Além da indicação de Maria Luiza Ribeiro Viotti, também foram indicados embaixadores para as representações do Brasil na França, Argentina e Reino Unido
Maria Luiza Viotti (Foto: UN Photo/Paulo Filgueiras)
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT indicou a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti para o cargo de embaixadora do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. Maria Luiza é a primeira mulher a ser indicada para o posto em 199 anos de relações bilaterais. Nesta terça-feira, a Presidência da República encaminhou ao Senado uma lista de nomes para que sejam sabatinados visando a ocupação de postos diplomáticos em diversos países.
Diplomata de carreira, Maria Luiza foi a representante do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) por seis anos e também foi a responsável pela embaixada brasileira em Berlim, na Alemanha, por um período de três anos.
Para o posto de embaixador do Brasil na ONU, em Nova York, o governo Lula indicou o embaixador Sérgio França Danese, que havia deixado a representação na África do Sul após Bolsonaro oferecer o cargo para um indicado pelo então aliado Marcelo Crivella. O posto estava vago desde então. O embaixador e ex-chanceler Antonio Patriota foi indicado para a embaixada do Brasil no Reino Unido.
Para a embaixada do Brasil na França, o governo indicou Ricardo Neiva Tavares, que trabalhou ao lado do ex-chanceler Celso Amorim no segundo mandato de Lula. O posto de embaixador do Brasil em Buenos Aires, deverá ficar com Julio Glinternick Bitelli.
Já o diplomata Paulino Franco de Carvalho, que foi porta-voz do ex-chanceler bolsonarista Ernesto Araújo, foi indicado para a embaixada do Brasil no Cairo, no Egito. Carvalho é visto como um hábil articulador e que teve uma forte atuação para barrar o extremismo de Ernesto Araújo à frente do Ministério das Relações Exteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário