Por Paulo Antonopoulos
As sanções lideradas pelos EUA, que não são autorizadas pelas Nações Unidas, tornaram-se a maneira mais favorecida de Washington desafiar a Rússia sem entrar diretamente em guerra contra o país. Desde a reunificação da Crimeia com a Rússia em 2014, os EUA reuniram seus aliados para impor 8.068 sanções contra a Rússia, com outras 5.314 novas sanções designadas após o início da crise ucraniana.
Essas sanções não afetam apenas a Rússia, mas também estão afetando as economias europeia e americana. De acordo com o ex-funcionário do Tesouro do Reino Unido Andrew Milligan , as sanções podem levar a lucros corporativos ligeiramente menores nos EUA, com um crescimento esperado de apenas 0,25% a 0,5%, menor do que teria sido se as sanções não fossem impostas.
No entanto, as empresas europeias também não estão dispostas a comprometer sua existência por não negociar com a Rússia e estão encontrando métodos alternativos para contornar as sanções.
Um especialista da indústria marítima de Atenas, falando sob condição de anonimato, disse que os navios de propriedade grega podem começar a desativar seus sistemas de identificação automatizados (AIS) a bordo para garantir que as autoridades não saibam sobre seu paradeiro enquanto estiverem no mar.
Recorde-se que em 2020, Washington forçou os armadores com sede na Grécia a entregarem ao governo dos EUA a sua carga de combustível iraniano ou enfrentariam sanções. De acordo com relatos da mídia na época, os armadores “ficaram assustados” com a ameaça de sanções dos EUA, pois potencialmente os privariam de acesso a bancos americanos e depósitos em dólares.
Por esse motivo, o especialista do setor marítimo disse que a chamada atividade escura, que é quando uma embarcação opera enquanto bloqueia ou desativa suas transmissões AIS de serem recebidas por outras embarcações ou autoridades marítimas, “está sendo considerada por alguns armadores gregos”. A atividade obscura é frequentemente usada para contrabando, negócios criminosos, facilitação de atividades terroristas e proliferação de armas de destruição em massa, mas também pelo setor privado para evitar sanções. É por isso que o direito marítimo internacional estipula que todos os navios mercantes devem ativar o AIS quando no mar.
Maria Angelicoussis, CEO do Angelicoussis Group, com sede em Atenas, disse que o conflito “estava tendo um grande efeito” no mercado de navios-tanque, acrescentando: “Há uma grande hesitação entre os armadores em enviar qualquer petróleo ou produtos russos. Existe uma auto-sanção”.
O Grupo Angelicoussis é um dos maiores grupos proprietários de navios privados do mundo e sua frota inclui petroleiros. Por esta razão, há muito mais escrutínio e supervisão no Grupo Angelicoussis. No entanto, o especialista da indústria marítima com sede em Atenas enfatizou que “é impossível supervisionar todos os navios no mar, especialmente aqueles de empresas muito menores que estão desesperadamente dispostas a se envolver na chamada atividade sombria para que seus negócios com a Rússia não são impedidos e, portanto, não colocam suas empresas em risco.”
“O AIS não é infalível e tem muitas vulnerabilidades, incluindo a perda de dados de posição do navio AIS”, disse o especialista. “Ter transparência em relação à localização de um navio requer desempenho ideal e rastreamento persistente, e com cerca de 50.000 navios conhecidos no mar, provavelmente há milhares mais envolvidos em atividades escuras”.
O transporte marítimo não é a única indústria na Grécia que teve que considerar métodos para contornar as sanções. Empresários gregos que estão envolvidos na importação de fertilizantes da Rússia estão lutando por métodos que violem as sanções para comprar o produto com rublos. Embora isso possa parecer difícil, um importador disse, novamente sob condição de anonimato por temores de possíveis repercussões, que, por correrem o risco de sanções dos EUA, precisam negociar por meio de terceiros.
“Com as relações greco-indianas atingindo níveis modernos de todos os tempos e tendo em vista os rublos e rúpias nas transações de financiamento comercial, a Índia provavelmente se tornará um terceiro ou intermediário entre empresas gregas e russas que ainda desejam realizar negócios apesar das sanções”, disse o importador. disse.
Ele explicou: “Como a economia grega está se tornando cada vez mais volátil, apesar do crescimento no ano passado e das previsões de que 2022 seria um bom ano, isso foi revertido e revisado desde a imposição de sanções contra a Rússia. Embora isso afete a economia grega, algumas empresas agrícolas gregas podem olhar não apenas para a Índia, mas talvez até para a China, que tem relações econômicas muito boas com a Grécia. Empresas indianas e chinesas podiam comprar fertilizantes russos por rublos e vendê-los para a Grécia por euros. Isso é algo que vamos explorar.”
Embora as sanções certamente tenham tornado a Rússia um país difícil de fazer negócios no curto e médio prazo, as repercussões de longo prazo verão um sistema econômico global revisto que vê um dólar mais fraco e menos respeitado e um aumento no comércio entre moedas. Por enquanto, porém, os comerciantes, importadores e exportadores ocidentais precisarão encontrar métodos alternativos para contornar as sanções, como usar intermediários ou se envolver em comportamentos de risco no mar.
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