Páginas

terça-feira, 12 de março de 2024

China está ficando cada vez mais na frente em inovação tecnológica

 

Enfoque: Inovação científica e tecnológica, novo motor de crescimento para China

2.740.400+ China fotos de stock, imagens e fotos royalty ...

2024-03-08 10:09:16丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 8 mar (Xinhua) — À medida que a China busca a modernização por meio do desenvolvimento de alta qualidade, a inovação impulsionada pelo progresso científico e tecnológico se tornou um novo motor de crescimento para o país.

Durante as sessões anuais em andamento da Assembleia Popular Nacional (APN), o principal órgão legislativo da China, e do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), também conhecidas como as “duas sessões”, o papel central da inovação científica e tecnológica foi destacado com frequência.

O relatório de trabalho do governo, apresentado na terça-feira ao órgão legislativo nacional para deliberação, enfatizou a necessidade de estimular a inovação industrial através de inovações científicas e tecnológicas e do avanço da nova industrialização, de modo a aumentar a produtividade de todos os fatores, fomentar constantemente os novos motores e forças de crescimento e promover um novo salto nas forças produtivas.

“A inovação científica e tecnológica desempenha um papel de liderança em novas forças produtivas de qualidade, que atendem aos requisitos de desenvolvimento de alta qualidade”, disse Guo Guoping, deputado da APN e cientista-chefe da Origin Quantum Computing Technology Co., Ltd.

“Podemos usar a tecnologia de computação quântica para atingir avanços na computação tradicional e aplicações em vários setores para aumentar a produtividade, criar mais valor e ajudar a promover o desenvolvimento econômico”, disse Guo, que também é professor da Universidade de Ciência e Tecnologia da China.

O serviço de computação quântica da empresa abrange finanças, setor químico, biomedicina e o setor de energia. Seu produto Origin Wukong, o computador quântico supercondutor de terceira geração desenvolvido independentemente pela China, concluiu cerca de 160 mil tarefas de computação quântica para usuários globais desde que entrou em operação, em 6 de janeiro deste ano, com acesso remoto superior a 2 milhões de vezes de mais de 100 países.

O cultivo de setores emergentes e setores orientados ao futuro, como energia de hidrogênio, novos materiais, biofabricação, voos espaciais comerciais, tecnologia quântica e ciências da vida, está descrito no relatório de trabalho do governo.

Em alguns relatórios de trabalho de regiões de nível provincial divulgados antes das duas sessões, os setores emergentes apoiados pela inovação científica e tecnológica estão listados nos planos para impulsionar o crescimento econômico.

Por exemplo, Tianjin fomentará setores como inteligência artificial e supercomputação, interação cérebro-computador e integração homem-máquina, bem como robôs universais. Henan terá como objetivo a expansão nos campos de voos espaciais comerciais, economia de baixa altitude, tecnologia quântica e ciências da vida.

A inovação não só aumentará a produtividade nos setores emergentes, mas também impulsionará e transformará os setores tradicionais.

Chen Zhihua, presidente da desenvolvedora chinesa de software Kylinsoft, disse que o sistema operacional é o principal software básico para apoiar e garantir a ampla aplicação da tecnologia digital. O avanço das novas forças produtivas de qualidade exige maior desempenho dos sistemas operacionais.

Chen, também membro do Comitê Nacional da CCPPC, acrescentou que a segurança e a estabilidade do sistema operacional doméstico alcançaram um desenvolvimento extraordinário, o que desempenhou um papel importante na transformação e atualização dos sistemas operacionais em finanças e nos setores básicos chave.

Tang Lixin, deputado da APN e cientista-chefe de um centro nacional de ciência de inteligência industrial na Universidade Nordeste, em Liaoning, disse que as fábricas do futuro serão uma integração de informatização, inteligência e automação.

Ao integrar e analisar sistematicamente o big data industrial, como imagens, vídeos e simulações visuais, as empresas podem detectar e diagnosticar a qualidade do produto, a operação e a manutenção do equipamento e o processo de produção em condições complexas, fazendo assim melhorias direcionadas para aprimorar a qualidade e o desempenho, observou Tang.

De acordo com o plano preliminar de 2024 para o desenvolvimento econômico e social de Liaoning, o coração da indústria pesada no país, a província construirá mais de 500 oficinas digitalizadas e fábricas inteligentes provinciais este ano e promoverá a construção de fábricas 5G e zonas piloto com “5G mais internet industrial”.

Falando à imprensa à margem das duas sessões na terça-feira, o ministro da Ciência e Tecnologia, Yin Hejun, disse que a inovação científica e tecnológica não apenas aumenta a competitividade das indústrias tradicionais do país, mas também estabelece uma base sólida e injeta ímpeto no desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade.

De acordo com Yin, cerca de 950 mil contratos de tecnologia foram assinados em 2023, com um volume de negócios total de 6,15 trilhões de yuans (US$ 866 bilhões), um aumento de 28,6% em relação ao ano anterior. O número de patentes de invenção autorizadas chegou a 921 mil, um aumento anual de 15,3%.

Fonte:  https://portuguese.news.cn/20240308/0b5368c483144314829f52a67e1c4530/c.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário