Páginas

sábado, 25 de junho de 2022

Presidente Alberto Fernández solicita adesão da Argentina ao BRICS


10:11 24.06.2022

Presidente da Argentina, Alberto Fernández - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022

© AP Photo / Natacha Pisarenko

O presidente Alberto Fernández expressou nesta sexta-feira (24), ao participar virtualmente da XIV Cúpula dos líderes do BRICS, a aspiração da Argentina de ser "membro pleno" do bloco que integra o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"Desejamos ser membros plenos deste grupo de nações que já representa 42% da população mundial e 24% do produto bruto global. Somos fornecedores seguros e responsáveis de alimentos, reconhecidos no âmbito da biotecnologia e em tecnologia logística aplicada. Isto significa que não só somos capazes de produzir e exportar alimentos, mas sabemos fornecer serviços e formar especialistas para que outros países façam crescer sua eficiência produtiva e melhorem assim a qualidade de vida de seus habitantes", disse o presidente, citado pela agência Télam, em seu discurso aos presidentes dos países do BRICS.

Última hora

Alberto Fernández solicita a adesão da Argentina ao BRICS.

O presidente argentino afirmou que "nem o trigo, nem a comida podem se tornar uma arma de guerra", ressaltando que "a paz é urgente por ser urgente fazer um mundo mais igualitário".

A Argentina participa do encontro por convite pessoal para Fernández do líder chinês, Xi Jinping, neste ano, por ocasião do 50º aniversário do início das relações diplomáticas com a China.

O presidente da China, Xi Jinping, chega a uma reunião com membros do Conselho Empresarial e membros da gestão do Novo Banco de Desenvolvimento, durante a cúpula do BRICS em Brasília, 14 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2022

Panorama internacional

Expansão do BRICS pode ampliar influência da China?

Ontem, 18:33

Quanto à crise alimentar global, Alberto Fernández – como já o fez na Cúpula das Américas – assegurou que a Argentina pode substituir a Rússia no fornecimento de gás pelas existências do depósito petrolífero Vaca Muerta e contribuir com o necessário para garantir a segurança alimentar do planeta.

"O BRICS é uma excelente alternativa para meu país de cooperação diante de uma ordem mundial que vem funcionando para o benefício de poucos", escreveu Fernández em uma carta enviada ao fórum de partidos políticos da organização, que se reuniu em maio em forma virtual e que foi lida no encontro pelo embaixador da Argentina na China, Sabino Vaca Narvaja.

"Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Global" é o lema da XIV Cúpula do BRICS que neste ano é presidida pela China e que ocorre em formato virtual desde 23 de junho.

Fonte: https://br.sputniknews.com/20220624/presidente-alberto-fernandez-solicita-adesao-da-argentina-ao-brics-23266292.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário