Allan dos Santos teria relações com Owen Shroyer, colaborador do site Infowars, um dos maiores da extrema direita dos EUA. O norte-americano foi acusado de invadir a sede do Legislativo
21 de outubro de 2021, 19:30 h Atualizado em 21 de outubro de 2021, 19:38
(Foto: Alessandro Dantas/Agência Senado)
247 - A Polícia Federal (PF) indicou que existe proximidade entre o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos e organizadores da campanha pela invasão do Capitólio (Parlamento dos Estados Unidos), ocorrida em janeiro deste ano para denunciar suposta fraude eleitoral nas eleições em que Donald Trump foi derrotado.
Allan teria relações com Owen Shroyer, colaborador do site Infowars, um dos maiores da extrema direita dos EUA. O norte-americano foi acusado de invadir a sede do Legislativo.
"Identifica-se articulação de [Allan dos Santos] com pessoas diretamente envolvidas na invasão ao capitólio, inclusive utilizando o canal de [Jonathan] Owen Shroyer [...] para reiterar e reverberar, dessa vez em solo americano, a difusão de teorias conspiratórias voltadas a desacreditar sistema eleitoral brasileiro", afirmou a representação da PF, assinada pela delegada Denisse Ribeiro, em setembro.
Prisão de Allan dos Santos
Nesta quinta-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva de Allan dos Santos e que o Ministério da Justiça inicie imediatamente o processo de extradição, pois ele está nos EUA, com o visto vencido.
Moraes também determinou bloqueio de contas e suspensão de pagamentos para o blogueiro bolsonarista.
Allan dos Santos é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte e também no que identificou a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições no
Nenhum comentário:
Postar um comentário