Páginas

sábado, 6 de outubro de 2007

Meio ambiente será tema da 4ª Semana Nacional de C&T

Alysson Richter
Sobral mais uma vez participará ativamente das comemorações da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, que este ano ocorre em sua 4ª edição, tem como tema central " O Planeta Terra" e acontece no período de 1 a 31 de outubro.
A 4ª Semana Nacional de C&T, que tem a organização da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e participação de diversas outras instituições, a exemplo da UVA, Fatec/CENTEC, Embrapa, Crede 6, Sesc, Museu do Eclipse, entre outros, visa mobilizar os estudantes do ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas, para despertar neles o conhecimento e a criatividade científica.
Para o secretário de Tecnologia e Des. Econômico, Pedro Josino Pontes, a Semana deste ano é uma oportunidade para que os estudantes de todos os níveis se conscientizem dos graves problemas ambientais ocorridos no planeta. "É importante lembrar que a escolha do tema levou em conta a convocação internacional, feita pela ONU, para que a questão global da Terra seja considerada como tema prioritário para os anos de 2007/2008", observa.
Dentro da programação, os alunos poderão conhecer os laboratórios da Embrapa Caprinos, na segunda-feira; visitar a Fatec/CENTEC Sobral, no dia 4/9; o Museu do Eclipse, durante os cinco dias do evento; e visitar no sábado, no Sesc Junco, o Planetário. Nos cinco dias da Semana, a Sala de Cinema Falb Rangel estará mostrando o documentário “Aquecimento Global – Uma verdade inconveniente”, à partir das 8h.
Haverá ainda um ciclo de palestras, com destaque para a palestra “Terra: aquecimento global e suas implicações”, proferida pelo geógrafo Marcos Lupi (Centro de Convenções, 1/9, 19h); também para a palestra “Alternativas de produção para o semi-árido” (CENTEC, 3/9, 15h), com o pesquisador e presidente do Idetagro, Ms. Emerson Pinto Moreira. Além dessas, outras duas palestras chamam atenção: “O Céu Mitológico”, pelo físico pesquisador e diretor do Museu do Eclipse, Emerson F. de Almeida (Auditório Educar Sesc, 3/9, 19h); e “O mercado de créditos de carbono”, com o engenheiro agrônomo do CEAT, Fábio Brito (Auditório do Liceu, 5/9, 14h).
A Semana Nacional de C&T, que será realizada em âmbito nacional, já faz parte do calendário nacional de eventos dos órgãos de ciência e tecnologia do governo federal e é promovida pelo Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Os alunos da rede pública de ensino serão transportados gratuitamente à Embrapa, ao Centec e aos locais das palestras.Informações adicionais poderão ser conseguidas na internet, por meio no site do Ministério semanact.mct.gov.br e no site da Prefeitura de Sobral www.sobral.ce.gov.br/stde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário