Páginas

domingo, 2 de maio de 2021

China cria maior base de dados de imagens de satélite do mundo


Satélite no espaço (imagem referencial)

China cria maior base de dados de imagens de satélite do mundo para treinar IA (FOTO)

© Foto / Pixabay / Free-Photos

Ásia e Oceania

10:11 02.05.2021URL curta

2271

Nos siga no

A coleção de dados FAIR1M estará aberta à comunidade internacional e poderia ajudar a melhorar a inteligência artificial na identificação de objetos a partir do espaço.

A China lançou a maior coleção do mundo de dados de objetos de alta resolução a partir de imagens de teledetecção, o que permitiria localizar de forma rápida e precisa os objetos de interesse a partir de imagens por satélite, segundo o jornal South China Morning Post.

De acordo com o Instituto de Inovação em Informação Aeroespacial da Academia de Ciências da China, este reconhecimento de objetos de granulação fina em imagens de detecção remota de alta resolução (FAIR1M) é dezenas ou centenas de vezes maior que outros conjuntos de dados similares utilizados em outros países. A base de dados estará aberta à comunidade internacional a partir de junho.

O banco de dados fornece informação mais detalhada sobre objetos em imagens de teledetecção, além de conter informação geográfica como latitude, longitude e resolução, fornecendo ainda uma melhor qualidade de imagem devido a seu procedimento de limpeza de dados.

Base de dados de imagens FAIR1M

© Foto / Xian Sun / Peijin Wang/ Zhiyuan Yan / Academia de Ciências da China

Base de dados de imagens FAIR1M

Desta forma, o banco de dados poderia ajudar a treinar a inteligência artificial a identificar objetos com precisão, como modelos de aeronaves e estruturas.

O tamanho relativamente pequeno dos outros bancos de dados existentes para o treinamento da inteligência artificial no reconhecimento de imagens de satélite havia afetado a precisão nas aplicações da vida real.

A coleção de dados ajudará a promover o desenvolvimento de algoritmos de interpretação de imagens de teledetecção de alta resolução, a partir da detecção de objetos até o reconhecimento detalhado.

Além disso, este banco de dados pode ser utilizado por profissionais de áreas relacionadas, como topografia e cartografia, explicou Fu Kun, cientista principal do projeto.

Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2021050217446125-china-cria-maior-base-de-dados-de-imagens-de-satelite-do-mundo-para-treinar-ia-foto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário