Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2007

Emater-MG completa 59 anos comfoco na qualidade dos serviços

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) completa, no próximo dia 6 de dezembro (quinta-feira), 59 anos de fundação. Além de comemorar os resultados alcançados até aqui, os mais de 2.500 profissionais atuantes em 780 municípios mineiros estarão reunidos para definir as estratégias para o próximo ano. A proposta é concentrar o foco na qualidade dos serviços prestados. Para tanto, a Empresa vem implementando modernas metodologias de gestão, já aplicadas com sucesso na iniciativa privada.

A eficiência do sistema de gestão adotado pela Emater-MG atraiu o interesse de entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural de mais de 15 Estados, que, durante o ano de 2007, vieram conhecer o planejamento estratégico, as ferramentas de gestão, além dos programas e projetos da empresa, voltados para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.


Outros órgãos estaduais e federais também se interessaram pelo modelo de gestão da Emater–MG, como o Banco Central, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Polícia Militar.

Conheça alguns resultados da extensão rural para a população de Minas Gerais:

MINAS SEM FOME – O projeto estruturador do Governo do Estado, executado pela Emater–MG, distribuiu sementes e insumos agrícolas para cerca de 120 mil famílias em 2007. Os materiais foram acompanhados de orientação técnica para a formação de culturas de feijão, milho e arroz, hortas domésticas e comunitárias, pomares e criação de apiários, além de unidades de beneficiamento de alimentos.

ÁGUA NO SEMI-ÁRIDO – A implantação de sistemas de abastecimento na zona rural no município de São Francisco, no Norte de Minas, levou água para 1.500 famílias de 30 comunidades. Em 2008, mais 150 comunidades deverão ser atendidas.

TRANSFORMAR – Formação de mais de 1.300 jovens rurais em todo o Estado, para que estejam mais preparados para enfrentar os desafios de conduzir as propriedades familiares, com ganhos de produtividade, melhores condições de comercialização e respeito ao meio ambiente.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Criação da Rede de Centros de Excelência em Meio Ambiente, em parceria com diversas instituições estaduais e nacionais e com apoio da Unesco. Para 2008, a meta é orientar 300 mil produtores rurais de todo o Estado sobre práticas ambientais corretas, como proteção de nascentes, controle de erosão, destinação correta e tratamento de resíduos, entre outras intervenções.


Extensão Rural valorizada

Em 6 de dezembro também é comemorado, em todo o País, o Dia da Extensão Rural. E o período de 3 a 7 de dezembro será de festividades pela Semana da Extensão Rural. O ano de 2007 foi marcado por uma retomada da valorização da atividade. "Uma grande conquista foi a criação da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural, com mais de 250 integrantes, entre deputados e senadores, o que reflete a grande importância do nosso trabalho para o desenvolvimento sustentável do País. Afinal, a agricultura familiar é responsável por sete em cada dez empregos gerados no campo", destaca o presidente da Emater–MG e da Asbraer, José Silva Soares.

Em Belo Horizonte, as homenagens aos 59 anos da Emater–MG e ao Dia da Extensão Rural acontecerão na sede da empresa (Avenida Raja Gabáglia, 1626 – Luxemburgo). Um dos destaques será a premiação dos vencedores do 2º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural, no dia 4 de dezembro (terça-feira), às 9 horas.

Realizado com patrocínio do Banco do Brasil, o Prêmio tem como objetivo incentivar a busca por inovações que melhorem a vida no campo. É dirigido a agricultores e pecuaristas do Estado de Minas Gerais, que tenham projetos orientados por extensionistas de instituições públicas ou privadas. Em outubro último, foram analisados e avaliados por uma comissão julgadora 160 projetos de inovações tecnológicas, em sistemas de produção e processamento de produtos agropecuários.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG

(31) 3349-8241

Nenhum comentário:

Postar um comentário