quarta-feira, 30 de junho de 2010
Pai e filho são presos acusados de golpes
O delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, salienta que os documentos de dezenas de veículos foram apreendidos, mas em, pelo menos, quatro casos já ficou comprovada que a compra foi realizada de forma fraudulenta, nas quais foram usados os nomes dos ´personagens´ criados pelos dois acusados presos.
Papelada
"Encontramos no escritório da locadora, certidões de nascimento falsas, declarações de imposto de renda de empresas que foram abertas com documentos falsos, cartões de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), também obtidos de forma fraudulenta. Tudo em nome dos personagens que eles criaram para aplicar os golpes", explicou Jaime. (DN).
Deputados falam em leviandade e ingratidão
O deputado João Jaime falou de ingratidão as destacar a trajetória política dos irmãos Ciro e Cid Gomes, com a ajuda do senador Tasso Jereissati (PSDB). Por seu turno, o deputado Tomás Figueiredo disse que "Tasso nunca tentou calar a voz das oposições cooptando quem estava contra, não comprou o silêncio conveniente, não pagou para ser bajulado".
Landim deixa claro que não houve por parte de nenhum membro da base aliada de Cid Gomes, algum tipo de manifestação de agressão ou comentário jocoso em relação à candidatura de Marcos Cals (PSDB), ou mesmo ao senador Tasso Jereissati (PSDB).
Pelo contrário, ele alega que foi o PSDB quem primeiro levantou esse tipo de comentário, destacando, por exemplo, uma afirmação de Tasso que considera grave, de que prefeitos votarão em Cid Gomes por medo, o que aponta não ser verdade.
Landim também ressalta que Cid Gomes foi eleito governador do Estado sem a ajuda do Governo, lembrando que quem estava à frente do Executivo na ocasião era o então tucano, Lúcio Alcântara, rebatendo a afirmação de Cirilo Pimenta de que os Ferreira Gomes sempre tiveram a ajuda do Governo.
Segundo Cirilo, os Ferreira Gomes usaram Tasso como "trampolim. Posso chamá-los de cupim. O cupim é aquele que come junto só com a família", fazendo alusão, também, à candidatura de Patrícia Saboya à Assembleia Legislativa. Por seu turno o deputado Luiz Pontes (PSDB) a história da política cearense se confunde com o período de Tasso e dos Ferreira Gomes. Segundo disse, Tasso sempre lutou para eleger os irmãos Ciro e Cid Gomes. (DN).
terça-feira, 29 de junho de 2010
Moradores reclamam de avenida em Sobral
Os moradores reclamam que a falta de sinalização para os pedestres tem contribuído para que os acidentes aconteçam e que, somente este ano, oito pessoas se envolveram nos 14 acidentes ocorridos naquela artéria e uma delas acabou perdendo a vida.
No ano passado os números contabilizados pela Coordenadoria de Trânsito e Transportes Urbano (CTTU) do Município apresentaram 36 acidentes de trânsitos com mais de 60 pessoas envolvidas e também foi registrado um óbito. "Se torna difícil a colocação de faixa de pedestre devido o local, onde existe um colégio, estar numa parte alta, o que dificulta a visibilidade do motorista", disse o secretário da Cidadania e Segurança, Francisco Carlos Francelino Mendonça.
A velocidade permitida é de 60km/h, mas, devido às boas condições para o tráfego num percurso de três quilômetros de extensão, a velocidade de alguns carros chega a ser o dobro do permitido. Para atravessar de um lado para outro, em alguns horários, pode ser bem complicado. Segundo a dona-de-casa, Valquíria Batista de Oliveira, tem dia que passa até meia-hora esperando o melhor momento para fazer a travessia. "É um risco para a gente, principalmente nesta hora, em que temos que pegar nossos filhos na escola".
Outra moradora que também reclama da falta de segurança na via é a dona-de-casa Ana Graciana Lopes. "Seria bom que fosse colocado pelo menos aqui, próximo à escola, um semáforo. Assim, a gente não se arriscaria tanto", reivindica.
Mas, para o secretário Carlos Mendonça, o problema tem solução apesar de considerada por ele bastante radical. "Estaremos por todo este em mês instalando em toda Avenida fotossensor, num total de seis. A licitação já foi feita e estamos aguardando a melhor proposta para realizar a compra", disse, acrescentando que duas máquinas desse tipo já foram instaladas como forma de experiência, bem como inibir os motoristas e coibir o abuso cometido pelos infratores. A Avenida Senador Fernandes Távora é uma artéria de acesso Leste de Sobral, foi inaugurada com uma festa no dia 5 de março de 2009. Consta de ciclovia central, passeios laterais, calçadões para atividades físicas, moderna iluminação, pavimentação asfáltica e uma nova sinalização do trânsito. Além desses itens, foi construído um espaço de convivência no vão central entre as pistas, que se inicia em frente a uma fábrica de cerâmica.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Ciro declara voto pró-Dilma e evita bater no PSDB
Ciro, que foi rifado da disputa presidencial por seu partido com aval do PT, falou que o País mudou e que "qualquer pessoa que não bote venda nos olhos vai ver isso”. Disse que o Brasil melhorou na renda do povo, na infraestrutura e em sua imagem no Exterior. Ele disse porém, que é preciso “humildade e disciplina” para que não se perca o que foi alcançado.
Sobre o Ceará, disse que, apesar de índices altos de pobreza, está melhorando e apostando em projetos de infraestrutura que farão o Estado melhorar a vida da população.
Em nenhum momento, ele bateu no PSDB. Nem de Serra, candidato a presidente da República, nem do senador Tasso Jereissati, que postulará reeleição. Ele enalteceu o nome da senadora Patrícai Saboya para deputada estadual no Ceará, garantindo que vai trabalhar por ela. Destacou ainda André Figueiredo, que vai disputar vaga de deputado federal, prometendo respaldo a ele. (O Povo).
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Eleições 2010 Eunício diz que candidatura de Cals é importante para a democracia
Sobre a candidatura tucana de Marcos Cals, Eunício Oliveira diz que o lançamento é bom para o processo democrático, mas que irá trabalhar muito para a vitória no primeiro turno de Cid Gomes e Dilma Rousseff.
Expositores animados com novos negócios em Santa Quitéria
"Nesse primeiro momento participamos com o intuito de divulgar a nossa fazenda e atrair futuros compradores", disse o expositor Fernando Henrique. Para ele, "o principal objetivo quando se participa de um evento assim é para poder entrar em contato com os demais expositores e procurar entender quais são as suas limitações". Na parte social, shows com as bandas Zabumbada, Saradões do Forró e Forró Remexe, que se apresentam em ritmo genuinamente nordestino.
O evento conta, ainda, com a feira de produtos e serviços, bem como da agricultura familiar. Destaque para os produtos produzidos pelos agricultores dos assentamentos locais, entre os quais os 22 assentamentos do Incra e outros dez do Idace. Na feira, o público pode apreciar os concursos gastronômico e de violeiros e festival de quadrilhas que acontecem no interior do parque, numa arena montada exclusivamente para receber os grupos de quadrilhas.
Além disso, trata-se de uma oportunidade de negócios para os comerciantes locais, fazendo a economia girar. Segundo as secretarias municipais envolvidas na organização, a exposição agropecuária oferece oportunidade de emprego para muita gente. Oportunidade que o vendedor autônomo de Sobral, Jeová Nogueira, foi em busca. "Participo da feira há vários anos e sempre me rende um bom lucro com os brinquedos infláveis que trago para o parque", disse.
Outro destaque é a presença de público que, conforme a Guarda Municipal, cerca de 20 mil pessoas por dia, oriundas de diversos municípios da região, visitam a cidade neste período. No evento, o Banco do Nordeste se faz presente com um stand montado dentro do parque, cujo objetivo é facilitar a liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão, por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), para os criadores realizarem a aquisição de matrizes de caprinos e ovinos.
A promoção e a realização do evento são da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria, com apoio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. O patrocínio fica por conta do Sebrae, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Tucanos exaltam o nome de Marcos Cals
A tradição política carregada por Marcos Cals não foi esquecida. O líder dos tucanos na Assembleia, deputado João Jaime (PSDB), fez questão de ressaltar a origem do pré-candidato tucano, lembrando que o avô e pai de Marcos tiveram papel importante na política cearense.
João Jaime também não deixou de lado a trajetória de Cals, lembrando que ele foi eleito o mais novo deputado estadual da história do País, com apenas 22 anos, em 1986. "Em 20 anos de vida pública só construiu amigos. Mesmo com a história do deputado tucano e da sua tradicional família de políticos, são nas ações realizadas pelo ex-governo Tasso Jereissati que os tucanos sustentam a defesa em torno do nome de Marcos Cals.
João Jaime aponta que o pré-candidato tucano vai representar o projeto mudancista iniciado em 1986 quando Tasso assumiu a administração estadual e, segundo ele, mudou o perfil sócio-econômico, a infraestrutura do Estado e deu um salto de qualidade através da industrialização do Interior do Ceará. (DN).
quarta-feira, 23 de junho de 2010
É difícil para Marcos Cals fazer oposição
Quem conhece o Marcos Cals tem ideia do sofrimento que ele experimenta, neste momento. Amigo, inteligente, perspicaz, e acima de tudo ético no mundo aético da política, sabe que ele não tem discurso para pedir votos contra o governador a que serviu desde o primeiro momento de sua instalação, em janeiro de 2007 até abril deste ano, quando saiu para atender à legislação eleitoral, por ser candidato à reeleição, fazendo elogios ao governador.
Silêncio
Ninguém o fará contestar o atual Governo, nos palanques, no rádio e na televisão. E que apelo terá para convencer o eleitor que poderá fazer melhor se nunca esboçou reação a qualquer das políticas que foram experimentadas ao longo dos anos, mesmo que equivocadamente. Ao contrário, senão as elogiou, manteve o silêncio do consentimento. E como não pedirá votos atacando o concorrente (o seu comportamento de hoje é a garantia para tal afirmação), também não endossará qualquer afirmação dos correligionários nesse sentido.
Marcos Cals, nos últimos dias, a partir do momento em que o seu partido anunciou que teria candidato próprio ao Governo do Ceará, nunca escondeu, dos amigos, sua preocupação com o atual quadro. Sempre descartou a possibilidade de vir a ser candidato a um cargo majoritário, como já havia feito quando o próprio PSDB o estimulou a mudar o domicílio eleitoral de Boa Viagem para Fortaleza, como fez recentemente o presidente Lula com o deputado Ciro Gomes, que deixou de ser eleitor de Fortaleza para poder votar e ser votado em São Paulo. (DN).
Santa Quitéria realiza sua exposição agropecuária
A Exposição e o Festival contarão com programação técnica, exposição de animais, leilão, premiações, feira de produtos e serviços, feira da agricultura familiar, festival cultural e shows com atrações nacionais e regionais. Pega boi, concurso leiteiro e de animais, além da missa do vaqueiro, também fazem parte da programação do evento.
Promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Quitéria, com apoio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, Banco do Nordeste e Sebrae, a Exposição é também oportunidade de promover o melhoramento de rebanhos de toda a região norte cearense, por meio da comercialização de animais de alta linhagem produtiva, de leilões de reprodutores puros e da introdução de inovações tecnológicas, estimulando assim a modernização do setor agropecuário cearense.
Comitivas
Comitivas de criadores/expositores dos municípios de Nova Russas, Crateús, Independência, Sobral, Tauá, Monsenhor Tabosa, Beberibe, Maranguape, Hidrolândia, Umirim, Crato, Catunda, Canindé, Fortaleza e do próprio Município estarão participando do evento comercializando suas crias, bem como participando da programação técnica, que inclui palestras e oficinas de capacitação. Está prevista a exposição de 250 animais e recursos entre R$ 800 mil a R$ 1 milhão movimentarão as rodadas de negócios. "Mesmo com a seca que assola a região, o evento promete, pois temos participação garantida de produtores e criadores de toda a região", declara organizadora da Exposição, Maslova Mesquita.
Por meio do Festival de Quadrilhas a organização incentiva e valoriza uma política de formação e profissionalização dos grupos, além do estímulo à produção artística e geração de emprego e renda. (DN).
terça-feira, 22 de junho de 2010
Chuva de rãs surpreende cidade húngara
"Quando vi que meu guarda-chuva estava cheio de rãs me assustei muito", disse um morador da aldeia, citado pelo site "index.hu", enquanto outros relataram que tinham visto "muitíssimos" destes animais.
"Não gosto destas criaturas e corri em busca de proteção em uma estação de ônibus. Nunca vi algo semelhante", assegurou outra testemunha do fenômeno.
Segundo especialistas, quando são formadas nuvens cumulonimbus, que provocam tempestades, e os ares quentes sobem, pequenas plantas ou animais, como rãs, aranhas ou peixes, podem ser levados para as nuvens, que posteriormente são "descarregados" em forma de chuva. EFE
Agora eu lhe pergunto: Você ficou satisfeito com esta explicação?
Será que não faltou explicar onde se localizava o ranário uo odtro lugar empestado de rãs, não?
Por: Jacinto Pereirra
segunda-feira, 21 de junho de 2010
O Retorno do Rádio Debate
De já agradeço aos leitores que também são ouvintes, podemos ainda ser sintonizados através do Site: www.pioneiraam830.com.br
Abraços
Jacinto Pereira
Paulo Oliveira será candidato a vice-governador pelo PSDB
Tasso disse neste sábado que vai reunir na próxima terça-feira, prefeitos, lideranças e parlamentares tucanos e de partidos aliados, o que poderá redundar no anúncio do candidato do PSDB ao Governo do Estado.
O empresário Beto Studart e os deputados estaduais Cirilo Pimenta e Marcos Cals continuam sendo os cotados para a disputa contra Cid Gomes (PSB).
Sobralenses lotam os bares da cidade no domingo
Vuvuzelas sobralenses
Os telões, artigos de luxo em Copas anteriores, se multiplicavam em bares, praças e condomínios. A festa parecia mesmo ser brasileira e momentos antes da partida já começava o barulho estridente das cornetas e até de vuvuzelas improvisadas, para desespero de muitos. Durante a partida, momentos de ansiedade, principalmente no primeiro tempo, quebrada com o primeiro gol da Seleção Brasileira.
Mas há sempre quem troque a efervescência dos bares pelo aconchego do lar. Como exemplo, o policial militar Daniel, que reuniu, na casa do filho, a família e os amigos mais íntimos. Ao circular pela cidade, não era difícil encontrar famílias que seguiam o exemplo desse sobralense e também faziam a festa junto com os amigos.
Mulher pode não entender de impedimento, tática de jogo e outras coisas do futebol, mas são elas que dão um colorido diferente à festa. Se for para torcer, elas sabem fazê-lo como ninguém, combinando as cores e os adereços. E quando a bola balança a rede, elas dão um show em muito marmanjo.
Ansiedade
Se pararmos para observar, dar para ver nos pés o nervosismo de todos os brasileiros na hora do jogo. Dá para notar a cada chute perdido e passe errado da equipe de Dunga, a decepção no rosto dos torcedores. Quando surgiu o segundo gol, na ginga do atacante Luís Fabiano, a festa foi mais do que completa.
Com a boa vitória e a classificação assegurada para as oitavas-de-final ao término do jogo, fogos explodiram no ar e os torcedores se animaram com mais uma vitória.
domingo, 20 de junho de 2010
Nova estratégia de fortalecimento
O PSDB, maior partido do Estado, sempre esteve nos planos do governador de formar na aliança. E a manifestação do PSB, tanto aprovando a ideia de inclusão dos tucanos no grupo de partidos da coligação, quanto dando autonomia para que o próprio Cid conduzisse os entendimentos, era a força que ele precisava para dizer ao PT local, como já dissera ao presidente Lula, que na chapa majoritária que encabeçará só há uma vaga para indicação dos petistas que é a de vice-governador.
A irresignação dos tucanos, externada no último dia 17, com o anúncio de que teriam candidato a governador, fez nascer uma nova estratégia para fortalecer o governador no quadro atual da política cearense e o enfrentamento à pretensão petista de indicar o candidato a vice-governador e um candidato ao Senado. (DN).
Festivais de Quadrilhas movimentam Sobral
Por trás dessas apresentações, entre uma quadrilha e outra, há todo um preparativo que movimenta uma economia que envolve pequenos, médios e grandes comerciantes da cidade, além de profissionais liberais. Lucro que os organizadores das quadrilhas não costumam revelar. Para eles o mais fácil mesmo é calcular o quanto está sendo investido.
Uma das mais tradicionais quadrilhas juninas da cidade, a Pisa na Fulô, este ano completa oito anos de fundação. Com o tema "Santo Antônio e São Pedro, eu vos louvo com fervor!!!", o coordenador da quadrilha Pisa na fulô, Paulo Gadelha, faz questão de frisar que, em nove meses de preparação, já foram gastos mais de R$ 12 mil, entre figurino, cenário, tocadores, transportes e com a equipe responsável em montar o espetáculo.
Confecção de roupas
O material para confecção das vestimentas foi comprado em Fortaleza. Poderia ter sido em Sobral, no entanto, o alto custo e a falta de opção acaba impedido que o dinheiro seja gasto no comércio local. "Mesmo pagando passagem, ainda é mais lucrativo comprar o material em Fortaleza, que nos oferece um estoque bastante variado", disse Paulo Gadelha.
Mas há quem sai lucrando com a montagem desses grupos de quadrilhas na cidade, as costureiras e as bordadeiras, que se dedicam horas e horas na confecção das roupas que dão o colorido diferente e faz a alegria de cada dançarino. Dona Sebastiana Lima é uma dessas costureiras. Ela revela que com o serviço extra ela espera conseguir comprar algo diferente como, por exemplo, um televisor mais moderno.
Outros profissionais também acabam lucrando com a realização desses festivais de quadrilha. São as empresas de segurança particular. Uma das maiores empresas com atuação na região, A.S. Segurança, costuma empregar cerca de 120 profissionais que, além do salário, recebem alimentação e transporte para deslocamento até o local do evento.
"A maioria recebe um salário de R$ 600,00 por 16 dias de trabalho. É um ganho extra que acaba ajudando na economia familiar", comenta o coordenador de eventos, José Ricardo. As quermesses, festas escolares, os "arraiás" promovidos pelas prefeituras e também as tradicionais festas familiares impulsionam principalmente os setores alimentício, têxtil e, ainda, de eventos.
Bom desempenho
Além do ramo alimentício, outro segmento que tem apresentado bom desempenho e vendas aquecidas neste mês é o setor têxtil. Para compor uma quadrilha, os participantes precisam ter trajes adequados: as mulheres com vestidos cheios de babados e os homens com camisas xadrez. O comércio que lucra com estes trajes típicos são as lojas de tecidos, empresa de confecção ou, também, venda e aluguel de fantasias.
No comércio há quem encontre motivos para se envolver nessas festas, típicas do Nordeste brasileiro. Os vestidos coloridos e os tecidos estampados estão ali, para apreciação dos brincantes e do público.
Aquecimento
O empresário Gentil Pontes, que gerencia duas lojas no Município de Sobral, classifica como o segundo melhor período do ano, se comparado com as vendas de fim de ano, onde comércio é aquecido com as promoções de Natal e Ano Novo. Ele diz que as vendas chegam a crescer em torno de 30%, principalmente se acompanhado do clima de Copa do Mundo. "Nós já tivemos que, por duas vezes, renovar o nosso estoque", diz Gentil Pontes.
Ele lembra que a procura por tecidos relacionados ao tema junino tem sido grande, principalmente por alunos das escolas da rede de ensino. "Nós temos um estoque bastante variado, mas são os estudantes, principalmente das escolas da rede pública, que compram os nossos tecidos e, é claro, as pessoas das cidades circunvizinhas".
sábado, 19 de junho de 2010
S. João Batista é festejado em Aranaú
A concentração partiu da Igreja Matriz da cidade de Cruz, município vizinho à localidade. Uma viatura do Corpo de Bombeiros conduziu a imagem do santo homenageado. Agentes da Guarda Civil de Acaraú, policiais militares e atiradores do Tiro de Guerra 10-018 fizeram a segurança dos fiéis, recepcionados na Paróquia da Anaraú poruma multidão católicos em frente ao templo.
Palmas e fogos de artifícios precederam o carregamento da imagem do santo até o altar montado em frente à igreja, por soldados do exército e em seguida celebrada missa campal.
Para a primeira-dama do município de Acaraú, Fátima dos Santos, a festa mostra a fé da população. "Somos sabedores que muita gente tem se afastado das igrejas por causa dos últimos fatos envolvendo sacerdote. Mas a maioria de nós, 90,4%, ainda está a serviço da Igreja", disse o padre Demilson de Sousa, da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, do distrito de Taperuaba, em Sobral.
Crianças conduzindo velas e senhoras com balões em forma de coração, simbolizavam uma mensagem de fé. "Isso é um momento marcante para todos os fiéis. Enquanto era hasteada as bandeiras, as velas foram erguidas simbolizando a sabedoria, a luz interior e o calor", disse Wandikc Mesquita, um dos organizadores da procissão.
O padre José Maurílio Xavier, pároco da Igreja de São Batista, lembrou os momentos de luta da comunidade para emancipação da mesma. "Estamos vivendo este momento que poderá ser histórico pois a nossa luta de elevada à categoria de cidade continua mais forte", disse padre Maurílio Xavier.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Nigéria enfrenta vazamento de petróleo com cinco décadas de existência
Adam Nossiter
Em Bodo (Nigéria)
George El Khouri Andolfato
Grandes vazamentos de petróleo não são mais notícia nesta vasta terra tropical. O Delta do Níger, onde a riqueza subterrânea é desproporcional com a pobreza na superfície, suporta todo ano há 50 anos o equivalente ao vazamento do Exxon Valdez, segundo algumas estimativas. Petróleo vaza quase toda semana e alguns pântanos há muito estão sem vida.
Talvez nenhum outro lugar no planeta tenha sido tão agredido pelo petróleo, dizem os especialistas, deixando os moradores daqui surpresos com a atenção incessante dada ao vazamento a meio mundo de distância, no Golfo do México. Há apenas poucas semanas, eles dizem, um duto estourado pertencente à Royal Dutch Shell, em um manguezal, foi finalmente fechado após vazar por dois meses: agora nada vivo se mexe em um mundo preto e marrom antes repleto de camarões e caranguejos.
Saiba mais sobre o Delta do Níger:Não longe dali, ainda há óleo cru preto no riacho Gio de um vazamento em abril, e atravessando a divisa do Estado, em Akwa Ibom, os pescadores xingam suas redes pretas de petróleo, duplamente inúteis em um mar morto pelo vazamento de um oleoduto de alto-mar da Exxon Mobil em maio, que durou semanas.
O petróleo vaza de dutos velhos e enferrujados, não fiscalizados pelo que os analistas dizem ser uma regulamentação ineficiente ou conivente, auxiliada por manutenção deficiente e sabotagem. Diante dessa maré negra os protestos não são frequentes –os soldados que protegem a instalação da Exxon Mobil agrediram as mulheres que protestavam no mês passado– mas muita resignação ressentida.
As crianças pequenas nadam no estuário poluído daqui, pescadores levam seus esquifes cada vez mais longe –“Não há nada para pescarmos aqui”, disse Pius Doron, empoleirado em seu barco– e mulheres do mercado caminham por riachos oleosos.
“Há petróleo da Shell no meu corpo”, disse Hannah Baage, ao sair do riacho Gio com um facão para cortar a mandioca equilibrada sobre sua cabeça.
O fato do desastre no Golfo do México ter espantado um país e o presidente que tanto admiram é motivo de surpresa para as pessoas daqui, que vivem entre estuários margeados por palmeiras em condições mais abjetas que as demais na Nigéria, segundo a ONU. Apesar da região delas contribuir com quase 80% da receita do governo, elas pouco se beneficiam dela. A expectativa de vida aqui é a mais baixa na Nigéria.
Leia sobre o vazamento no Golfo do México:
Obama consegue arrancar US$ 20 bi da BP por causa de vazamento
BP promete todos os recursos possíveis para cessar vazamento
Após vazamento, animais marinhos fogem para águas rasas nos EUA
Brasil vai revisar compra de ativos da BP em águas profundas, diz jornal britânico
Congressista americano sugere que presidente da BP cometa suicídio
“O presidente Obama está preocupado com aquele”, disse Claytus Kanyie, uma autoridade local, a respeito do vazamento no golfo, em meio a manguezais mortos na sujeira oleosa fora de Bodo. “Ninguém está preocupado com esta. A vida aquática de nossa população está morrendo. Antes havia camarão. Não há mais camarão.”
Ao longe, fumaça se erguia do que Kanyie e ativistas ambientais disseram ser uma refinaria ilegal dirigia por ladrões locais de petróleo e protegida, eles disseram, pelas forças de segurança nigerianas. O pântano estava deserto e quieto, sem nem mesmo um canto de pássaro; antes dos vazamentos, disse Kanyie, as mulheres de Bodo ganhavam a vida coletando moluscos nos manguezais.
Com as novas estimativas de que até 2,5 milhões de galões de petróleo podem estar vazando no Golfo do México diariamente, o Delta do Níger poderia repentinamente se tornar uma história de alerta para os Estados Unidos.
Até 546 milhões de galões de petróleo vazaram no Delta do Níger nas últimas cinco décadas, ou quase 11 milhões de galões por ano, concluíram uma equipe de especialistas internacionais e do governo nigeriano e os grupos ambientais locais em um relatório de 2006. Em comparação, o vazamento do Exxon Valdez despejou em 1989 cerca de 10,8 milhões de galões de petróleo nas águas da costa do Alasca.
Assim as pessoas daqui veem com ressentimento e solidariedade o vazamento no golfo.
“Nós sentimos por eles, mas isso está acontecendo conosco há 50 anos”, disse Emman Mbong, uma autoridade em Eket.
Os vazamentos aqui são mais devastadores porque esta região de terras úmidas ecologicamente sensíveis, fonte de 10% do petróleo importado pelos Estados Unidos, conta com a maioria dos manguezais da África e, como a costa da Louisiana, alimentou por gerações o interior com sua abundância de peixes, frutos do mar, vida selvagem e plantações.
Os ambientalistas locais denunciam há anos destruição, mas recebem pouca atenção.
“É um ambiente morto”, disse Patrick Naagbanton, do Centro para Meio Ambiente, Direitos Humanos e Desenvolvimento em Port Harcourt, a principal cidade da região do petróleo.
Apesar de muito aqui ter sido destruído, ainda resta muito, com grandes áreas de verde vibrante. Os ambientalistas dizem que com uma restauração intensiva, o Delta do Níger poderia voltar novamente a ser como era.
A Nigéria produziu mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia no ano passado, e em mais de 50 anos milhares de quilômetros de oleodutos foram espalhados pelos pântanos. A Shell, a maior petrolífera aqui, tem operações em milhares de quilômetros quadrados do território, segundo a Anistia Internacional. Colunas antigas de válvulas de poços de petróleo, conhecidas com árvores de Natal, brotam de forma improvável em clareiras entre as palmeiras. Petróleo às vezes vaza delas, mesmo quando os poços estão desativados.
“O petróleo estava simplesmente jorrando no ar e subia até o céu”, lembrou Amstel M. Gbarakpor, o jovem presidente em Kegbara Dere, lembrando do vazamento em abril, no riacho Gio. “Eles levaram três semanas para consertar o poço.”
Vazamento é o pior da história dos EUAQuanto vazamento é causado pelos ladrões de petróleo ou sabotagem ligada ao movimento militante ativo no Delta do Níger, e quanto é causado por oleodutos velhos e mal conservados é motivo de disputa entre as comunidades, ambientalistas e empresas petrolíferas.
Caroline Wittgen, uma porta-voz da Shell em Lagos, disse: “Nós não discutimos vazamentos individuais”, mas ela argumentou que “a grande maioria” é causada por sabotagem ou roubo, com apenas 2% devido a falha de equipamento ou erro humano.
“Nós não acreditamos que nos comportamos de forma irresponsável, mas operamos em um ambiente singular, onde segurança e desrespeito à lei são grandes problemas”, disse Wittgen.
As petrolíferas também dizem que limpam grande parte do que é perdido. Um porta-voz da Exxon Mobil em Lagos, Nigel A. Cookey-Gam, disse que o recente vazamento da empresa em alto-mar despejou apenas aproximadamente 8.400 galões e que “isso foi praticamente limpo”.
Mas muitos especialistas e autoridades locais dizem que as empresas culpam excessivamente a sabotagem para reduzir sua responsabilidade. Richard Steiner, um consultor sobre vazamentos de petróleo, concluiu em um relatório de 2008 que, historicamente, “a taxa de falha de um oleoduto na Nigéria é muito superior à encontrada em outras partes do mundo”, notando que até mesmo a Shell reconheceu que “quase todo ano” um vazamento pode ser ligado a um oleoduto corroído.
Na praia em Ibeno, alguns poucos pescadores estavam taciturnos. Petróleo vazou por semanas de um oleoduto da Exxon Mobil.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Processo de desertificação pode se tornar irreversível
Mas será que haverá tempo para aproveitar adequadamente o potencial que este bioma tem a oferecer? As ações de degradação praticadas pelo homem ao longo de décadas, que vão desde a insistência na velha prática das queimadas até a mais recente utilização de agrotóxicos e herbicidas, podem fazem com que o mito do deserto nordestino se torne uma realidade. Hoje, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Desertificação, o alerta para o risco da degradação do solo se tornar um processo irreversível merece o máximo de atenção. (DN).
Fundador do PT passa mal e é atendido por médico da Câmara dos Deputados
Um dos fundadores do PT nacional, Manoel da Conceição, que faz greve de fome junto com o deputado Domingos Dutra (PT-MA), passou mal na noite de terça-feira, 15, e foi atendido no Departamento Médico da Câmara dos Deputados.
Intervenção
Há cinco dias, Conceição iniciou a greve de fome em protesto contra a intervenção do diretório nacional do partido no Maranhão.
Desde a sexta-feira, o deputado Domingos Dutra está no plenário da Câmara bebendo apenas água mineral e água de coco. Ele dorme em um colchão e usa o banheiro dos servidores da limpeza. Dutra disse que já emagreceu mais de três quilos no período.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Festa sobralense é destaque no Diário do Nordeste
Clube como Coqueiro´s Sabor e Música, o público foi atraído por uma atração à parte, o grupo de pagode Misura de Fortaleza, que após a partida animou a vitória brasileira.
Muitas mulheres bonitas, que chegaram cedo ao recinto para curtir a festa regada a Feijoada e muita caipirinha. Entre os torcedores mais eufóricos estava o delegado de polícia Herbert Ponte Silva que preferiu um ambiente mais aconchegante, a boate do clube para assistir ao jogo. "O clima aqui também é de muita festa, e com a vitória da Seleção Brasileira, ficou ainda mais animado", disse.
Mas quem optou em ficar em casa também não precisou perder o espírito de torcedor da Seleção. Exemplo disso foi um grupo de vizinhos da Rua José Silvestre, Bairro Campo dos Velhos, que transformou um pequeno aparelho de TV, em um telão colocado na calçada.
"Qualquer pessoa pode participar da festa, basta chegar e torcer", disse a funcionária pública Gilca de Castro.
Novas opções
terça-feira, 15 de junho de 2010
PT adia encontro, mas mantém apoio
O adiamento desta vez, segundo a prefeita, aconteceu a pedido do vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, que estará ausente do Estado naquele dia. No mais, o partido manteve as resoluções anteriores de dar apoio à candidatura de reeleição do governador Cid Gomes. "A executiva quer aliança com o Cid, mantendo a vaga de vice na chapa e lançando a candidatura do Pimentel para o Senado", disse Luizianne Lins.
Embora tenham adiado o encontro estadual, o interesse do partido é lançar a candidatura de Pimentel ao Senado o quanto antes. Além disso, a direção estadual está de olho na conversa que espera ter com o governador nos próximos dias.
A sinalização para tanto foi dada com a informação de que somente na próxima segunda-feira, a executiva voltará a se reunir para definir se a convenção do partido será no dia 27, juntamente com a do PSB, ou se ficará somente para o dia 30, fim do prazo legal para a realização das convenções.
Candidato do PSDB sai na segunda-feira, 21
Ontem, Tasso além de reclamar do tratamento do Governo Cid Gomes (PSB) aos tucanos, ainda criticou o comportamento do deputado federal Ciro Gomes quando disse que ele não era mais aquele mesmo homem que conhecera, pois nos últimos dias não deu uma palavra sequer sobre toda essa situação política que envolve o seu irmão governador e o PSDB.
Como na última quinta-feira, quando foi anunciado o rompimento do PSDB com o Governo do Estado, Tasso Jereissati não falou com a imprensa. Os prefeitos de Crato e de Itapipoca, respectivamente, Samuel Araripe e João Barroso, além do presidente estadual do partido, Marco Penaforte, foram os escalados para falar.
Descartados
Embora os prefeitos tenham indagado sobre nomes, o senador Tasso Jereissati não deu qualquer pista, limitando-se a dizer que o candidato será do partido. Alguns nomes apontados pelos prefeitos, mesmo a título de indagação foram descartados por Tasso, a exemplo do que aconteceu na última quinta-feira, quando do encontro com os deputados do partido e mais o presidente estadual do DEM, empresário Chiquinho Feitosa. (DN).
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Inácio Arruda reclama de desrespeito do PT
Para o senador Inácio Arruda (PC do B) disse, em entrevista, que a decisão da direção nacional do PT de retirar o apoio da legenda à candidatura do comunista Flávio Dino ao Governo do Estado do Maranhão, foi um desrespeito ao PC do B e aos acordos eleitorais regionais. O senador cearense lembrou a fidelidade de seu partido aos petistas e cobrou reciprocidade.
Segundo o senador Inácio Arruda, o PT não cumpriu a sua palavra de respeitar os acordos fechados nos estados, como havia dito, inclusive, o próprio presidente Lula. O fato que irritou ainda mais os comunistas foi o de, em outros estados, a base governista ter dois ou mais palanques e o PT não ter aceitado nem mesmo essa possibilidade no Maranhão.
"Nós recebemos muito mal (a decisão). Temos feito um esforço grande para manter a aliança, e o projeto do presidente Lula, mas não estamos tendo reciprocidade", lamentou o senador do PC do B.
Segundo ele, o PC do B está apoiando o PT em praticamente todos os estados e, em um caso que precisou do apoio do partido ele resolveu seguir outro rumo. Inácio disse que são incalculáveis as perdas para a candidatura comunista ao Governo do Maranhão, sobretudo no que pese ao tempo de televisão que Flávio Dino terá sem o PT em sua aliança.
Inácio ponderou, no entanto, que o PC do B foi informado pelo presidente Lula sobre seu apreço e a gratidão pelo presidente do Senado, José Sarney, pai de Roseana, e que isso ira ter reflexos na formação das alianças no Maranhão, mas o que queria o PC do B, pelo menos era ser tratado como aliado e fazer repetir a situação de outros estados com duas ou mais candidaturas da base. "Nem isso", complementou Inácio. (DN).
Embrapa de Sobral presenta na PEC Nordeste que começa hoje
A expectativa é colaborar para a obtenção da melhor qualidade possível no leite de cabra e seus derivados (queijos, iogurtes, doces), com um kit de baixo custo, acessível à realidade de pequenos produtores rurais, permitindo melhor qualidade à produção. A tecnologia do Kit Embrapa de Ordenha Manual para leite de cabra é uma das mais recentes introduzidas pela empresa.
O kit consiste em uma série de equipamentos para procedimento higiênico na ordenha, com objetivo de evitar a contaminação do produto por bactérias e resíduos de antibióticos e vermífugos. O kit consiste em um balde semiaberto para ordenha, um balde de plástico para água clorada, cloro comercial, um par de luvas de borracha, detergente em pó, escova ou bucha natural, entre outros acessórios. Em média, o conjunto custa R$ 150,00.
sábado, 12 de junho de 2010
Bom Dia a todos os namorados
Por: Jacinto Pereira
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Ceará estreia com derrota na Copa do Nordeste
Na estreia do Campeonato do Nordeste, o Ceará foi derrotado pelo Náutico por 2 a 1, na noite desta quinta-feira, no estádio dos Aflitos, no Recife. As duas equipes foram a campo com escalações recheadas de reservas.
Renda: R$ 8.020,00
Público: 1.126 pagantes
PSDB vai ter candidato contra Cid
O PSDB acaba de anunciar que terá candidato ao Governo do Estado. Foi após reunião dos parlamentares do partido com o senador Tasso Jereissati.
O partido cansou-se de esperar pelo governador Cid Gomes (PSB), que, enquanto flerta com PT e PSDB, não define uma posição sobre a segunda vaga no Senado.
Para a primeira, já anunciou apoio a Eunício Oliveira (PMDB). O candidato não será Tasso. O partido discutirá um nome nas próximas duas semanas.
Com isso, ganha José Serra (PSDB) que, talvez situação que não se repetisse em nenhum outro estado, não teria candidato a governador que o apoiasse no Ceará.
As informações são da jornalista Hébely Rebouças, do O POVO.
Evento reúne fiéis em show evangélico
Projeto
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Senado aprova divisão dos royalties do pré-sal
Os senadores aprovaram, por 41 votos a favor e 28 contra, na madrugada de hoje, a emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que trata da divisão de royalties do pré-sal. Segundo a proposta de Pedro Simon, o valor arrecadado com os royalties deve ser divido igualmente entre todos os estados e municípios, conforme critérios do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.
Para não prejudicar os estados produtores, que atualmente ganham mais para compensar os impactos da exploração, a União pagará aos estados, com sua parte nos royalties, a diferença recebida a menos com o novo modelo de divisão. A matéria volta para a apreciação da Câmara. A expectativa, agora, dos senadores dos estados produtores que fazem parte da base aliada é que o presidente Lula vete a emenda ou que o Supremo Tribunal Federal a considere inconstitucional.
"A expectativa é que o Lula vete, mas já vou pedir ao governador Paulo Hartung que estude uma ação de inconstitucionalidade. O Espírito Santo deve buscar [o seu direito] no Supremo, já que a Casa da Federação aprovou esse absurdo", afirmou o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
O líder Romero Jucá chegou a propor que o projeto sobre royalties fosse votado no dia 9 de novembro, para afastar as discussões sobre o tema do clima eleitoral, mas com a emenda do senador Pedro Simon, as discussões sobre os royalties dominaram os debates durante a noite.
fonte: http://dinheiro.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=24526831
Acusados de tortura a editor de jornal de Juazeiro trabalham na segurança do prefeito
Entre os autores, estão os guardas municipais Cícero Facundo Sampaio e Regilânio Pageu dos Santos. O terceiro acusado, identificado como Ademilton Alves Vieira, se diz amigo dos dois primeiros. Cícero e Regilânio trabalham também na segurança pessoal do prefeito de Juazeiro, Manoel Santana. Todos negam ter participado do crime.
Durante entrevista, o delegado disse ainda que existem mais outras três pessoas suspeitas a serem apresentadas: um ’suspeito da autoria intelectual’ (o mandante) e dois ’suspeitos materiais’ (aqueles que praticaram a ação).
Até o momento, 31 testemunhas já prestaram esclarecimentos. Até o final do inquérito, que deve terminar no próximo dia 20, outras 19 pessoas ainda devem ser ouvidas.
Segundo o delegado, a Polícia chegou aos acusados através de investigações. “Um celular encontrado dentro do carro usado no rapto da vítima foi peça chave para chegar aos três detidos”, disse Levi. A prisão preventiva deles ainda será solicitada.
Editor continua acusando o prefeito
O editor do jornal, Gilvan Luis, continua achando que o mandante do atentado foi o prefeito de Juazeiro. A vítima disse que está bem de saúde e acompanha as investigações.
Hoje à tarde, houve um protesto em frente à praça da Prefeitura. Durante o movimento, dezenas de manifestantes cobraram justiça e disseram que não vão ficar calados até o caso ser solucionado totalmente.
Redação Jangadeiro Online
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Presidente diz que Ciro ajudou
O presidente, em entrevista à Rádio Jangadeiro, na manhã de ontem, destacou a boa relação que mantém com o deputado Ciro Gomes, classificando-o como um amigo para todas as horas. O petista disse ainda que, apesar de ter planos para descansar por um período após passar a faixa presidencial para seu sucessor, declarou que não pretende sair da vida pública, pois coloca que tem muito a contribuir. Ele também voltou a mencionar que seu Governo retomou o ciclo de investimentos em infraestrutura e que o Ceará recebe muitos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ciro Gomes esteve licenciado do seu mandato de deputado federal por 30 dias, logo após o PSB anunciar apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Recentemente, Cid Gomes (PSB), em audiência com o presidente Lula, garantiu que ele e Ciro farão campanha no Ceará para Dilma Rousseff (PT). (DN).
Bando rouba 22 notebooks de ônibus do Estado
Os assaltantes renderam o vigilante da escola e o motorista do ônibus e roubaram 22 notebooks de última geração e uma TV de plasma de 32 polegadas.
Ainda se refazendo do susto, o motorista do ônibus, Francisco Eudes Soares, 36, revelou à Reportagem os momentos de tensão que viveu sob a mira das armas dos assaltantes.
"Um (bandido) entrou pela janela e me obrigou a abrir a porta. Quando os outros apareceram, me forçaram a abrir os lacres de todos os notebooks e carregar os computadores até o muro da escola", contou Eudes.
Do outro lado do muro, uma mulher e um homem colocavam os equipamentos em um veículo, enquanto dois assaltantes permaneciam com o vigilante da escola que havia sido rendido. Outros dois continuavam intimidando o motorista, com ameaças e espancamento.
Após o motorista carregar o último notebook, veio o momento mais tenso. Um dos assaltantes, que parecia comandar a ação deu a ordem. "Ele disse: Leva para dentro e mata. No caminho até o ônibus minhas pernas pesavam. Achei que ia morrer", disse. Em seguida, o motorista e o vigilante foram trancados dentro do veículo e só saíram dez minutos depois, com medo dos assaltantes ainda estarem no local. (DN).
terça-feira, 8 de junho de 2010
Partidos definem datas das suas convenções
No campo dos partidos que se classificam como de esquerda a possibilidade de aliança é muito remota e a tendência é de que sejam apresentados três candidatos à sucessão estadual: Soraya Tupinambá - PSOL; Maria da Natividade - PCB e Francisco Gonzaga - PSTU.
A data estabelecida pela Justiça Eleitoral para os partidos políticos realizarem coligações com o propósito de escolher os seus candidatos e homologar coligações com outras legendas começa na próxima quinta-feira e termina no dia 30 deste mês.
Entre as agremiações que vão participar da disputa eleitoral deste ano a maioria deverá realizar suas convenções na última semana do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dirigentes de algumas agremiações atribuem à falta de definição da coligação que vai patrocinar a candidatura de Cid Gomes ao fato de não terem escolhido ainda a data e o local da sua convenção.
Como o Partido Socialista Brasileiro, presidido pelo governador Cid Gomes, marcou sua convenção para o dia 27, no ginásio esportivo do Colégio Evolutivo, as legendas que pretendem se coligar com o PSB estão marcando para a mesma data e local as suas convenções estaduais. Este é o caso, por exemplo, do PSDC, do PMN, PRTB, PT do B, PTN, PP, PTB e PRB, entre outros.
Adiamento
O PDT já havia marcado sua convenção para o dia 19, mas como fará uma aliança com o partido do governador adiou para o dia 27, nas dependências do Náutico Atlético Cearense. O PHS também fará sua convenção dia 27, mas no auditório da Assembleia Legislativa. O PCdoB vai começar a sua convenção no dia 26 e no dia 27 conclui, no mesmo local da convenção conjunta dos partidos da base de apoio do governador. Também acenam com a possibilidade de realizarem suas convenções na mesma data e local o PT e o PMDB. Estes ainda aguardam um encontro com o governador para fecharem a coligação.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) trabalhava com a possibilidade de realizar sua convenção no dia 19, mas, ontem, os tucanos já anunciavam o adiamento. O DEM vai realizar sua convenção em conjunto com o PSDB. Embora não tenham definido ainda os locais, o PSOL marcou a sua convenção para o dia 26, o PSC para o dia 29 e o PV para o dia 30. A convenção do PPS está marcada para o dia 29 no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. A direção estadual do PR ainda estuda a data para fazer a reunião que homologará suas candidaturas. (DN).
São João anima a região Norte
domingo, 6 de junho de 2010
Acompanhe terremotos, maremotos e erupções vulcânicas ao redor do planeta
Para mostrar o que está acontecendo ao redor do mundo, e matar a curiosidade de muita gente, o site Painel Global oferece informações em tempo real sobre eventos climáticos.
sábado, 5 de junho de 2010
Ceará recebe chuva da pós-estação
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Homem morre após fugir de briga em festa na Praia do Futuro
Na tentativa de se esconder dos homens que tentavam pegá-lo, pulou o muro de uma pousada e os hóspedes tentaram contê-lo. O Ronda do Quarteirão foi acionado, mas quando chegou ao local o homem já estava morto.
Não se sabe se ele foi assassinado pelos hóspedes da pousada ou pelas pessoas com quem entrara em luta corporal durante a festa na Praia do Futuro.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
PRF descobre desvio de combustível em Umari
Flagrante
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Icasa atropela ex-líder Bahia
Com o resultado, a equipe do Cariri chegou aos 10 pontos na classificação e encostou no pelotão de frente da Série B.
As duas equipes travaram um duelo em ritmo acelerado. Pelo lado do Icasa, Júnior Xuxa dava o toque de talento que suplantava a forte marcação imposta pelos baianos. Mas, demorou um pouco para as primeiras jogadas de maior categoria terem seu espaço na partida, pois os primeiros 20 minutos foram de muitas faltas de ambos os lados.
Com dificuldade de penetração na área, por parte das duas equipes, o primeiro gol surgiu da chamada "bola parada". Júnior Xuxa cobrou falta, a bola bateu na barreira e entrou no alto da trave, surpreendendo o goleiro Omar, do Bahia. Era o primeiro gol do Verdão.
Júnior Xuxa iria protagonizar outro lance espetacular. Pantico escapou pela esquerda do ataque. De lá, derivou para o meio e tocou para Júnior Xuxa. Na área, ele driblou dois marcadores, e chutou rasteiro, ampliando o placar para 2x0.
Reação
O Bahia tentou partir para a reação, com chutes de fora da área. Assim aconteceu aos 33 minutos. Wander roubou a bola no meio de campo e chutou forte, mas Marcelo Pitol espalmou para escanteio. Rodrigo Grall ainda tocou por cima da trave, após bate-rebate. (DN).
Bandidos atacam agência do BB de Piquet Carneiro
O grupo apareceu em um Gol vermelho, placas BNH-8793, de São Paulo. Os ladrões chegaram a jogar gasolina sobre o automóvel para queimá-lo. Não houve tempo. Foram surpreendidos com a chegada da Polícia. Um caminhão chegou a ser utilizado para bloquear a saída dos assaltantes. Eles pegaram o gerente da agência, Domingos Sávio Alves; e o subgerente, Clodomiro Moreira Carvalho como reféns. O padre de Piquet Carneiro, Lázaro Augusto, também foi rendido. Em seguida, a quadrilha obrigou a retirada do utilitário e fugiu no Crossfox do pároco, levando os dois funcionários do banco, mas ambos foram logo libertados a cerca de sete quilômetros da cidade, próximo ao Sítio Mororó.
Os assaltantes abandonaram o carro do padre na localidade de Zorra, já no Município de Mombaça, e entraram na mata. Além de equipes das polícias Civil e Militar de Piquet Carneiro, patrulhas de Mombaça e até de Iguatu cercaram a região. Mas até o fim da noite eles não haviam sido localizados, mas as buscas continuavam.
A quantia em dinheiro roubada pelos assaltantes não foi divulgada. Este foi o 11º assalto a banco no Interior do Ceará este ano. Dois deles ocorreram na vizinha cidade de Pedra Branca, outros dois em Novo Oriente, e um nas cidades de Aiuaba, Banabuiú, Guaraciaba do Norte, Nova Russas, Orós e Saboeiro.
A ação criminosa, segundo o delegado regional de Senador Pompeu, Carlos Teófilo, durou exatos sete minutos.
Correios
Crime