Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Pelo menos 23 mortos e 150 feridos em atentados no sul do Iraque

Pelo menos 23 pessoas morreram e 150 ficaram feridas nesta quarta-feira, 12, em três explosões de carros-bomba na cidade de Amara, sul do Iraque, anunciou o ministério do Interior.

Dez crianças estão entre os feridos, afirmou Zamil Shia'a al-Oreibi, diretor geral dos serviços de Saúde da cidade.

Um balanço anterior, divulgado pelo general Abdel Karim Jalaf, diretor de operações do ministério do Interior, registrava pelo menos 20 mortos e 25 feridos.

O tenente Ali Kadhim Hassan, da polícia de Amara, afirmou que a primeira explosão aconteceu no centro da cidade às 10H30 (5H30 de Brasília), seguida por outras duas com poucos minutos de intervalo.

O Exército britânico, que controlou até abril a província de Missane, cuja capital é Amara, confirmou apenas uma explosão. O porta-voz dos militares ingleses, comandante Mike Shearer, afirmou que o ataque aconteceu em um mercado da cidade xiita.

Amara, uma cidade de 350.000 habitantes, registrou confrontos violentos entre a polícia e as milícias xiitas em outubro.

Na ocasião, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki fez uma severa advertência às milícias que disputam o controle da cidade e da região, que dispõe de grandes reservas de petróleo. A cidade é um reduto do Exército de Mahdi, a milícia do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário