"É uma grande satisfação e uma honra receber a Comenda Teófilo Otoni, outorgada pelo Governo de Minas Gerais e criada para reverenciar a memória deste grande mineiro que foi Teófilo Otoni, combatente de primeira hora pela liberdade e democracia para a nação brasileira", disse José Silva em suas palavras de agradecimento. Teófilo Otoni nasceu na Vila do Príncipe, atual Serro, em 1807. Foi jornalista e empresário, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais, em 1835, e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto.
Anistiado por Dom Pedro II, em 1844, foi reeleito deputado por Minas em 1845, e afastou-se da política em
O presidente José Silva recebeu a Medalha Teófilo Otoni das mãos do presidente da Assembléia de Minas Gerais, e agradeceu, de uma maneira especial, aos extensionistas da Emater-MG pelos trabalhos realizados nas regiões do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Nordeste de Minas, "que possibilitaram o reconhecimento das contribuições da Emater-MG para o desenvolvimento dessas regiões, cumprindo as diretrizes do Governo de Minas na implementação de políticas públicas para a redução das desigualdades entre pessoas e regiões
O presidente destacou entre esses trabalhos as ações do Programa Minas Sem Fome, com projetos de agroindustrialização, produção de alimentos, sistemas de abastecimento de água e capacitação profissional, projetos de revitalização ambiental e a organização rural nas comunidades locais. "Recebo com muita alegria a Comenda Teófilo Otoni, partilhando com os colegas da Emater-MG a honra de ser um dos agraciados com esta homenagem", concluiu José Silva.
Assessoria de Comunicação Emater-MG
Foto: Emater-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário