Páginas

domingo, 10 de setembro de 2023

Com discurso lavajatista, Estadão ataca Lula e Toffoli pelo que chama de "revisionismo histórico"

 

Jornal não gostou da decisão que apontou a armação na prisão do presidente Lula

Lula
Lula (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

247 – O jornal Estado de S. Paulo, assim como O Globo, também atacou o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a decisão da suprema corte que denunciou as armações e ilegalidades perpetradas pela Lava Jato, operação policial usada para destruir a democracia, as empresas brasileiras, as instituições e a soberania nacional.

Com discurso lavajatista, o jornal prega o desrespeito às instituições de estado. "Diz-se, com inteira razão, que todos os cidadãos têm de respeitar o Judiciário e cumprir suas decisões. O funcionamento livre da Justiça é aspecto essencial do Estado Democrático de Direito. Mas infelizmente, algumas vezes, parece que o Judiciário se esforça para não ser respeitado, para não ser levado a sério, para ser visto como um órgão político, submisso às circunstâncias do poder do momento", aponta editorial deste domingo do jornal.

"Na quarta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli aproveitou o ensejo de um despacho – no qual anulou todos os atos da Justiça tomados a partir do acordo de leniência firmado pela Odebrecht – para fazer um revisionismo histórico", prossegue o editorialista. Em seguida, o autor do texto defende a prisão ilegal de Lula, usada para permitir a ascensão do fascismo no Brasil. "Mas nada disso obnubila a obviedade mais cristalina. De uma forma ou de outra, com mais ou menos intensidade, o STF participou de todos esses atos, tanto os que conduziram Lula à prisão como aqueles que o tiraram de lá. E igualmente se pode dizer dos atos que retiraram a elegibilidade de Lula e dos que a devolveram", escreve.

Em seguida, o editorialista avança e confirma a tese do ex-senador Romero Jucá, que falava em "golpe com Supremo, com tudo". "Se, como disse Toffoli, os processos contra Lula foram 'uma verdadeira conspiração com o objetivo de colocar um inocente como tendo cometido crimes jamais por ele praticados', o STF participou integralmente dessa conspiração", aponta.

Fonte:  https://www.brasil247.com/midia/com-discurso-lavajatista-estadao-ataca-lula-e-toffoli-pelo-chama-de-revisionismo-historico

Nenhum comentário:

Postar um comentário