O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, cumpre agenda este final de semana no Ceará para lançamento do Cartão Nacional de Saúde em Sobral e Ubajara. As duas cidades integram a primeira etapa de implantação do Cartão, que contempla 1.300 municípios com 100% dos usuários cadastrados no Cadastro Único dos Usuários do SUS (CadSUS) e Sistema de Regulação (SisREG) implantados.
Até o momento, foram solicitadas a fabricação e distribuição de cerca de 19 milhões de cartões para todo o Brasil. Deste total, 902 mil cartões para o Ceará. Até o final deste ano, a previsão é de que outros 151 municípios cearenses sejam contemplados com 5.375.000 cartões. A expectativa é de que o Ceará seja um dos primeiros Estados do país a universalizar o Cartão.
Em Sobral (220 quilômetros de Fortaleza), o evento acontece neste sábado (26), às 9 horas, no Centro de Saúde da Família Estevão Ferreira da Ponte, bairro Junco. Participam do lançamento o prefeito José Clodoveu de Arruda, o secretário de Saúde Carlos Hilton e profissionais da Estratégia de Saúde da Família. O município receberá 189 mil cartões. O Sistema Municipal de Saúde de Sobral atende aproximadamente 1,5 milhão usuários do município e de toda a Região Norte do Ceará.
Em Ubajara (340 quilômetros de Fortaleza), o Cartão Nacional de Saúde será lançado na Unidade Básica de Saúde de Jaburuna, localizada no distrito de mesmo nome, a 8 km da sede. O município, que vai receber 32 mil cartões, iniciou o processo de efetivação do Sistema Cartão Nacional de Saúde em outubro de 2010, após uma oficina de capacitação ministrada pelos técnicos do Ministério da Saúde para profissionais da região. Participam do evento o prefeito Ari de Oliveira Vasconcelos, o secretário de Saúde Grijalva Parente da Costa e autoridades locais.
Mais sobre o Cartão
Quatro Portarias foram publicadas pelo Ministério da Saúde instituindo o Marco Regulatório do Cartão Nacional de Saúde. O primeiro processo de higienização permanente dos bancos de dados deve estar concluído ainda este semestre. Em evento que aconteceu em 09 de maio, no Rio de Janeiro, o secretário Odorico Monteiro entregou à Agência Nacional de Saúde mais de 30 milhões de números do Cartão, pertencentes a usuários das operadoras de planos de saúde.
A atualização e registro dos dados repassados pela ANS atende determinação da Portaria de criação do Sistema Cartão Nacional de Saúde, prevendo que todo cidadão brasileiro terá seu registro único no SUS. A medida vai fortalecer o controle e o ressarcimento, pelas operadoras, ao SUS. Segundo Odorico Monteiro, “a meta é universalizar o Cartão Nacional de Saúde até 2014, garantindo que o cidadão já saia da maternidade com seu número”.
Serviço
Cartão Nacional de Saúde em Sobral
Local: Centro de Saúde da Família Estevão Ferreira da Ponte, bairro Junco
Data: 26 de maio de 2012
Horário: 9 horas
Cartão Nacional de Saúde em Ubajara
Local: Unidade Básica de Saúde de Jaburuna
Data: 26 de maio de 2012
Horário: 16 horas
Enviado por:Cheila Pires Raquel
Núcleo de Comunicação
Jornalista
Tel.: + 55 61 3315-3611/8149-4061
Nenhum comentário:
Postar um comentário