O ministro do STF afirmou que os bloqueios bolsonaristas são um "movimento ilegal" e falou em 'risco à segurança nacional'
Alexandre de Moraes (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE | Reuters/Roosevelt Cassio)
247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) reforçou em despacho nesta terça-feira (1) que as polícias militares estaduais estão autorizadas a agir contra os bloqueios das estradas em todo o país realizados por bolsonaristas golpistas que não aceitam o resultado da eleição presidencial, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT), impondo uma derrota a Jair Bolsonaro (PL).
O despacho do ministro determina a imediata desobstrução de todas as vias públicas que ilicitamente estejam com seu trânsito interrompido".
"As Polícias Militares dos Estados possuem plenas atribuições constitucionais e legais para atuar em face desses ilícitos, independentemente do lugar em que ocorram, seja em espaços públicos e rodovias federais, estaduais ou municipais, com a adoção das medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis dos Poderes Executivos Estaduais”, escreveu Moraes. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dando apoio às manifestações.
MAIS POPULAR
Brasil 247MTST vai enviar militantes às estradas para desfazer bloqueios bolsonaristas
O magistrado classificou os protestos antidemocráticos como um "movimento ilegal" e reforçou a autorização para que governadores adotem todas as medidas necessárias e “suficientes” contra os golpistas.
Segundo Moraes, informações dão conta de que o "movimento" representa “risco à segurança pública em todo o território nacional”, inclusive por meio de crimes contra as “instituições democráticas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário