© Sputnik / Eugal
/
Os Estados Unidos são os principais beneficiários das explosões nos gasodutos Nord Stream, disse na sexta-feira, 30 de setembro, o secretário do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Nikolai Patrushev.
"Literalmente desde os primeiros minutos após as informações sobre as explosões nos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2, o Ocidente começou uma campanha ativa de busca de culpados. Contudo, é óbvio que o principal beneficiário, primeiramente econômico, são os Estados Unidos", afirmou Patrushev durante a reunião dos chefes dos serviços secretos dos países da antiga URSS, em Moscou.
Uma situação parecida com a explosão do gasoduto submarino ocorreu em Puerto Sandino, Nicarágua, em outubro de 1983, relembrou o secretário da inteligência russa.
"Parece necessário fazer esforços coordenados a fim de denunciar os mandatários e os autores deste crime, o que seria um bom exemplo de nossa interação eficaz", ressaltou Patrushev.
Conforme suas palavras, as explosões nos gasodutos são "um ato terrorista internacional", com o chamado Ocidente coletivo escondendo os verdadeiros perpetradores.
"O Ocidente faz tudo para esconder os verdadeiros organizadores e autores desse ato terrorista internacional", disse o funcionário, acrescentando que a Rússia obteve dados que "apontam para a pista ocidental na organização e realização" das explosões.
Sabotagem do Nord Stream beneficia exportações de gás dos EUA para a Europa, avalia especialista
Ontem, 19:30
Na segunda-feira (29), ocorreram explosões simultaneamente em dois gasodutos que fornecem combustível para a UE. Segundo a informação das autoridades dinamarquesas e suecas, foram detectados dois vazamentos de gás no Nord Stream 1 e no Nord Stream 2, perto da ilha de Bornholm. A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartam a possibilidade de ter sido sabotagem. A Procuradoria-Geral da Rússia abriu um processo sobre terrorismo internacional após os incidentes nos gasodutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário