Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Partidos de oposição denunciam governo Bolsonaro na ONU por censura


PSOL, PT, PDT e PCdoB denunciaram nesta terça o governo de Jair Bolsonaro à ONU por diversas prárticas de censura. Documento entregue ao órgão lista atos e nomeações do governo federal que “evidenciam o caráter programático, intencional e articulado de ações de cerceamento à liberdade de expressão”

10 de dezembro de 2019, 13:39 h Atualizado em 10 de dezembro de 2019, 13:56


(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


247 - Após diversas ações do governo federal de perseguição ideológica e que também ferem a liberdade de expressão, quatro partidos de oposição, PSOL, PT, PDT e PCdoB, denunciaram o governo de Jair Bolsonaro à ONU por censura no Brasil.

Segundo informa a jornalista Bela Megalle, em sua coluna no jornal O Globo, os partidos alegem que as ações do governo Bolsonaro “evidenciam o caráter programático, intencional e articulado de ações de cerceamento à liberdade de expressão” no país.

A peça levada à ONU, revela a jornalista, aborda desde denúncias de jornalistas da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) sobre a proibição das palavras “golpe” na cobertura dos 55 anos de Ditadura Militar no Brasil, à demissão do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Ricardo Galvão, exonerado após criticar declarações de Bolsonaro sobre a confiabilidade de dados relativos ao desmatamento na Amazônia.

O documento também questiona nomeações como a de Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares, que já declarou "não existir racismo no Brasil".

Roberto Alvim, que se tornou a maior autoridade na Secretaria Especial de Cultura, também é citado. Alvim “não só intensificou sua perseguição ideológica a artistas e agentes culturais de espectro político diverso do seu, como instalou um regime de controle ideológico nas instituições ligadas à pasta”, diz o documento.

Fonte: https://www.brasil247.com/mundo/partidos-de-oposicao-denunciam-governo-bolsonaro-na-onu-por-censura

Nenhum comentário:

Postar um comentário