Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Lula anuncia última leva de ministros do novo governo do Brasil


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a nova ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), em 29 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2022

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os últimos nomes de políticos que vão compor a Esplanada dos Ministérios na nova gestão do governo federal em 2023.
Nesta quinta-feira (29), Lula anunciou o retorno da ex-ministra Marina Silva (Rede) para a função de ministra do Meio Ambiente; a ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) como ministra do Planejamento; a deputada federal eleita e indígena Sonia Guajajara (Psol) para a pasta de Povos Originários; e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser para o Ministério dos Esportes.
Para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi escolhido o general da reserva Gonçalves Dias. Ele chefiou a segurança da Presidência da República nos dois primeiros governos de Lula. Foi comandante da 6ª Região Militar.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa com lideranças indígenas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2022 (COP27), no Egito, após ser eleito, em 17 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2022
Como foi o mundo em 2022 e o que prepara 2023
Volta de Lula é 'elemento mundial', aponta analista sobre a expansão da esquerda na América Latina
A Secretaria de Comunicação Social ficou com o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi vereador em Santa Maria e deputado estadual no Rio Grande do Sul e foi eleito para o quinto mandato como deputado federal.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ficou com o senador Carlos Fávaro (PSD), eleito pelo Mato Grosso e agricultor. Foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) e vice-governador de Mato Grosso.
Já o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional ficou com Waldez Góes, eleito quatro vezes governador do Amapá. É presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Foi deputado estadual.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é diplomado pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2022
Notícias do Brasil
Alexandre de Moraes atende Lula e proíbe porte de armas em Brasília até depois da posse
O Ministério da Previdência Social ficou com Carlos Lupi, presidente do PDT e ministro do Trabalho nos governos Lula e Dilma.
Jader Filho, empresário e presidente do MDB do Pará, ficou com o Ministério das Cidades.
O Ministério das Comunicações ficará sob comando de Juscelino Filho (União), que é deputado federal eleito pelo Maranhão pela terceira vez.
O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) ficará com a pasta de Minas e Energia. Ele foi deputado federal e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e secretário estadual em Minas Gerais.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar fica a cargo do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), eleito quatro vezes deputado federal por São Paulo, secretário-geral do PT e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo.
Daniela do Waguinho (MDB-RJ) ficará com o Ministério do Turismo. Ela foi secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo e eleita para o segundo mandato de deputada federal como a mais votada do Rio de Janeiro.
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, gesticula para apoiadores enquanto se dirige a emigrantes brasileiros em um auditório em Lisboa, 19 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2022
Notícias do Brasil
Equipe de Lula testa logotipo para governo federal com cores da bandeira do Brasil e vermelho (FOTO)
26 de dezembro, 17:55
Fonte:  https://sputniknewsbrasil.com.br/20221229/lula-anuncia-ultima-leva-de-ministros-do-novo-governo-do-brasil-26695285.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário