Rodrigo Chaves, do Partido Social Democrata do Progresso, é eleito presidente da Costa Rica
4 de abril de 2022, 06:00 h Atualizado em 4 de abril de 2022, 06:07
FILE PHOTO: Rodrigo Chaves, presidential candidate of the Social Democratic Progress Party (PPSD) REUTERS/Mayela Lopez/File Photo (Foto: MAYELA LOPEZ/Reuters)
247 - O candidato do Partido Social Democrata do Progresso, Rodrigo Chaves, foi eleito novo presidente da Costa Rica depois de disputar neste domingo o segundo turno contra o liberal José María Figueres.
De acordo com os resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 95,93% dos votos apurados, Chaves obteve 999.382 (52,86%), enquanto Figueres obteve 891.403 votos (47,14%).
A abstenção foi de 42,86 por cento.
Após a divulgação dos resultados, Chaves elogiou o candidato Figueres pelo reconhecimento dos resultados e o convidou a trabalharem juntos no novo governo: "Envio meus agradecimentos a José María Figueres e a todas as pessoas que votaram nele e peço que trabalhemos juntos para tornar possível o milagre costarriquenho, o melhor ainda está por vir", acrescentou.
"Estamos entre as melhores democracias do mundo (...) entendo o mandato de honrar minha liderança com transparência, eficiência e austeridade, mas também com solidariedade com as pessoas mais vulneráveis do nosso país", disse o presidente eleito.
"Recebo humildemente esta decisão do povo costarriquenho, este resultado não é uma medalha, mas uma enorme responsabilidade de desafios e dificuldades que todos nós vamos resolver", disse o presidente eleito.
Figueres reconheceu sua derrota e agradeceu ao TSE por seu trabalho: "Ainda acho que a Costa Rica está passando por uma crise profunda e nosso país está em estado de emergência, temos toda a atitude para resgatar a Costa Rica e seguir em frente", disse.
As informações são da Telesul.
Fonte: https://www.brasil247.com/americalatina/costa-rica-elege-novo-presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário