Em seus governos, as Forças Armadas receberam os maiores investimentos da sua história
4 de fevereiro de 2022, 04:42 h Atualizado em 4 de fevereiro de 2022, 05:01
Militares e Lula (Foto: ABr | Reprodução/Youtube)
247 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende retomar uma relação de respeito institucional e fortalecimento das Forças Armadas, caso retorne ao poder, segundo informa Igor Gielow, na Folha de S. Paulo. "O radar de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) captou e registrou as sinalizações recentes dos militares acerca das eleições deste ano. O atual favorito para vencê-las, contudo, não pretende por ora aproximar-se dos fardados", aponta o jornalista.
"O ex-presidente tem dito a aliados que a relação com os fardados será balizada na experiência pretérita: seus oito anos de governo (2003-10) são chamados de 'tempo das vacas gordas' mesmo por oficiais-generais que não podem ouvir falar do petista", escreve ainda Gielow.
"De fato os anos Lula foram relativamente generosos com a caserna. Em 2003, usando dados corrigidos do IISS (Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres), o gasto militar brasileiro estava na casa de US$ 45 por habitante. Oito anos depois, eram US$ 175 —a maior parte, contudo, gasta com pensionistas e aposentados. A partir da entrada de Nelson Jobim no Ministério da Defesa em 2007, foi estruturado um arcabouço institucional para a indústria de defesa e alguns marcos centrais do setor, como a Estratégia Nacional de Defesa. E veio a era dos grandes projetos militares, com o acordo Brasil-França que trouxe helicópteros e novos submarinos à frente", lembra o jornalista.
Fonte: https://www.brasil247.com/poder/lula-sinaliza-volta-do-tempo-das-vacas-gordas-aos-militares
Nenhum comentário:
Postar um comentário