Páginas

domingo, 19 de junho de 2022

MPF tenta impedir fim da comissão que busca os mortos pela ditadura militar


Governo Bolsonaro quer extinguir único colegiado que investiga as mortes na ditadura e tenta localizar restos mortais das vítimas

17 de junho de 2022, 12:51 h Atualizado em 17 de junho de 2022, 13:24

www.brasil247.com - (Foto: Arquivo)

Blog do Noblat, no Metrópoles - O Ministério Público Federal tenta impedir a pretensão do governo Bolsonaro em colocar fim, 27 anos depois, aos trabalhos da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, instituída no período de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, em 1995.

O presidente dessa comissão, Marco Vinícius Carvalho, colocado no cargo por Damares Alves, marcou reunião para o próximo dia 28 e elaborou relatório final para encerrar as buscas por vítimas do regime militar e fazer reparações aos familiares. Ações essas que nunca ocorreram no período de Bolsonaro.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do MPF, argumenta que o fim da comissão é ilegal, porque os esforços pela busca desses opositores do regime não foram esgotados. Nem todos os casos de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, da Vala dos Perus, de camponeses e de indígenas foram investigados.

Leia a íntegra no Metrópoles.

Fonte: https://www.brasil247.com/poder/mpf-tenta-impedir-fim-da-comissao-que-busca-os-mortos-pela-ditadura-militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário