Projeto é construído em acordo com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Governo discute agora como proposta será apresentada ao Congresso para evitar resistência
Entrevista coletiva do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
247 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, entregou ao Palácio do Planalto a proposta que exige a desvinculação dos militares da ativa das Forças Armadas caso decidam se envolver na política.
O texto prevê que militares que se candidatarem a cargos políticos serão automaticamente transferidos para a reserva ou terão que se desligar das Forças Armadas, caso não tenham cumprido o tempo mínimo para ingressar na reserva. A mesma regra também se aplica aos militares que assumem cargos ministeriais.
De acordo com reportagem do G1, a proposta enviada ao gabinete do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já tinha recebido o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro José Múcio.
A questão em debate agora é a forma como a proposta será apresentada ao Congresso Nacional. A possibilidade mais provável é que um deputado da base governista assuma a autoria do projeto, incorporando as contribuições do governo. Há uma preocupação de que, se a iniciativa partir exclusivamente do Executivo, pode haver maior resistência à proposta.
Fonte: https://www.brasil247.com/poder/defesa-entrega-proposta-de-despolitizacao-das-forcas-armadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário