Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2024

Rússia quer punição para quem destruiu o Nord Stream

 

Rússia solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre explosões no Nord Stream

País defende investigação internacional dos ataques terroristas ocorridos em 14 de março

Danish Defence Command/Forsvaret  Ritzau Scanpix/via REUTERS Danish Defence Command/Forsvaret Ritzau Scanpix/via REUTERS (Foto: RITZAU SCANPIX)Tass – A Rússia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a investigação dos atos de sabotagem nos gasodutos Nord Stream, disse o primeiro vice-representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Dmitry Polyansky. Ele afirmou que a reunião, agendada para ser realizada a portas fechadas, visa insistir em uma investigação internacional dos ataques terroristas ocorridos em 14 de março. O representante russo criticou Dinamarca e Suécia por encerrarem suas investigações, sugerindo que estes países estavam tentando proteger um "principal suspeito evidente" no ataque.Os incidentes no Nord Stream remontam a 27 de setembro de 2022, quando a Nord Stream AG relatou "danos sem precedentes" em três linhas dos gasodutos offshore. Posteriormente, sismólogos suecos identificaram duas explosões no trajeto dos gasodutos Nord Stream em 26 de setembro de 2022. Como resposta, o escritório do procurador-geral russo abriu um caso por acusações de terrorismo internacional. Alemanha, Dinamarca e Suécia conduziram investigações nacionais, mas se recusaram a envolver a Rússia, alegando falta de evidências.

Em 8 de fevereiro de 2023, o jornalista investigativo americano Seymour Hersh publicou um artigo, citando fontes anônimas, afirmando que mergulhadores da Marinha dos EUA haviam plantado dispositivos explosivos sob os gasodutos Nord Stream 1 e 2 durante o exercício BALTOPS em junho de 2022. Posteriormente, o New York Times, citando autoridades dos EUA, sugeriu a possível responsabilidade de um "grupo pró-ucraniano" agindo de forma independente. A reunião proposta pela Rússia visa trazer à tona essas questões e promover uma investigação internacional mais abrangente.

Fonte:  https://www.brasil247.com/mundo/russia-solicita-reuniao-do-conselho-de-seguranca-da-onu-sobre-explosoes-no-nord-stream

Nenhum comentário:

Postar um comentário