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terça-feira, 28 de março de 2023

BRICS supera G7 em PIB global ajustado por PPC.

 Um economista cavando abaixo da superfície de um relatório do FMI encontrou algo que deveria chocar o bloco ocidental de qualquer falsa confiança em sua influência econômica global insuperável.

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No verão passado, o Grupo dos 7 (G7), um fórum autodenominado de nações que se consideram as economias mais influentes do mundo, reuniu-se em Schloss Elmau, perto de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, para realizar sua reunião anual. Seu foco era punir a Rússia por meio de sanções adicionais, armar ainda mais a Ucrânia e conter a China.

Ao mesmo tempo, a China sediou, por meio de videoconferência, uma reunião do fórum econômico do BRICS. Composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, esse conjunto de nações relegadas ao status de chamadas economias em desenvolvimento focadas no fortalecimento de laços econômicos, no desenvolvimento econômico internacional e em como abordar o que eles coletivamente consideram as políticas contraproducentes de o G7.

No início de 2020, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, havia previsto que , com base na paridade do poder de compra, ou PPP, cálculos projetados pelo Fundo Monetário Internacional, os BRICS ultrapassariam o G7 em algum momento no final daquele ano em termos de porcentagem do total global.

(O produto interno bruto de uma nação em paridade do poder de compra, ou PPP, taxas de câmbio é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos no país avaliados a preços prevalecentes nos Estados Unidos e é um reflexo mais preciso da força econômica comparativa do que o simples PIB cálculos.)

Então, a pandemia atingiu e a redefinição econômica global que se seguiu tornou as projeções do FMI discutíveis. O mundo tornou-se singularmente focado em se recuperar da pandemia e, mais tarde, administrar as consequências das sanções maciças do Ocidente à Rússia após a invasão da Ucrânia por esse país em fevereiro de 2022.

O G7 falhou em atender ao desafio econômico dos BRICS e, em vez disso, concentrou-se em solidificar sua defesa da “ordem internacional baseada em regras” que se tornou o mantra do governo do presidente dos EUA, Joe Biden .

Erro de cálculo   

O presidente dos EUA, Joe Biden, em ligação virtual com os líderes do G7 e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, 24 de fevereiro (Casa Branca/Adam Schultz)

Desde a invasão russa da Ucrânia, uma divisão ideológica que tomou conta do mundo, com um lado (liderado pelo G7) condenando a invasão e buscando punir a Rússia economicamente, e o outro (liderado pelos BRICS) assumindo uma postura mais nuançada por nenhum dos dois. apoiando a ação russa nem participando das sanções. Isso criou um vácuo intelectual quando se trata de avaliar a verdadeira situação dos assuntos econômicos globais.

Agora é amplamente aceito que os EUA e seus parceiros do G7 calcularam mal o impacto que as sanções teriam sobre a economia russa, bem como o golpe que atingiria o Ocidente.

Angus King, o senador independente do Maine, observou recentemente que se lembra

“quando isso começou, há um ano, toda a conversa era que as sanções iriam paralisar a Rússia. Eles vão estar fora do mercado e os tumultos nas ruas absolutamente não funcionaram … [foram] as sanções erradas? Eles não foram bem aplicados? Subestimamos a capacidade russa de contorná-los? Por que o regime de sanções não desempenhou um papel maior neste conflito?”

Refira-se que o FMI calculou que a economia russa, como resultado destas sanções, iria contrair pelo menos 8 por cento. O número real foi de 2% e a economia russa – apesar das sanções – deve crescer em 2023 e além.

Esse tipo de erro de cálculo permeou o pensamento ocidental sobre a economia global e os respectivos papéis desempenhados pelo G7 e pelos BRICS. Em outubro de 2022, o FMI publicou seu World Economic Outlook (WEO) anual , com foco nos cálculos tradicionais do PIB. Os principais analistas econômicos, portanto, foram consolados com o fato de que – apesar do desafio político apresentado pelos BRICS no verão de 2022 – o FMI estava calculando que o G7 ainda se mantinha forte como o principal bloco econômico global.

Em janeiro de 2023, o FMI publicou uma atualização do WEO de outubro de 2022 , reforçando a forte posição do G7. De acordo com Pierre-Olivier Gourinchas , economista-chefe do FMI, “o balanço de riscos para as perspectivas permanece inclinado para baixo, mas está menos inclinado para resultados adversos do que no WEO de outubro”.

Essa dica positiva impediu que os principais analistas econômicos ocidentais se aprofundassem nos dados contidos na atualização. Posso atestar pessoalmente a relutância de editores conservadores em tentar extrair relevância atual de “dados antigos”.

Felizmente, existem outros analistas econômicos, como Richard Dias, da Acorn Macro Consulting, uma autodenominada “empresa boutique de pesquisa macroeconômica que emprega uma abordagem de cima para baixo para a análise da economia global e dos mercados financeiros”. Em vez de aceitar a perspectiva otimista do FMI como um evangelho, Dias fez o que os analistas devem fazer - vasculhar os dados e extrair conclusões relevantes.

Depois de vasculhar a base de dados do World Economic Outlook do FMI, Dias realizou uma análise comparativa da porcentagem do PIB global ajustado para PPP entre o G7 e o BRICS e fez uma descoberta surpreendente: o BRICS havia superado o G7.

Esta não foi uma projeção, mas sim uma declaração de fato consumado: o BRICS foi responsável por 31,5% do PIB global ajustado por PPC, enquanto o G7 forneceu 30,7%. Para piorar as coisas para o G7, as tendências projetadas mostraram que o fosso entre os dois blocos econômicos só aumentaria daqui para frente.

As razões para esse acúmulo acelerado de influência econômica global por parte dos BRICS podem ser ligadas a três fatores principais:

  • precipitação residual da pandemia de Covid-19,
  • repercussão da sanção da Rússia pelas nações do G7 no rescaldo da invasão russa da Ucrânia e um crescente ressentimento entre as economias em desenvolvimento do mundo para as políticas econômicas do G7 e
  • prioridades que são percebidas como estando mais enraizadas na arrogância pós-colonial do que em um desejo genuíno de ajudar as nações a desenvolver seu próprio potencial econômico.

Disparidades de crescimento 

É verdade que a influência econômica do BRICS e do G7 é fortemente influenciada pelas economias da China e dos EUA, respectivamente. Mas não se pode descontar as trajetórias econômicas relativas dos demais Estados membros desses fóruns econômicos. Enquanto as perspectivas econômicas para a maioria dos países do BRICS apontam para um forte crescimento nos próximos anos, as nações do G7, em grande parte por causa da ferida autoinfligida que é o atual sancionamento da Rússia, estão tendo um crescimento lento ou, no caso caso do Reino Unido, crescimento negativo, com poucas perspectivas de reversão dessa tendência.

Além disso, enquanto a adesão ao G7 permanece estática, o BRICS está crescendo, com Argentina e Irã apresentando candidaturas, e outras grandes potências econômicas regionais, como Arábia Saudita, Turquia e Egito, manifestando interesse em aderir. Tornar essa expansão potencial ainda mais explosiva é a recente conquista diplomática chinesa na normalização das relações entre o Irã e a Arábia Saudita.

As perspectivas decrescentes de dominação global continuada pelo dólar americano, combinadas com o potencial econômico da união econômica transeurasiana promovida pela Rússia e China, colocam o G7 e os BRICS em trajetórias opostas. O BRICS deve ultrapassar o G7 em PIB real, e não apenas em PPC, nos próximos anos.

Mas não prenda a respiração esperando que os principais analistas econômicos cheguem a essa conclusão. Felizmente, existem outliers, como Richard Dias e Acorn Macro Consulting, que procuram encontrar um novo significado a partir de dados antigos.

Scott Ritter é um ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA que serviu na ex-União Soviética implementando tratados de controle de armas, no Golfo Pérsico durante a Operação Tempestade no Deserto e no Iraque supervisionando o desarmamento de armas de destruição em massa. Seu livro mais recente é Desarmament in the Time of Perestroika, publicado pela Clarity Press.

Imagem em destaque: Reunião dos líderes do G7 em 28 de junho de 2022, no Schloss Elmau em Krün, Alemanha. (Casa Branca/Adam Schultz)

A fonte original deste artigo é Consortiumnews

Fonte: http://undhorizontenews2.blogspot.com/

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