Presidente russo disse que Pedro reconquistou territórios da Suécia e afirmou que está fazendo o mesmo na Ucrânia
10 de junho de 2022, 05:22 h Atualizado em 10 de junho de 2022, 06:05
Putin celebra 350 anos de Pedro, o Grande (Foto: Sputnik/Reuters)
Reuters - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prestou homenagem nesta quinta-feira ao czar Pedro, o Grande, no 350º aniversário de seu nascimento, traçando um paralelo entre o que ele descreveu como suas missões históricas gêmeas para reconquistar terras russas.
"Pedro, o Grande, travou a Grande Guerra do Norte por 21 anos. Parece que ele estava em guerra com a Suécia, ele tirou algo deles. Ele não tirou nada deles, ele voltou (o que era da Rússia)", disse Putin após uma visita a uma exposição dedicada ao czar.
Em comentários televisionados no dia 106 de sua guerra na Ucrânia, ele comparou a campanha de Pedro com a tarefa que a Rússia enfrenta hoje.
"Aparentemente, também coube a nós devolver (o que é da Rússia) e fortalecer (o país). E se partirmos do fato de que esses valores básicos formam a base de nossa existência, certamente conseguiremos resolver as tarefas que enfrentamos."
Em resposta, um conselheiro sênior do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou o que chamou de qualquer tentativa de legalizar o roubo de terras.
"O Ocidente deve traçar uma linha vermelha clara para que o Kremlin entenda o preço de cada próximo passo sangrento... vamos libertar brutalmente nossos territórios", disse Mykhailo Podolyak em um post online.
Pedro, o Grande, um modernizador autocrático admirado por russos liberais e conservadores, deu seu nome a uma nova capital, São Petersburgo – cidade natal de Putin – que ele mandou construir em terras que conquistou da Suécia.
Antes da visita de Putin à exposição, a televisão estatal transmitiu um documentário elogiando Pedro, o Grande, como um líder militar duro, expandindo muito o território às custas da Suécia e do Império Otomano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário