A federação “Brasil da Esperança” , formada pelo PT, PCdoB e PV, registrou na Justiça Eleitoral o estatuto e o programa
23 de abril de 2022, 19:19 h Atualizado em 23 de abril de 2022, 19:19
Lula em encontro com centrais sindicais (Foto: Ricardo Stuckert)
Metrópoles - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou neste sábado (23/4) a formação da federação entre o PT, PCdoB e PV, grupo partidário que vai encabeçar a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Trata-se da primeira federação registrada pelo Justiça Eleitoral, depois que a lei foi aprovada no ano passado. Com isso, os três partidos funcionarão como uma única legenda por, no mínimo, 4 anos.
Na última segunda-feira (18/4), PT, PCdoB e PV registraram na Justiça Eleitoral o estatuto e o programa da federação, que se chamará “Brasil da Esperança”.
A formação da federação foi uma forma encontrada pelas legendas menores (PCdoB e PV) de sobreviverem às exigências colocadas pela chamada cláusula de desempenho, que restringe os partidos que não elegeram um número mínimo de parlamentares, de terem acesso ao fundo eleitoral e lançarem candidatos. Neste caso, o PT saiu em socorro às siglas e ainda amarrou a formação da frente à candidatura de Lula, prioridade do partido neste ano.
Leia a reportagem completa no Metrópoles.
Fonte: https://www.brasil247.com/poder/tse-oficializa-federacao-em-apoio-a-lula
Nenhum comentário:
Postar um comentário