A medição da empresa Yanhaas mostra que em uma semana a diferença entre os dois candidatos à presidência da Colômbia cresceu de 1 a 10 pontos percentuais
13 de junho de 2022, 04:37 h Atualizado em 13 de junho de 2022, 05:24
(Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)
ARN - A uma semana das eleições presidenciais na Colômbia, o candidato do Pacto Histórico, Gustavo Petro, lidera a intenção de voto com 45%, enquanto o líder da Liga de Governadores Anticorrupção, Rodolfo Hernández, tem 35%, segundo a última pesquisa Yanhaas, divulgada no domingo, 12. 13% votariam em branco.
Os resultados divulgados neste sábado mostram que a diferença entre os dois candidatos para vencer o segundo turno das eleições de 19 de junho aumentou de 1 para 10 pontos. Em uma semana, Petro, que teve 42% de favoritismo, subiu 3 pontos e Hernández, que teve 41% das preferências dos entrevistados, caiu 6.
O candidato ao Pacto Histórico lidera a intenção de voto em Bogotá, com 49%, na região do Caribe, com 55%, e na região do Pacífico, com 64%. Enquanto isso, Hernández lidera as pesquisas em Antioquia e na Região Cafeeira com 42% e na zona centro-leste com 50%. Nessas regiões, o candidato à Liga dos Governadores Anticorrupção caiu 7 e 6 pontos, respectivamente.
O levantamento Yanhaas foi realizado para o Noticias RCN, entre os dias 5 e 10 de junho. Foram consultadas 1.234 pessoas e tem margem de erro de 3,2%. Esta é a única pesquisa até agora que mostrou uma ampla vantagem a favor do Petro. As demais pesquisas apresentam um cenário de empate técnico.
Hernández questionou Yanhaas: "A seriedade e credibilidade deste pesquisador foi demonstrada de forma suspeita em 29 de maio. Petro o favoreceu com 2% (do que obteve) e eu fiquei grotescamente em desvantagem com -15,4%".
Nenhum comentário:
Postar um comentário