A exposição dos trabalhos e divulgação dos resultados do Concurso Público Nacional de Anteprojeto de Arquitetura para Requalificação de Delegacias de Fortaleza e Região Metropolitana acontece às 20 horas desta quarta-feira (12/09), no Palácio Iracema. O Concurso foi lançado pelo Governo do Estado, no último mês de agosto, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS. O certame teve como objetivo escolher a melhor proposta para o estabelecimento de um novo padrão visual e de atendimento ao público das delegacias plantonistas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza.
A comissão julgadora foi formada pelos arquitetos Clélia Leite, Eugênio Celso e Romeu Duarte, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pela arquiteta Nélia Romero, do Dert. Segundo o titular da SSPDS, Roberto Monteiro, o Concurso faz parte de uma série de ações promovidas pela Secretaria de Segurança Pública, com o objetivo de criar um novo padrão de atendimento ao público e uma postura de eficácia e melhor desempenho por parte da polícia. As delegacias que cumprem plantão diário de 24 horas, objetos do concurso, passarão a ter formatações arquitetônicas semelhantes que facilitarão a identificação por parte dos usuários.
As edificações serão adequadas de forma a dar uma maior funcionalidade às unidades plantonistas, salvaguardando a segurança dos funcionários, do público e dos presos custodiados. Para isso, o setor de custódia será separado do espaço que dá acesso às pessoas que procuram a delegacia para fins de registro de Boletins de Ocorrência ou qualquer outro contato. No interior da delegacia, o novo projeto separa, ainda, a área destinada aos gabinetes dos delegados daqueles espaços que podem ser deslocados presos ou pessoas que fazem parte de ações de investigação e interrogatório.
Nessa conformidade, foi definida como finalidade do concurso, elaborar um projeto que oriente e sirva de referência a nove projetos de delegacias. Como base de trabalho, a SSPDS disponibilizou o projeto da Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade considerada a mais adequada e que mais se aproxima do conceito estabelecido atualmente. O vencedor do concurso irá, portanto, alterar, reformar ou adequar todas as demais delegacias plantonistas, em número de oito. Serão contempladas com o projeto de requalificação as delegacias plantonistas do 2º DP (Meireles), 5º DP (Parangaba), 7º DP (Pirambu), 8º DP (José Walter), 12º DP (Conjunto Ceará), 30º DP (Conjunto São Cristóvão) e 34º DP (Centro), além das metropolitanas de Caucaia e Maracanaú.
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Angélica Martins / Nodge Nogueira - Fone: (85) 3101.1270 – 3101.1385 (FAX)
taí, gostei da idéia. tomara que e com a maior rapidez possível
ResponderExcluir