores de petróleo e gás da Venezuela, diz Maduro
Em setembro de 2023, o presidente venezuelano Nicolás Maduro fez uma turnê de vários dias na China, que culminou com a assinatura de 31 novos acordos de cooperação. Os acordos abrangiam as áreas de energia, petróleo, gás, finanças, economia, comércio, indústria, mineração, agricultura, infraestrutura, saúde, telecomunicações e turismo.
A Venezuela e a China comemoraram em junho o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
 
Fonte: https://noticiabrasil.net.br/20240817/venezuela-e-china-revisam-agenda-conjunta-como-parte-da-construcao-de-um-mundo-multipolar-36089792.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário