Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cantoria em Reriutaba

O poeta e violeiro de Reriutaba Ivan Viana foi desafiado pelo seu colega pernambucano Maximínio Bezerra. O duelo dos cantadores será realizado hoje, dia 30 de abril, às 19h30min, no Centro de Referência de Assistência Social de Reriutaba, município que fica na Zona Norte. A cantoria contará com a participação do violeiro sobralense Antonio Pontes. A promoção é da Secretaria da Cultura do Município.

Ciro Gomes se licencia da Câmara por 30 dias

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se licenciou nesta quinta-feira, 29, do mandato parlamentar pelo prazo de 30 dias. No documento encaminhado ao presidente da Casa, o deputado alega motivos pessoais para o afastamento e pede que a licença seja sem remuneração.

O suplente de Ciro não será convocado. A convocação de suplente só se dá quando o parlamentar se licencia por 120 dias ou mais. O parlamentar deverá reassumir o seu mandato no dia 28 de maio.

A assessoria de imprensa do parlamentar não informou o que ele pretende fazer durante sua ausência.

Os integrantes do PSB já esperavam o pedido de licença. A expectativa é que após esse período de reclusão Ciro se dedique às campanhas do partido no estado. Há expectativa também se ele suba no palanque da ministra Dilma Rousseff (PT).

O deputado havia se lançado pré-candidato à Presidência da República, mas teve a sua pré-candidatura negada pelo seu partido nesta semana.

Polícia Fedral nas Prefeituras - Desvio de recursos públicos

A Polícia Federal, ontem, cumprindo 20 mandados de busca e apreensão em prefeituras e residências de suspeitos em desviar recursos das administrações municipais, apreendeu documentos e equipamentos, além de três pessoas relacionadas com processos das prefeituras de Maracanaú, Itaitinga, Aracati, Fortim, Cariús, Beberibe, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixeré, Miraíma e Pacujá. As pessoas que foram presas são: Elias Neves Neto, Alan Galdino e José Luís de Araújo Lima.

Representantes da Polícia Federal, do Ministério Público Estadual e da Controladoria Geral da União (CGU), comunicaram oficialmente os fatos à imprensa em uma coletiva à tarde passada, na sede da Superintendência da Polícia Federal.

A nova operação desenvolvida ontem, denominada de Gárgula II, alcançou 11 municípios cearenses. Nessas localidades foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão e seis de prisão. Três pessoas foram presas, duas não encontradas já se comprometeram em se apresentar à Superintendência da Polícia Federal em Fortaleza hoje. Um está sendo considerado foragido. As investigações visam apurar irregularidades em licitações e desvio de recursos públicos federais, estaduais e municipais nos municípios de Maracanaú, Itaitinga, Aracati, Fortim, Cariús, Beberibe, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixeré, Miraíma e Pacujá.

Continuidade

O superintendente da Polícia Federal, delegado Aldair Rocha, declarou que a Gárgula II é uma continuidade das atividades das operações Gárgula I e Província. Na primeira, deflagrada em dezembro do ano passado, foram realizadas nos municípios de Aquiráz, Eusébio e Guaramiranga. Já na segunda (Província), realizada no início de março, as ações ocorreram em Pacatuba e Nova Russas.

Aldair Rocha relatou que, de 2007 a 2010, somente de recursos da União para os 11 municípios, objeto das investigações da Gárgula II, foram disponibilizados R$ 124 milhões, dos quais R$ 57 milhões foram liberados. Ele estima que de 20 a 30% de tal montante foi desviado em licitações fraudulentas. "Foram apreendidos documentos de procedimentos licitatórios, equipamentos de informática, em residências e prefeituras. O esquema é o mesmo, criação de empresas de fachada para fraudar, então, o concurso licitatório", ressaltou, citando os possíveis crimes de formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica, corrupção ativa e corrupção passiva.

Os recursos da União são provenientes de projetos das prefeituras em parceria com a Funasa e o Dnocs e outros órgãos. O promotor de justiça, Eloilson Landim citou os seis nomes que tiveram mandados de prisão temporária decretados: Eduardo Teixeira Soares Lima (engenheiro que prestou serviços em Senador Pompeu, Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro), Elias Neves Neto (vereador do Município de Acopiara), Antônio Alexandre Amora Frota Filho, Alan Galdino Albuquerque, José Luís de Araújo (empresário) e Raimundo Rodrigues de Sousa (Secretário de Administração de Pacujá e esposo da prefeita daquele Município. (DN).

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tasso começa pelo Cariri a formatar seu palanque pró-reeleição

O palanque do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, no Ceará vai ser mesmo o palanque pró-reeleição do senador tucano Tasso Jereissati. Em termos práticos e longe da discussão de que o PSDB terá candidato ao Governo do Estado, há movimentação nesse sentido.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), por exemplo, acaba de ser designado por Tasso Jereissati, para coordenar sua campanha e a de Serra em 12 municípios da Região do Cariri. O próprio prefeito dá a informação. A missão ficou acertada durante encontro dele com Tasso na última segunda-feira, 26, em Fortaleza. Esse tipo de estratégia ocorrerá em vários pontos do Estado, segundo assessores de Jereissati.

“Nós vamos coordenar a campanha no chamado Cariri Oriental, que envolve o Crato e municípios como Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Campos Sales, Nova Olinda, Salitre e Santana do Cariri”, informou o prefeito, acrescentando mais: é a favor do apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). (O Povo).

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Em nota, Ciro diz que decisão do PSB é 'erro tático'. Opine

O deputado Ciro Gomes divulgou nota na noite desta terça-feira, 27, criticando a decisão da Executiva Nacional do PSB. Reunida em Brasília, a direção do partido oficializou a desistência de disputar a Presidência com candidatura própria.

Numa nota intitulada "Ao rei tudo, menos a honra", Ciro chamou a decisão do PSB de "erro tático". "Acho um erro tático em relação ao melhor interesse do partido e uma deserção de nossos deveres para com o País", escreveu.

Porém, Ciro promete obedecer a decisão do partido. "Não é hora mais, entretanto, de repetir os argumentos claros e já tão repetidos e até óbvios. É hora de aceitar a decisão da direção partidária. É hora de controlar a tristeza de ver assim interrompida uma vida pública de mais de 30 anos dedicada ao Brasil e aos brasileiros e concentrar-me no que importa: o futuro de nosso País!"

No texto, o deputado diz que seu engajamento com o partido dependerá dos rumos do projeto que o PSB apresentará para o País. "Meu entusiasmo, e o nível de meu modesto engajamento, entretanto, compreendam-me, por favor, meus companheiros, irão depender do encaminhamento, pelo partido, de minhas preocupações com o Brasil, com nossa falta de um projeto estratégico de futuro, com a deterioração ética generalizada de nossa prática política, com a potencial e precoce esclerose de nossa democracia."

Decisão

O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, oficializou nesta terça-feira a decisão do partido de não lançar candidatura própria à sucessão presidencial. A posição, firmada em encontro da Executiva do partido, em Brasília, acaba com a expectativa do deputado federal Ciro Gomes de concorrer ao Planalto nas eleições de outubro.

"(O partido) Avalia como correta e consequente a participação do PSB no governo Lula. As eleições de outubro não estão definidas. O PSB está pronto para ampliar a sua presença nas eleições estaduais e no Senado", disse Eduardo Campos.

Em um encontro que durou quase três horas, os integrantes da Executiva do PSB resolveram conservar a aliança com o PT nos estados. O único sinal favorável a Ciro era um adesivo colado na porta da sala de reuniões do PSB com o dizer: “Agora é Ciro”. Os socialistas esperam pavimentar, ao lado dos petistas, acordos para lançar 11 candidatos a governador e seis ao Senado.

Ciro não participou da reunião, e alegou que gostaria de deixar os colegas de partido à vontade para decidir sobre o seu futuro. Prefeitos, parlamentares e demais lideranças do PSB também acompanharam o encontro.

Negociações

As lideranças do partido discutiam a candidatura com o deputado desde a semana passada. Ele insistia em concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na última quinta-feira, após reunião com Lula, Eduardo Campos afirmou que Ciro mantinha a decisão de disputar a Presidência, mas que o posicionamento do partido seria decidido nesta terça pela Executiva, após consulta aos diretórios estaduais.

Em entrevista aos Diários Associados um dia antes, o próprio presidente Lula havia dito que conversaria com Ciro. Porém, em entrevista ao SBT no dia 23, o deputado afirmou que Lula estava perdendo a humildade e reclamou que o presidente nunca tratou de candidatura com ele. "Por que ele não pode tratar esses assuntos com franqueza? Por que não trata comigo cara a cara, francamente?", questionou. (O Povo).

Famílias ficam sem abastecimento d´água

Martinópole Um serviço de recuperação na tubulação do sistema de abastecimento d´água deste município, executado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), tem deixado a população sem condições de abastecimento. O trabalho iniciado há quase um mês não avança e tem deixado os moradores revoltados com a situação. "Sabemos que os operários estão com boa vontade de executar o serviço, mas deveriam ter feito por etapa", disse o morador Obadias Lopes Jonas, que inclusive pede a suspensão da cobrança enquanto o sistema não volta à normalidade.

"Para que a gente não fique sem água dentro de casa, estamos indo até a sede da Cagece", disse a dona de casa Francisca Maria Alves, que mora na Rua 26 de Março, uma das mais prejudicadas. Outros moradores de localidades mais distantes do Centro também enfrentam dificuldades com a falta d´água.

Eles residem nos bairros da Cohab, João Paulo II e Jubina. Francisco das Chagas Moura, conhecido como "Seu Lula", diz que depois que o caos se instalou na cidade, é obrigado a fazer um percurso de três quilômetros para conseguir água.

A solução, segundo ele, seria a colocação de um carro-pipa para atender essas comunidades. "Até um poço que tinha próximo a localidade onde moro, e que servia para a gente se abastecer, a Cagece resolveu fechar", reclama Valdízia Luis Santos Aquino. A localidade que ela se refere é o Barrocão, onde residem cerca de 20 famílias.

Qualidade

Antônio Feijó Farias reclama não só da interrupção do serviço, como também denuncia que a água fornecida não é de boa qualidade. Quando o motor apresenta defeito, a cidade também fica sem água.

"Deveria o órgão ter um outro equipamento para entrar em operação quando esse apresentar defeito", disse. A aposentada Maria Sampaio reclama que, por causa da falta d´água, está sentido dores no corpo. "Como sou uma pessoa doente, estou sofrendo com fortes dores pelo corpo. Acredito que é devido aos baldes d´água que estou carregando", disse a aposentada.

Emergencial

A gerencia regional da Cagece, em Sobral, responsável pela execução do serviço, adiantou que o trabalho foi feito de forma emergencial. "A tubulação ali existente era de cano fabricado de aço carbônico e vinha apresentando problemas. Por isso houve a necessidade da troca imediata da tubulação", disse o gerente da Unidade de Negociação da Bacia do Coreaú e Acaraú, Silvestre Gomes Coelho.

O abastecimento das localidades é feito pelo Açude Jardim, distante oito quilômetros da sede. A água, segundo Silvestre, chega de forma bruta e somente depois que receber o tratamento adequado é fornecida aos moradores de Martinópole.

O gerente da Unidade acrescentou, também, que há cerca de seis anos foi feita uma recuperação em parte da rede de tubulação que leva água para o reservatório. "Houve a troca da tubulação antiga por canos de 200mm de diâmetro, mas ficou faltando 1,8 metros e foi exatamente esse trecho que apresentou problema", disse Silvestre.

Ele assegurou que o abastecimento de água foi normalizado desde o último sábado e, esta semana, outras localidades terão de volta o abastecimento.

Votorantim anuncia nova fábrica no Ceará

Tendo recentemente investido R$ 50 milhões na construção de uma unidade de moagem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), a Votorantim Cimentos já anunciou ontem que instalará uma nova fábrica no Ceará.

Esta será a terceira do grupo no Estado, que também possui uma cimenteira em Sobral. O novo projeto faz parte de um plano de expansão da empresa no País, no qual investirá R$ 2,5 bilhões até 2013. Ao todo, serão oito novas fábricas, gerando cerca de sete mil empregos no País. Além do Ceará, receberão unidades os estados de Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Pará, este último recebendo duas fábricas.

Este investimento fará com que a Votorantim Cimentos coloque no mercado mais de 10 milhões de toneladas produzidas, elevando a capacidade produtiva total da companhia a 42 milhões de toneladas.

No Ceará, com o novo aporte, será acrescentada uma capacidade de produção de 750 mil toneladas/ano. A previsão é de que o novo empreendimento entre em operação em 2012. (DN).

Paralisação do Ronda atinge Sobral e outras em cidades do Interior

A paralisação das viaturas da Polícia também atingiu este Município na Região Norte do Estado (a 233Km de Fortaleza), onde o programa Ronda do Quarteirão foi implantado em junho do ano passado.

Com pouco mais de 180 mil habitantes, Sobral foi o primeiro Município fora da Região Metropolitana de Fortaleza a receber o Ronda do Quarteirão, que foi distribuído em 10 áreas e a tropa e composta por 90 policiais militares.

Na tarde de ontem todos resolveram seguir a estratégia iniciada na Capital e pararam todas as viaturas modelo Hilux, com a mesma alegação de que os veículos não possuem a documentação original, bem como (eles, PMs) não foram treinados para guiar veículos desse porte, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige que os guiadores tenham passado pelo Curso de Direção de Veículos de Emergência.

"Nenhum dos policiais lotados no programa em Sobral possui tal habilitação. Mas a segurança da população estará garantida só que outra forma. O policiamento está sendo feito a pé, com concentração nas principais praças da cidade", disse o advogado Lintor Torquato, que acompanhava os PMs. O comando do programa em Sobral não quis se manifestar. Já o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Gilvandro Oliveira, informou à Reportagem, por telefone, por volta das 22h30, que a informação não tinha fundamento. ´Aqui, a situação está tranquila. Em momento algum houve paralisação. O policiamento está sendo feito normalmente´, garantiu o oficial.

Canindé

Também houve registro de paralisação do serviço de patrulhamento na cidade de Canindé (a 97Km de Fortaleza), um dos Municípios do Interior que, por ter população superior a 100 mil habitantes, foi contemplado com o programa Ronda do Quarteirão pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Ali, o trabalho é coordenado pelo 4º BPM.

Até a noite passada o Comando do Policiamento do Interior (CPI) não havia informado se em outras cidades interioranas do Ceará, onde existe o ´Ronda´ havia sido registrada também paralisação das viaturas, como ocorreu em Fortaleza.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Em nota, PSB nega retaliações a Ciro Gomes

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) enviou ontem à tarde nota a imprensa, onde nega que a cúpula partidária esteja defendendo retaliações ao deputado federal Ciro Gomes para que perca cargos no governo.

De acordo com informações publicadas ontem pelo jornal O Estado de São Paulo, a proposta seria resposta às críticas que Ciro têm feito contra o governo Lula, de quem o PSB é aliado.

No comunicado, a Comissão Executiva Nacional do partido afirma que o deputado "está empenhado na defesa, legítima, de sua pré-candidatura à Presidência da República" e que o partido decidirá sobre o assunto nesta terça-feira.

A Executiva também refuta a informação de que o ministro Pedro Brito, da Secretaria de Portos, seria o principal alvo dos desafetos de Ciro no partido. De acordo com o comunicado, o ministro, que é homem de confiança de Ciro Gomes, permanecerá no cargo "enquanto o desejar o Presidente da República". A pasta foi criada em 2007 como resposta a uma reivindicação do PSB por mais espaço no governo.

A revolta de Ciro deu-se após o PSB bater o martelo contra sua candidatura, baseado na queda das pesquisas e falta de alianças. A reunião da Executiva Nacional do PSB que vai selar o futuro de Ciro Gomes está marcada para hoje à tarde. O deputado não vai comparecer ao encontro que será comandado pelo presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e pelo vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. Ciro já anunciou que após a decisão ser oficializada não vai se candidatar a nenhum cargo eletivo este ano. (DN).

Entrada da PF será pedida na investigação

inda esta semana, a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Nordeste (Renap) deve entrar com um pedido junto ao Ministério Público do Estado para que a investigação do assassinato do líder comunitário José Maria Filho seja federalizado. A decisão foi tomada durante reunião realizada, na manhã de ontem, na sede da Cáritas Diocesana, na Capital cearense. O agricultor foi brutalmente assassinado na última quarta-feira, em Limoeiro do Norte. José Maria Filho era conhecido pela luta contra o uso irregular de agrotóxicos e a concentração fundiária na Chapada do Apodi. O agricultor foi executado com 19 tiros no tórax e, também, na cabeça. Seu corpo foi encontrado por populares jogado no asfalto, ao lado da moto que pilotava.

"Como este é um caso que envolve direitos humanos e teve grande repercussão nacional, a legislação prevê que a investigação possa ficar a cargo da Polícia Federal", argumenta o advogado da Recap, Davi Rocha, acrescentando que o pedido não exclui uma participação conjunta das Polícias Federal e Civil, que atualmente é responsável pelo caso. (DN).

Clima de medo

Apesar da expectativa em conseguir a federalização do caso, o advogado da Recap reconhece que este é um processo difícil. "No caso da freira Dorothy Stang, que foi assassinada no Pará, não se conseguiu a federalização mesmo com toda a repercussão que causou. Mas vamos lutar para que este caso no Ceará seja diferente", reforça Davi Rocha.

A reunião foi realizada a portas fechadas, as fotos foram tiradas antes do início. Foi argumentado que muitas pessoas estavam com medo de falar com a presença da imprensa, por conta do clima de medo na região desde que ocorreu o assassinato. Durante a reunião, que contou com a participação de diversas entidades e movimentos sociais, também se discutiu o fato de os moradores do Sítio Tomé e Cabeça Preta, localidades mais atingidas pelo problema dos agrotóxicos denunciados por José Maria Filho, estarem assustados com a possibilidade de represálias depois da morte do líder comunitário.

O assessor de comunicação da Cáritas Diocesana, Eduardo Campelo, comentou que, durante a reunião, um morador ligou dizendo que havia sido convocado para depor no caso, mas que estava com medo e pediu orientação jurídica dos advogados do Renap. Outras pessoas também devem receber este suporte.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

DIA DO TELEGRAFISTA

Maio é um mês repleto de comemorações para o Radioamadorismo.
No dia 05 de maio teremos o Dia Nacional das Comunicações.
O dia 17 de maio será o Dia Internacional das Comunicações.
Finalmente, o dia 24 de Maio será o Dia do Telegrafista.
Vasculhando a história nos deparamos com a existência dos telegrafistas desde o ano de 1884, uma vez que a primeira linha telegráfica foi construída em 24 de maio de 1884, ligando as cidades de Washington e Baltimore, nos Estados Unidos.
Quem transmitiu a primeira mensagem, usando essa linguagem nova foi Samuel Finley Breese Morse, ao escrever em inglês “ What had God wright “ ( O Que Deus escreveu! ), frase que foi repetida por outro telegrafista, em Baltimore. Em Washington, onde terminavam os postes com fios elétricos que conduziam a telegrafia, tinham como fim de linha, a sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Como não poderia deixar de ser, o próprio governo foi o primeiro usuário desse tipo de serviço, com a finalidade também de enviar e receber mensagens entre seus pares.
Para quem visita ainda hoje essa sala do Supremo Tribunal, se depara logo na porta, com uma placa alusiva a Morse, com aquela data.
O telégrafo se tornou, desde então, uma invenção muito importante para as comunicações, encurtando as distancias, através de um único e simples manipulador de telegrafia que, através de pontos e linhas, deu um grande impulso ao desenvolvimento dos países, no mundo inteiro.
Aqui no Brasil, a invenção de Morse foi muito elogiada por Getúlio Vargas que, na época, evocou Morse como um grande herói, dizendo em seus discursos que ele ( Morse ) foi um grande herói, não só na descoberta da telegrafia, mas também como grande pintor, estudante de artes na Inglaterra, onde fez suas exposições na Academia Real de Londres, ao mostrar retratos pintados por ele, de muitos cidadãos importantes daquela época. Morse foi também professor de pintura e escultura da Universidade de New York.
Um pouco da história de Morse: quando morava em Paris, Morse iniciou os seus estudos de eletricidade, tornando-se físico, logo depois desenvolvendo experiências voltadas para o envío de mensagens a longas distancias, feitas num pequeno e improvisado laboratório. Foi através dessas experiências que Morse chegou à invenção do telégrafo por fios, que é um sistema de circuito eletromagnético. Foi depois dessa invenção que Morse criou o alfabeto em telegrafia, o qual levou o seu nome.
No Brasil o sistema Morse foi utilizado largamente nos Correios e Telégrafos, bem como nas Estradas de Ferro de todo o país. Depois foi utilizada por rádio, a Radiotelegrafia, em várias instituições de todos os países, inclusive o Brasil, por delegacias de polícia, Reitorias, firmas comerciais, pelos próprios Correios e Vias Férreas, etc..
Atualmente a telegrafia só é usada por muitas instituições, como via opcional em casos de emergências, cabos submarinos interligando países, Faroleiros de navios de guerra, aeronáutica e exército, bem como pelos Radioamadores, como “Hobby”, ou em casos de emergências, quando não existir propagação, ou na falta de meios de comunicações usados nos dias de hoje, como a telefonia e as transmissões digitais.
O exército, marinha e aeronáutica da Inglaterra ainda adotam a Radiotelegrafia em suas comunicações e o que fez a Inglaterra ganhar a guerra contra as Malvinas foram transmissões em radiotelegrafia usando a estática como “carrier”. Enquanto os argentinos esperavam escutar nos seus rádios comunicações em SSB, AM ou mesmo Radiotelegrafia pura, dos navios e aviões de guerra da Inglaterra que se dirigiam para lá, foram surpreendidos pelo grande truque ESTÁTICO RADIOTELEGRÁFICO!
Nos EUA, mais precisamente na Pensilvania, a faculdade de Medicina dalí está aconselhando as pessoas a aprenderam radiotelegrafia, pois está provado que a prática do Morse evita a doença conhecida como Alzheimer.
Além disso, aqui mesmo no Brasil, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, médicos estão orientando os doentes acometidos de Acidente Vascular Cerebral e Trombose Vascular Cerebral a praticarem telegrafia com os seus familiares, pois esses acometidos dessas doenças ficam impossibilitados de falar. A coisa funciona assim: simplesmente um familiar do paciente segura uma tabela com o código Morse e o paciente vai batendo com o dedo num manipulador e formando as palavras e frases que ele quer falar para a família!

P T 7 V O I S I D N E I

Dilma rebate Ciro e se defende

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou ontem que tem todas as credenciais para disputar a sucessão nacional. Ela listou os cargos que já ocupou no governo ao comentar críticas do deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Na semana passada, Ciro disse que o pré-candidato José Serra (PSDB) era mais preparado porque já foi governador, prefeito e ministro.

"Eu respeito, tenho admiração, tenho amizade pelo Ciro Gomes. A opinião dele é opinião dele. No que se refere à posição do Ciro Gomes, não tenho o que comentar. (...) Da minha parte acho que tenho todas as credenciais para ser candidata à Presidência``, disse.

Dilma concedeu entrevista durante o encontro estadual do PT, na quadra da Portela, na zona norte do Rio de Janeiro. Ela lembrou que já foi secretária de Fazenda de Porto Alegre, secretária das Minas e Energia do Rio Grande do Sul, ministra de Minas e Energia e ministra da Casa Civil.

Além de listar os cargos já ocupados, Dilma disse que participou de todas as grandes lutas políticas do País, como a resistência à ditadura, as Diretas, o movimento pela Anistia e o ressurgimento da democracia.

"Tenho militado no PDT por um tempo e agora nos últimos 12 anos, 10 anos no PT. Então eu tenho a minha experiência política. Dirigi a Casa Civil e lá coordenei os programas de governo do presidente Lula. É assim que vou me apresentar``, afirmou.

Sobre quem apoiará no Rio, Dilma disse que o palanque do governador Sérgio Cabral (PMDB) é o único do PT no Estado. Sobre a possibilidade de subir no palanque do pré-candidato a governador Anthony Garotinho (PR), Dilma disse que ``no que se refere a outros palanques, a coordenação da minha campanha e todos os partidos da base aliada vão decidir as condições, se vai haver algum outro palanque``.(O Povo).

Sugestões para mudar o Regimento da Casa Legislativa

A Constituição do Estado do Ceará passou, recentemente, por modificações em seu texto. Foi adequação à Carta Federal. A alteração na Constituição do Estado em nada mudou as regras de funcionamento da Assembleia Legislativa, mas alguns deputados estão reclamando modificações no Regimento Interno do Legislativo, sob o argumento de que se fazem necessárias para o melhor desenvolvimento das sessões.

O vice-líder do PSDB na Assembleia, deputado Tomás Figueiredo, embora lembre que o Regimento Interno do Legislativo já tenha passado por algumas modificações recentes, já nesta legislatura, pondera que ainda precisa de algumas adaptações, dentre elas, uma definição mais aprofundada das competências da Corregedoria e Procuradoria da Casa.

O parlamentar que é o corregedor da Assembleia, reconhece que muitas vezes sente dificuldade em delimitar até onde vão as suas funções frente à Corregedoria. Ele pondera que as competências da Corregedoria não estão totalmente dispostas no Regimento Interno. "Então nós consultamos o Departamento Legislativo e a presidência", enfatiza.

Além disso, Tomás salienta que a organização dos pronunciamentos também deveria passar por mudanças. A sugestão do tucano é colocar o tempo de liderança em um horário mais nobre durante as sessões ordinárias. Atualmente a divisão do tempo para a oratória reserva 10 minutos para o tempo de liderança que ocupa o penúltimo lugar na ordem de pronunciamentos, que precede apenas as explicações pessoais.

"Seria uma forma de valorizar os partidos. Um tempo exclusivo para os líderes que não poderia ser transferido a outros membros do partido. Devolveria aos líderes uma certa importância", argumenta.

O líder do bloco PT-PSB-PMDB, deputado Welington Landim (PSB) também quer a valorização do tempo de liderança. Para ele, esse espaço reservado para os líderes, deveria ser o primeiro na ordem de pronunciamentos das sessões.

O parlamentar argumenta que o tempo de liderança perde sua função quando está disponível apenas no final da sessão e, muitas vezes, atesta, é usado como extensão de um debate iniciado no segundo expediente que antecede o tempo de liderança.

Landim afirma que já propôs essa mudança durante reunião com os líderes partidários, mas não houve consenso. Ele alega que o tempo de liderança deveria ser reservado apenas para discutir questões de interesse partidário. (DN).

Prefeito Leônidas Cristino recebe hoje prêmio do Sebrae

Os gestores municipais que mais ajudaram ao crescimento das micro e pequenas empresas recebem, hoje, às 14h30, no edifício-sede do Sebrae/CE, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Iniciativas como o incentivo à formalização, à capacitação empreendedora, investimento em desenvolvimento sustentável e prioridade para as micro e pequenas empresas nas Compras Governamentais, ajudaram os prefeitos Antônio Peixoto Saldanha, de Barreira; Leônidas Cristino, de Sobral; e Roberto Pessoa, de Maracanaú, a vencerem a premiação deste ano.

Também receberão troféus, os vencedores na categoria "Destaques temáticos": Odilon Silveira, de Tauá, pelo seu Programa de Compras Governamentais; Leônidas Cristino, de Sobral, pelo projeto "Educação Empreendedora e Inovação"; e Washington Goes, de Caucaia, pelo tratamento dado à "Formalização de Empreendimentos".

Outros 16 gestores receberão o Selo Prefeito Empreendedor. As prefeituras são: Aiuaba, Aracoiaba, Campos Sales, Cascavel, Crateús, Independência, Irauçuba, Jucás, Mauriti, Várzea Alegre, Milhã, Araripe, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu e Ocara. E receberão certificado de participação os prefeitos de Varjota, Juazeiro do Norte, Meruoca, Reriutaba, Ipu, Fortim, Itaiçaba, Pindoretama, Aracati e Boa Viagem.

Administrando um dos municípios mais novos do Estado, com 23 anos de fundação e distante 75 quilômetros de Fortaleza, o prefeito de Barreira, Antônio Peixoto Saldanha, conquistou o primeiro lugar da sexta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor graças a um leque de ações que focaram na reestruturação administrativa do município e na vocação econômica da região.

Em Sobral, na Zona Norte, as ações que fizeram a diferença e levaram o prefeito Leônidas Cristino a conquistar o segundo lugar da premiação foram: a criação de um Balcão de Oportunidades; a implantação do Fórum do Empreendedor e do programa Simei-Empreendedor Individual, a estruturação do Programa de Qualificação Profissional, a implantação da Central de Artesanato e o apoio à implantação de um Parque Tecnológico no município.

Em Maracanaú, iniciativas de criação da Casa do Empreendedor, do Centro de Treinamento em Confecção, Moda e Comercialização de Artesanato, a implantação de 52 telecentros, com oficinas de inclusão digital, e o desenvolvimento do Programa Compre de Maracanaú, garantiram ao prefeito Roberto Pessoa o terceiro lugar. (DN).

Projetos contemplam segurança e educação

O município de Itarema, situado no Litoral Oeste do Ceará, realizou o lançamento de dois programas nas áreas da educação e da segurança. O primeiro foi o Projeto Nas Ondas da Leitura, uma parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto com a Editora Imeph, com apoio da Prefeitura, que atenderá a 524 estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental. Durante a solenidade, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), foi realizada a entrega simbólica de kits pedagógicos, compostos por mochila, livros didáticos e CDs com músicas educativas, aos alunos presentes, acompanhados de suas professoras.

Segundo a coordenadora pedagógica Amélia Albuquerque, representante da editora, o projeto que está sendo colocado em prática pela Secretaria de Educação é de grande importância. "A gente sabe que um menino que lê, escreve, está pronto para conquistar o mundo. Ele vencer a barreira da timidez, enfrentar uma plateia como essa, pegar um microfone e ler, é fundamental. Tenho certeza de que a cidade de Itarema será conhecida em todo o Brasil como a cidade da leitura".

A opinião da coordenadora foi compartilhada pelo secretário de Educação e Desporto do município, Francisco Antônio dos Santos Neto. Ele salientou que é preciso ter na escola uma gestão sólida, compromissada com o trabalho, se referindo aos diretores e professores, bem como a importância dos alunos lerem. "Com o apoio da Prefeitura, a educação em Itarema está dando um salto de qualidade. Quase 100% de nossas escolas foram ampliadas e reformadas. Os alunos do 5º Ano, pela primeira vez, atingiram a cor verde escuro, a mais alta segundo a avaliação do Governo do Estado", assegurou.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Francisco Antônio Rios, o presidente da Câmara dos Vereadores Carlinhos Gomes, o professor e conferencista João Collares, dentre outras autoridades. Para o prefeito, "a escola é uma referência dentro da comunidade. Os diretores e professores são as autoridades máximas. Sempre quisemos dar uma condição melhor para nosso corpo docente e discente. Conseguimos um Colégio Liceu e, em breve, vamos receber do Governo do Estado uma Escola Técnica e Profissionalizante". Ele entregou o primeiro kit pedagógico ao estudante Antônio Anacleto Magalhães Sousa. (DN)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Corinthians vence e vai enfrentar o Flamengo

O Corinthians derrotou o Independiente Medellín por 1 a 0 ontem à noite, no Pacaembu, pela rodada de encerramento da fase de grupos da Libertadores. Com o resultado, o time paulista, invicto, obteve a melhor campanha do torneio sul-americano e agora enfrenta o Flamengo nas oitavas-de-final.

Como começou o jogo já classificado para o mata-mata, o Corinthians tentava fechar a fase de grupos com o melhor aproveitamento entre todos os times da Libertadores. Para isso, precisava apenas pontuar na partida de ontem, e então enfrentaria um adversário teoricamente mais fraco na próxima fase.

Somados os três pontos do triunfo, o time do Parque São Jorge chegou a 16, com a melhor campanha da fase de grupos, e atingiu seu objetivo - pega agora o pior entre os segundos colocados nas oitavas-de-final, no caso o Flamengo.

Petista reclama das críticas dos tucanos

"Devemos nos preocupar com questões do Estado. Há uma seca verde no Ceará. Agora, a Assembleia virar Câmara Municipal acho isso extremamente ridículo". A afirmação é do deputado Artur Bruno (PT) que acabou gerando discussão ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, quando o deputado Osmar Baquit (PSDB) se pronunciava criticando a administração da prefeita Luizianne Lins.

Antes de achar ridículo o fato de estarem discutindo assuntos que a seu ver, deveriam ser debatidos na Câmara, Bruno disse lamentar o fato de quererem transformar o Legislativo estadual em Legislativo municipal.


O deputado Osmar Baquit criticou a situação da cidade, pontuando que percebe a falta de administração pública para resolver problemas simples como os buracos nas ruas. "A nossa Capital está entregue às baratas. Fortaleza está destruída. Por onde se anda há lixo nas ruas, buracos, greves, falta de assistência médica", criticou.

"Fortaleza hoje é um caos. A cidade está abandonada, não tem Governo. Se não fosse o governador Cid Gomes (PSB) ter assumido a Prefeitura, ter feito intervenções em bairros, assumindo tudo, o que seria do povo da Capital?".

Em relação ao comentário de Artur Bruno, Osmar Baquit alegou que o petista também já tratou de assuntos municipais na Assembleia, e que "ridículo" era na época em que ele criticava o ex-prefeito Juraci Magalhães, fazendo denúncias, do escândalo da merenda escolar. "O PT vai de acordo com o sabor do momento", pontuou. (DN).

Serra defende Bolsa Família

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, garantiu ontem, em Natal (RN), que é favorável ao Bolsa Família, tanto que pretende aumentar o número de beneficiados.

Também ontem, sua principal adversária na sucessão presidencial, Dilma Rousseff (PT), disse que o PSDB ``já defendeu o fim da Bolsa Família e acha que o programa é contraditório com a geração de empregos``. Ela deu a declaração em entrevista à Rádio 730 de Goiás, ao ser questionada sobre sua relação com o senador Marconi Perillo (PSDB) candidato ao governo local.

"Tenho uma relação republicana com o senador, não tenho nenhuma restrição pessoal ao atual senador, agora tenho um projeto distinto ao dele. No meu projeto, eu acho que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é fundamental, nós estamos fazendo obras importantíssimas. Eu acredito que a posição do senador é de um partido que já defendeu o fim da Bolsa Família, que acha que é contraditório com a geração de emprego e nós não achamos. As pessoas têm direito ao Bolsa Família, não é que o governo quer dar``, afirmou Dilma.

Apesar da defesa do Bolsa Família, Serra, durante almoço com empresários em Natal (RN), criticou o Governo Federal, citando as obras de infraestrutura inconclusas no Estado. Ele atacou ainda a política de comércio exterior do Governo, que classificou de pouco agressiva.

Ele ainda se utilizou de sua experiência à frente do Ministério da Saúde, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, para defender uma política mais eficiente de incentivo aos medicamentos genéricos. Ele disse que essa será uma das propostas do seu plano de governo. ``Vamos turbinar de novo os remédios, eles precisam ser turbinados porque é um produto que barateia e é de boa qualidade. Teremos uma cesta de remédios gratuitos próximo a 80 medicamentos, que são distribuídos através dos municípios. Essa é uma questão do acesso aos medicamentos``, afirmou.(O Povo).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

MERUOCA PROMOVERÁ NO DIA 1º DE MAIO FESTA PARA O TRABALHADOR,

Para quem gosta de aventura e muita ação, não pode deixar de participar do maior passeio ciclístico de Meruoca, no dia 1º de maio, em comemoração ao dia do trabalhador: II CICLOSESC MERUOCA 2010.

Para se inscrever no II CICLOSESC 2010, basta levar um 1kg de alimento não perecível, para a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, até dia 30 de abril, no horário de 08:00h as 14:00h, no Centro de Feiras e Eventos de Meruoca, ou obtenha informações sobre o passeio ciclístico pelo telefone 9928-0115, e concorra a muitos brindes e bicicletas.

II CICLOSESC 2010 EM MERUOCA, dia 1º de Maio, sairá da bifurcação Alcântaras-Meruoca, a partir da 7h30 da manhã, em direção a Praça Monsenhor Furtado em Meruoca, com farta distribuição de brindes e sorteio de bicicletas.

Já na parte da noite do dia 1º de Maio, em homenagem ao trabalhador meruoquense, o prefeito Fonteles, estará realizando grande festa na Praça Monsenhor Furtado, com as Bandas Forró Real e Swing Rodado, com transportes para todas as localidades, a partir das 18:00hs, para quem desejar festejar o seu dia. (Marcelo Marques).

Professora ganha ação na Justiça

Uma professora de Campos Sales ganhou na Justiça o direito de lecionar em uma das escolas localizadas na sede do município. A decisão foi da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e teve como objetivo adequar a sentença da magistrada de 1º Grau ao pedido feito pela professora.

A servidora era lotada na Escola de Educação Infantil e Fundamental do Sítio Caldeirão, localizado a quatro quilômetros da sede do Município, quando foi removida para a escola Ossean Araripe, no sítio de Carmelópoles, na zona rural, em horário noturno. A localidade fica a cerca de 35 quilômetros de sua lotação anterior. A remoção foi assinada pelo prefeito Paulo Ney Martins, através da Portaria nº 22/2005.

``A vontade do administrador deve se submeter à forma como a lei regulou a matéria, de sorte que, se as razões que levaram o gestor à prática do ato forem viciadas de fanatismos e perseguições, este há de ser tido como nulo``, disse o relator do processo em seu voto, desembargador Fernando Ximenes Rocha.

Conforme os autos, a professora foi aprovada em concurso público sendo admitida em 1998. Ela afirmou que foi vítima de perseguição política. A servidora ajuizou mandado de segurança com pedido liminar contra o ato e solicitou a anulação da portaria. O município explicou que o motivo da remoção foi a ``necessidade de adequar os serviços públicos ao quadro funcional existente``. (Colaborou Amaury Alencar)

Ciro tem maior taxa de rejeição entre eleitores em pesquisa do Ibope

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) obteve a maior rejeição entre os eleitores consultados pela pesquisa Ibope, antecipada pela coluna Painel da Folha de S. Paulo e publicada nesta quarta-feira pelo jornal Diário do Comércio.

Pelo levantamento, 48% dos entrevistados disseram que não votariam em Ciro "de jeito nenhum" para a Presidência da República.

A segunda maior taxa de rejeição é da pré-candidata do PV, a senadora Marina Silva, com 43%. Outros 34% disseram que não votariam "de jeito nenhum" em Dilma Rousseff e 32% em José Serra.

Serra x Dilma

O pré-candidato tucano José Serra aparece com uma vantagem de sete pontos percentuais sobre a petista Dilma Rousseff. Serra teve 36% das intenções de voto, contra 29% de Dilma. No levantamento anterior feito pelo Ibope, Serra tinha 35% e Dilma, 30%. O pré-candidato Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) têm, cada, 8% das intenções de voto.

A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número 9070.

Foram ouvidas 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 13 e 18 deste mês. O resultado tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. (O Povo).

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ciro não desiste da candidatura

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse ontem no Twitter (microblog) que recebeu mais de 3 mil manifestações de apoio em sua página pessoal na internet. Os apoios teriam sido dados ao artigo publicado semana passada no site cirogomes.com, que defende sua pré-candidatura à Presidência da República.

No Twitter, Ciro escreveu que continua lutando pela sua pré-candidatura. "Muito obrigado pela força! Mais de três mil manifestações de apoio postadas no cirogomes.com. Sigo lutando!", escreveu ele. No artigo, intitulado "A história acabou?", Ciro cobra uma definição de seu partido sobre sua pré-candidatura. "Jamais imaginei, após 30 anos de vida pública, viver uma situação política como a em que me encontro. A pouco mais de 60 dias do prazo final para as convenções partidárias que formalizam as candidaturas às eleições gerais de 2010, não consigo entender o que quer de mim o meu partido - o Partido Socialista Brasileiro."

Ciro vem dizendo desde o fim de 2009 que pretende sair candidato à Presidência. Naquela época, setores do PT tentaram convencer Ciro a desistir do pleito presidencial e sair candidato ao governo de São Paulo. O PSB faz parte da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defende uma candidatura única entre os aliados.

Ciro deixou para anunciar neste ano se sairia ou não candidato. Mas as pesquisas de intenção de voto mostraram que seu nome não avançou, o que reduziu as justificativas de lançamento da sua pré-candidatura.

No artigo, ele critica a polarização entre as pré-candidaturas de PT e PSDB. "É fato notório o mal que faz ao Brasil esta polarização amesquinhada, porém mutuamente conveniente, entre o PT e o PSDB. É a imposição ao Brasil", disse. (DN).

Reforma de prédio que vai abrigar museu não começou

A Prefeitura deste município ainda não iniciou as reformas do prédio que irá abrigar temporariamente o Museu de Arte Contemporânea de Sobral (Museu Madi), apesar do prefeito Leônidas Cristino já ter autorizado a mudança na estrutura do prédio, que fica ao lado do Museu do Eclipse, na Praça do Patrocínio, outro importante espaço de visitação e cultura. "Tudo está dependendo de uma reunião com o curador e artista plástico Roberto Galvão. O encontro ainda está com data indefinida", disse o secretário de Cultura e Turismo do Município, Campelo Costa.

Inaugurado em 5 de julho de 2005 por ocasião do aniversário da cidade, o Madi, que é integrado à Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (Ecoa), funcionava no espaço do anfiteatro à margem esquerda do Rio Acaraú, que devido a sua localização passou boa parte do tempo fechado. A medida de transferir o Museu Madi foi motivada pelas cheias no Rio Acaraú, importante afluente que corta a cidade. No ano passado, a grande elevação do nível do Acaraú inundou por completo o prédio impedindo a visitação. Como forma de preservar o acervo, as peças foram retiradas do local antes que pudessem ser danificadas pelas águas e hoje algumas delas se encontram expostas na Casa da Cultura.

O prédio às margens do rio já teve sua estrutura física completamente recuperada, faltando tão somente a reposição das paredes e portas de vidros. Este espaço, segundo Leônidas Cristino, não ficará ocioso. O município deverá utilizá-lo para eventos sociais ou até mesmo para exposições itinerantes.

O imóvel onde até então funcionava o Museu de Arte Contemporânea de Sobral foi idealizado pelo uruguaio Carmelo Arden Quin. Devido a sua localização, sempre esteve vulnerável a alagamentos. Já sofreu dois: em 2004, quando ainda estava em construção, e no ano passado, o que deixou o prédio parcialmente destruído.

A inauguração do Museu Madi deu à cultura sobralense uma visibilidade internacional, além de ter sido o primeiro do gênero construído no Brasil, é composto por cerca 100 obras doadas por artistas do mundo inteiro, pertencentes ao movimento. São esculturas, pinturas e desenhos, cujo valor gira em torno de R$ 3 milhões.

O artista plástico uruguaio Bolívar, um dos principais nomes desse movimento, define o Madi como um movimento universal que já existe há mais de sete décadas. Segundo ele, um dos objetivos do Museu era proclamar a necessidade de uma nova arte, que pudesse dar novas possibilidades e abrisse caminhos para que o mundo pudesse ser algo além de comércio, política e consumo.

Na Argentina, onde o movimento nasceu, em 1944, contou com a colaboração de artistas brasileiros, chilenos e uruguaios. No início, eram apenas dez participantes. Atualmente, pelo menos 100 artistas participam da arte, difundida em vários países. França, Itália e Hungria têm fortes organizações do movimento. Também existem artistas Madi no Japão, Espanha, além dos Estados Unidos. Sobral ganhou o Museu Madi como resultado da soma de esforços, como, por exemplo, o sucesso das edições dos salões internacionais de artes plásticas em Sobral. A parceria da Prefeitura com a UVA foi predominante para o local.

terça-feira, 20 de abril de 2010

PSB começa a negociar retirada de Ciro

A cúpula do PSB começa hoje as negociações para a retirada da pré-candidatura do deputado Ciro Gomes da corrida presidencial. A pretexto de participar de comemoração pelos 50 anos de Brasília, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deve desembarcar na capital para um conversa com Ciro.

Daqui a uma semana, dia 27, a Executiva Nacional do PSB pretende bater o martelo sobre a candidatura de Ciro à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Na contabilidade do PSB, a renúncia de Ciro pode virar moeda de troca na negociação com o PT em alguns estados.

"Temos de atender o apelo do Ciro e resolver logo isso. Existem vários diretórios do partido nos Estados que estão parados à espera de uma solução", afirmou o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral. A candidatura de Ciro, que já dividia o partido, perdeu força nos últimos dias após nota do deputado pressionando o PSB a decidir seu futuro. A avaliação de parte da cúpula do partido é que a nota de Ciro foi "grosseira" e "deselegante".

Amaral negou, porém, que o partido esteja "negociando" com o PT a retirada da candidatura de Ciro Gomes, em troca do apoio de petistas em alguns Estados. "Não existe isso. Até porque o PT tem muito pouco a oferecer hoje ao PSB", disse.

Em Estados como a Paraíba e o Espírito Santo, o PT já avisou que não vai apoiar os socialistas. Na Paraíba, o PSB lançou na disputa o ex-prefeito Ricardo Coutinho, que deverá contar com o apoio do PSDB. O PT, por sua vez, decidiu ficar com o ex-governador Ronaldo Lessa, hoje no PDT. No Espírito Santo, o senador Renato Casagrande também perdeu as esperanças de ter o PT em seu palanque. Os petistas vão ficar com Ricardo Ferraço, do PMDB.

Em São Paulo, uma possível aliança PSB e PT é hoje inviável. Mas os socialistas almejam que o PT não breque o apoio de partidos, como o PP, à candidatura de Paulo Skaf (PSB) ao governo de São Paulo. O PT vai disputar o governo paulista com o senador Aloizio Mercadante.

Apoio do PT

Há situações, porém, em que o PSB espera reverter o quadro político local e conseguir que apoio do PT para seu candidato. Os socialistas ainda não perderam as esperanças de virem os petistas apoiar Camilo Capiberibe ao governo do Amapá e a reeleição do governador do Piauí, Wilson Martins. PT e PSB conseguiram chegar a um entendimento em Brasília, onde o ex-ministro petista Agnelo Queiróz será candidato a governador e o socialista Rodrigo Rollemberg disputará o Senado.

A avaliação de parte da cúpula do PSB é que a candidatura de Ciro perdeu densidade com a polarização da eleição presidencial entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra. Um dos sinais para dirigentes do partido de que Ciro teria refluído em sua candidatura à presidência foi o fato de Pedro Brito, ministro da Secretaria Especial dos Portos, não ter se desincompatibilizado, no início de abril, para disputar uma vaga na Câmara. Brito é ligado a Ciro Gomes – foi seu secretário executivo no Ministério da Integração Nacional, no primeiro mandato de Lula.

Com a provável saída de Ciro do páreo, o PSB fica livre para apoiar formalmente a candidatura do PT. A dúvida é se Ciro participará ativamente da campanha de Dilma. Correligionários apostam que ele deverá dedicar-se à reeleição de seu irmão Cid Gomes ao governo do Ceará e à eleição de sua ex-mulher Patrícia Saboya para a Câmara.

A queda nas pesquisas de intenção de voto em Ciro – pela primeira vez atrás da pré-candidata Marina Silva (PV- AC), não vai influenciar na decisão do partido. "Não é de assustar essa queda. É até natural", disse Amaral. Marina aparece com 10% na pesquisa Datafolha contra 9% de Ciro.(Eugênia Lopes - O Estado de S.Paulo).

Guarany de Sobral, dirigentes e atletas são punidos no tribunal

A 1ª Comissão do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF) julgou na noite desta segunda-feira, 19, os autores dos problemas ocorridos na partida entre Guarany de Sobral e Horizonte na semifinal do 2º turno. A partida aconteceu no dia 10 de abril no Estádio do Junco, em Sobral. Os atletas Vantuir, do Guarany(S) e Cristiano, do Horizonte foram punidos com 10 jogos de suspensão, cada, enquanto o Guarany(S) perdeu o mando de campo para duas partidas.

As penas mais pesadas ficaram para os dirigentes do Guarany(S), O presidente do Conselho Deliberativo Luiz Torquato de Melo foi apenado com 360 dias de suspensão e multa de R$ 4 mil. Ao seu filho, presidente da executiva do Guarany(S) coube 210 dias de suspensão e multa de R$ 3mil. O Clube também foi punido e perdeu o mando de campo para duas partidas em competições oficiais da Federação Cearense de Futebol (FCF), além de uma multa de R$ 2 mil, embora não tenha havido pena de interdição para o Estádio do Junco.

Os brigões do final do jogo também tiveram penas pesadas. O goleiro Vantuir que saiu do banco de reservas do Guarany(S) para começar a confusão pegou 10 partidas de suspensão, o atacante Cristiano, do Horizonte, também foi punido com 10 jogos de suspensão por ser reincidente. O atacante Marco Túlio, do Guarany(S) foi suspenso em sais jogos e o Horizonte foi multado em mil reais. Júnior Cearense e André Luís, atletas do Horizonte, foram absolvidos.

Cleston Santino também foi absolvido das de núncias de omissão. Na súmula o árbitro da partida não fez constar nenhum nome de atletas ou dirigente que se envolveu na confusão, mas diante das imagens do final do jogo o tribunal entendeu que o árbitro estava cercado pela proteção policial e não tenha como ver os autores das agressões mútuas.

Além dos brigões, o julgamento também envolveu outras situações relacionadas ao jogo como a expulsão do técnico Filinto Holanda, que ocorreu no final da partida, e o treinador foi apenas advertido. O volante Ricardo Baiano (Guarany(S)) foi suspenso em três jogos pela expulsão, enquanto o zagueiro Carlos, também expulso, foi punido com quatro jogos de suspensão.

Em grau de recurso as decisões da 1ª Comissão do TJDF ainda podem ser levadas ao Pleno do TJDF e posteriormente ao STJD. Ao final do julgamento se dava como o certo o primeiro recurso ao pleno do Tribunal.

Confira a lista das decisões da 1ª Comissão do TJDF:

Clubes:

Guarany(S) - perda de mando de campo de duas partidas – multa de R$ 2 mil

Horizonte – multa de mil reais

Dirigentes:

Luíz Torquato de Melo - 360 dias de suspensão - multa de R$ 4 mil

Luís Torquato Filho - 210 dias de suspensão - multa de R$ 3 mil

Árbitro:

Cleston Santino – absolvido

Técnico:

Filinto Holanda – Advertido

Atletas envolvidos na confusão

Vantuir(Guarany(S) – 10 jogos de suspensão

Cristiano(Horizonte) - 10 jogos de suspensão

Marco Túlio(Guarany(S) - seis jogos de suspensão

Júnior Cearense(Horizonte) – Absolvido

André Luís(Horizonte) – Absolvido

Atletas expulsos durante o jogo:

Ricardo Baiano(Guarany(S) – três jogos de suspensão

Carlos(Guarany(S) – quatro jogos de suspensão.

Site: artilheiro.com.br

Justiça apura desvio de mais de R$ 1 mi do TRT de Crateús

Um processo iniciado em fevereiro deste ano poderá levar a Justiça do Trabalho, neste município, a descobrir a autoria de um desvio de mais de R$ 1 milhão. O caso está em fase de investigação e envolve um servidor da própria Justiça do Trabalho, Ernando Veras Leitão.

De acordo com o que foi apurado até agora pelo juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT), Robério Maia de Oliveira, os valores desviados eram destinados ao recolhimento de custas judiciais, imposto de renda e contribuição previdenciária. O esquema, de acordo com magistrado, funcionava da seguinte maneira: Ernando Veras Leitão, que exercia a função de confiança, era o responsável pela expedição de alvará para movimentação das contas judiciais, que servia para pagamentos de custas processuais, imposto de renda e contribuição previdenciária.

O servidor, ao apresentar a documentação nas agências bancárias, substituía a Guia da Previdência Social (GPS) e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), usando os dados de sua própria empresa, a Motos Crateús. Segundo relato do diretor de Secretaria da Vara do TRT neste município, Fernando Freitas de Lima, o esquema começou a ser aplicado nos processos julgados a partir de 2005. "O servidor emitia alvarás judiciais de transferência de valores de contas judiciais para contas bancárias de advogados e pessoas estranhas aos processos, emitindo os alvarás para recolhimentos de previdência social e custas ou imposto de renda", disse.

Fernando Freitas explica que nas duas primeiras vias constava como beneficiários o INSS e a União Federal, e nas duas últimas vias constavam como beneficiárias as pessoas estranhas ao processo. "A constatação da irregularidade ficava difícil, uma vez que geralmente o exame dos alvarás se faz apenas na primeira via", esclarece o diretor Freitas.

"As pessoas que tiveram seus nomes citados no esquema fraudulento já prestaram depoimentos e afirmaram que o servidor Ernando Leitão pedia as contas bancárias dos mesmos para recebimentos de depósitos, sem informar que se tratavam de valores judiciais", revelou o juiz Robério Maia. Ele acrescenta que os beneficiários sacavam o dinheiro em espécie e entregavam ao servidor, ou transferiam os valores para a conta da Empresa Moto Crateús. O juiz Robério Maia, que assumiu a Comarca em agosto de 2008, afirmou que o servidor foi afastado das atribuições relativas à emissão de alvarás judiciais em março do ano passado, no entanto, que somente agora é que o esquema foi descoberto.

"A fraude só foi descoberta em razão de uma reclamação apresentada em um processo judicial promovido por um ex-empregado contra o Banco do Brasil", disse ele.

O magistrado adiantou que um processo criminal já foi aberto na Procuradoria da República em Sobral e o servidor deverá responder por crimes de peculato, falsificação de alvarás e de documento público, como também por prática de atos de improbidade.

Em contanto por telefone, ontem de manhã, com a empresa Motos Crateús, de propriedade de Ernando Veras Leitão, um funcionário informou que o empresário havia viajado para a Capital cearense. Ao atender o telefone celular, Ernando Leitão disse que falasse com seu advogado Paulo Quezado. Segundo Quezado, o processo ainda está em fase inicial. No momento oportuno, apresentará a defesa de seu cliente.

"Trata-se de um processo administrativo e, até agora, nenhuma prova que possa incriminar Ernando Leitão foi apresentada", disse ele.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Serra propõe ministério para deficientes físicos

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu ontem em São Paulo que criará um ministério extraordinário do deficiente físico. "Se eu merecer a confiança do povo brasileiro, vou fazer isso", disse o tucano durante visita a uma feira de produtos voltados para pessoas com deficiência. Esta foi a primeira promessa de campanha desde o lançamento da candidatura do tucano na convenção do PSDB, no dia 10.

Calcula-se que, no Brasil, aproximadamente 15% da população tenha algum tipo de deficiência - são quase 30 milhões de pessoas diretamente interessadas no assunto, sem contar familiares e amigos de deficientes.

O assunto é tema de novela e o mercado para produtos e serviços voltados para a reabilitação movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão no país.

Em seu passeio pela feira, Serra abraçou e beijou paraplégicos, portadores de síndrome de Down e de paralisia cerebral, deficientes auditivos e visuais. Com um grupo de mulheres surdas, o pré-candidato apresentou-se, falando pausadamente "Meu-no-me-é-Ser-ra", enquanto fazia com as mãos a mímica de um serrote em ação. O candidato fez questão de mandar beijos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) - mão na altura do coração e depois junto à boca.

Também houve reivindicações dos deficientes físicos na ocasião da visita do ex-governador de São Paulo ao evento. Uma delas foi a de Miguel Franchin Neto, 64, aposentado, que pediu isenção de IPVA para carros adaptados a deficientes físicos. O pré-candidato tucano à presidência da República disse que vai "pensar na ideia".

A criação de ministérios contraria a tradição tucana de defesa de estruturas enxutas de governo, com um número menor de pastas. O candidato disse que o novo ministério com foco nos deficientes físicos servirá para mobilizar o país em torno da inclusão dessas pessoas. "Não há uma política nacional do deficiente físico, ativa, intensa e ampla", criticou Serra.

Atualmente, o órgão responsável pelo assunto em nível federal é a Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. (DN).

Recurso ao TSE contra as decisões do TRE do Ceará

O procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales, informou ao Diário do Nordeste que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra as decisões do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) que consideraram improcedentes os processos de cassação dos mandatos dos deputados estaduais Ronaldo Martins e Ana Paula Cruz (estes dois primeiros saíram do PMDB para o PRB) e Roberto Cláudio (transferiu-se do PHS para o PSB), baseados na Resolução 22.610/07 que disciplina os casos de perda de mandato por desfiliação sem justa causa e outras providências.

Alessander Sales informou que já entrou no TRE/CE, para que este remeta ao TSE, recurso especial contra a decisão do Eleitoral cearense que considerou improcedente a representação contra o deputado estadual Edson Silva (saiu do DEM para o PSB), em julgamento realizado em 22 de fevereiro último. O referido processo se encontra no gabinete do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gerardo Brígido.

No entanto, Sales afirmou que, apesar de recorrer contra as decisões dos magistrados do TRE cearense, ele não acredita que todos os casos sejam julgados até o fim da legislatura atual, que finda em 31 de janeiro de 2011, devido à prioridade dos tribunais eleitorais, incluindo o TSE, aos processos da campanha deste ano como registros de candidaturas e ações de coligações e partidos. "Vou cumprir minha parte como representante de fiscal da Lei, mas acho muito difícil que o TSE julgue esses recursos a tempo", declarou o procurador. (DN).

domingo, 18 de abril de 2010

Melhores times do returno na decisão

Ceará e Guarany de Sobral se classificaram com sobras para as semifinais do segundo turno, com uma rodada de antecedência. Já nas semifinais, não deram chance às zebras e garantiram vaga na decisão.

O Ceará goleou o Crato no Castelão por 4 a 0, e o Bugre venceu o Horizonte por 2 a 1, no Junco, em jogo tumultuado.

Portanto, as duas melhores equipes do returno confirmaram o favoritismo e estarão frente à frente, às 16 horas, no Castelão, em busca de um só objetivo: o título e a vaga na decisão do campeonato contra o Fortaleza.

sábado, 17 de abril de 2010

Petista sugere reunião com os vereadores

Em resposta às críticas que a bancada federal tem recebido nos últimos meses na Câmara Municipal de Fortaleza, por conta do problema da destinação das emendas ao Orçamento da União, o deputado federal Eudes Xavier (PT) sugeriu que o presidente do Legislativo, Salmito Filho (PT), agende uma reunião com o intuito de discutir sugestões das ações que cobram os vereadores da Capital.

O deputado Chico Lopes não concorda com as reclamações dos vereadores e denuncia a falta de um melhor relacionamento da prefeita com a bancada. Para Eudes Xavier falta uma maior interação entre os vereadores e a bancada federal e por falta de conhecimento, os parlamentares da Câmara Municipal acabam criticando algumas ações dos federais. "Faltam informações por parte de muitos vereadores. Nós da bancada damos suporte aos locais mais necessitados, inclusive na Capital", justificou o petista.

Nos últimos meses, têm sido constantes as reclamações dos vereadores que pedem da bancada federal cearense um maior empenho na busca por recursos a serem destinados às áreas de saúde, educação, segurança pública e no combate ao uso de drogas entre jovens. Para os vereadores, a Capital cearense é a mais desfavorecida pela bancada no repasse dos recursos das emendas.

Resolver

Eudes Xavier reclamou das críticas que a bancada vem recebendo, pois garantiu que o grupo tem se empenhado para buscar recursos. "Mas isso também não significa que nós devamos relaxar, mas temos que tentar aumentar ainda mais esses repasses para o Estado que representamos", reconheceu.

Para o deputado Chico Lopes (PCdoB), não é uma reunião entre vereadores e a bancada federal que vai resolver os problemas da Capital e acabar com a reclamação de integrantes da Câmara Municipal. "O problema é que esta Prefeitura (de Fortaleza) não possui gerência, nem na saúde nem em lugar nenhum", destacou comunista que é aliado dos petistas. (DN).

Empresário reage e mata dois assaltantes

A história se repetiu. Em mais uma ação delituosa, a vítima consegue desarmar os criminosos e termina por matá-los. Este foi o quarto caso semelhante em menos de um mês. Dessa vez o palco das cenas de violência foi o Município de Barreira (a 74Km de Fortaleza). Um comerciante (identidade preservada) reagiu contra dois homens que o sequestravam, na noite da última quinta-feira, e acabou por matá-los ainda dentro de seu veículo em movimento.

O caso ocorreu por volta das 21 horas, quando o comerciante - do ramo de autopeças - saía de casa com uma mulher e, ao entrar em seu automóvel, um Pálio azul, foi atacado por dois homens armados de pistola. O casal foi colocado no banco traseiro do carro e levado da cidade de Barreira em direção ao vizinho Município de Acarape pela rodovia CE-354.

Dinheiro

A Polícia soube depois que os dois bandidos faziam ameaças de morte ao comerciante, pressionando-o para entregar muito dinheiro. "O que soubemos é que ele travou uma luta corporal com um dos assaltantes, tomou a pistola e atirou na cabeça dos dois", contou à Reportagem o capitão PM Carlos César Meneses Barroso, comandante do 3º Pelotão da 2ª Companhia do 4º BPM (Acarape).

Conforme o oficial, depois que os assaltantes foram baleados, o carro se desgovernou, saiu da estrada, invadiu o matagal e parou. O comerciante retirou os dois cadáveres e fugiu dali no mesmo automóvel. Mas, uma das placas do carro acabou ficando no local. "Recebemos informações sobre a descoberta de dois corpos e fomos ao local acreditando que poderia ser uma ocorrência de trânsito (um suposto atropelamento na estrada). Mas quando chegamos lá encontramos as vítimas com marcas de tiros na cabeça, o que nos levou à ideia de que poderia ter ocorrido uma desova", explica o capitão César.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Homem que teve o corpo queimado permanece na Capital

Permanece na Capital Cearense o sobralense que teve o corpo queimado em consequencia das brigas envolvendo integrantes de guangue do bairro Terrenos Novos. Antonio Marcos Souza foi vítima de um ataque por um grupo de 50 rapazes na noite de domingo. Ele juntamente com sua companheira, estavam em casa quando o grupo chegou a procura do filho da dona de casa, conhecido por "Cabelinho", que segundo investigações teria dado fuga ao elemento que matou Carlos Shelden na tarde daquele dia.
Inconformado em não ter encontrado quem procurava, revoltado, o grupo resolveu atear fogo na casa e no casal que sofreram quaimaduras de 1º, 2º e 3º graus. Apesar das sequelas o pacitente está reagindo bem as queimaduras.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais quatro pessoas são executadas sumariamente

Subiu para 492 o número de homicídios registrados somente este ano na Grande Fortaleza. Nas últimas 24 horas, mais quatro execuções sumárias mobilizaram a Polícia, sendo três delas na Capital e outra no vizinho Município metropolitano de Maranguape, onde um ancião, de 64 anos de idade, foi morto com várias facadas dentro de sua residência. O autor do crime foi identificado, mas está foragido.

O ancião Sebastião Barros da Silva, 64, foi encontrado dentro da cozinha da sua casa, localizada na Rua João Barbosa, no bairro Novo Maranguape. Segundo apurou a Polícia, o autor do homicídio é um homem chamado Cleonildo, mas conhecido por ´Louro´. Ele já vinha ameaçando de morte a vítima.

Mais

Na Rua Álvaro Costa, no bairro Vicente Pinzón (zona leste da Capital), um jovem que há menos de uma semana completara 18 anos e havia saído de um centro de internação para adolescentes infratores, foi executado com vários tiros. Tratava-se de Luiz Antônio Sales, conhecido por ´Babauzinho´. Segundo a Polícia, o crime pode ter sido um ´acerto de contas´. Peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contaram, pelo menos, sete tiros no corpo do rapaz. Uma execução sumária, concluíram.

Na madrugada de ontem, a patrulha RD-1097, do Ronda do Quarteirão, foi acionada para ir até um terreno baldio situado na Avenida General Osório de Paiva, no bairro Siqueira II, em Maracanaú, onde um corpo havia sido ´desovado´. Os policiais comprovaram a veracidade da informação. Tratava-se do cadáver de um adolescente - aparentemente de 16 anos de idade - que havia sido deixado ali.

O perito Martônio Melo constatou duas marcas de tiros, sendo uma no pescoço e outra na cabeça. No pescoço do morto havia uma queimadura em volta da perfuração. "Foi um tiro disparado com a arma encostada no corpo", disse. O quarto assassinato ocorreu às 11h17 de ontem, na Rua G, no Parque Dois Irmãos. Alexandro Cardoso da Silva foi morto a tiro. (DN).

Pré-candidata não fala sobre projetos no Ceará

A ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência da República, disse ontem, em entrevista nos estúdios da Rádio Verdes Mares, que a eleição presidencial será muito disputada, para o PT, contudo, ela será mais fácil em razão da unidade do partido. A ex-ministra não fez qualquer referência aos grandes projetos no Ceará como a Refinaria, Siderúrgica, ZPEs.

Ontem, o primeiro compromisso da ministra, após uma rápida conversa com o governador Cid Gomes (PSB), no início da manhã, foi uma visita ao Sistema Verdes Mares, onde concedeu entrevistas para o Diário do Nordeste, as Televisões Verdes Mares e Diário e outros órgãos da imprensa nacional, demorando-se no estúdio da Rádio Verdes Mares.

Dilma, em todas as entrevistas ontem, acrescentou muito pouco ao que havia dito em seu discurso na Câmara Municipal de Fortaleza, segunda-feira à noite, quando recebeu o título de cidadania. Ela não fez qualquer referências aos projetos reclamados pelo Estado do Ceará, como Refinaria, Siderúrgica, Itataia e ZPEs, embora tenha citado as várias parcerias com o Estado do Ceará e a Prefeitura da Capital.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pimentel evita falar sobre sua candidatura

O deputado federal José Pimentel (PT) evitou, mais uma vez, falar sobre sua possível candidatura ao Senado, ontem, ao participar do encontro dos vereadores. Embora lembrando que a orientação nacional é no sentido de que o partido tenha candidato ao Senado, disse que a decisão será da agremiação, que fará um encontro estadual no próximo dia 24.

Sobre a pretensão do partido de ter vagas de candidato a vice-governador e a senador na chapa do governador Cid Gomes (PSB) ele disse que o Partido dos Trabalhadores, com 30 anos de experiência política vai saber articular a aliança que defende com o PSB.

Sobre as declarações do deputado federal Ciro Gomes que disse que "beira o criminoso" a atitude de setores nacionais e estadual do PT, afirmou Pimentel que na política existem momentos de stress e a gente precisa ter muita tranquilidade para superar isso e um partido como o PT que tem 25% da sociedade brasileira que diz que vota na legenda, não vai entrar nisso. "O nosso papel é ajudar a superar, é ajudar a construir porque é isso que a sociedade brasileira espera e a família brasileira sempre batalhou", enfatizou. (DN).

Presidente do PT veta campanha com o PSDB

"Apoio não se rejeita. Voto não se rejeita. Se o PSDB decide apoiar a candidatura do Cid, bom para o governador". A afirmação é do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), José Eduardo Dutra, sobre a possibilidade de os tucanos estarem com Cid nas próximas eleições. O presidente afirmou que o PT não ver problema no apoio, e assegurou que a legenda não irá atuar para impedir qualquer partido de apoiar a candidatura do governador.

A ponderação que fez o dirigente nacional, no entanto, foi no sentido de que não é possível uma coligação formal entre PT e PSDB. Isso, segundo ele, a própria executiva nacional vetaria em qualquer Estado. (DN).

Perímetro irrigado do Baixo Acaraú é tema de encontro

A situação do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú será o primeiro tema a ser discutido hoje, a partir das 9 horas, durante a reunião itinerante no Município de Marco, distante 272Km da Capital. O encontro contará com a palestra do gerente executivo do Perímetro, Rogério Paganelli Junqueira. Além do encontro, Junqueira vai coordenar uma visita pelo projeto. Mais duas palestras farão parte da programação do encontro.

A inserção do Baixo Acaraú no mercado nacional e internacional de frutas será o segundo tema, comandado pelo produtor rural local, Edimar Mesquita Oliveira. Em seguida, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira, vai falar sobre as novas alternativas para o Baixo Acaraú, com relação à produção intensiva de leite na região.

Este tema será importante principalmente por se tratar de um assunto relacionado à Associação dos Produtores de Leite do Ceará (Aprolece). (DN).

Chuvas se concentram na região dos Inhamus e Ibiapaba

As chuvas têm se concentrado também entre os municípios da Serra da Ibiapaba e região dos Inhamuns. Destaque para os municípios de Viçosa do Ceará e Croatá, na região da Ibiapaba e Ipueiras, Ipaporanga, Nova Russas e Poranga nos Inhamuns. Sendo que as maiores precipitações registradas, até a manhã de ontem, foi em Ipueiras com 82mm. Neste município o acumulado do mês ainda está abaixo da média que é de 142mm. Porém, apesar disto, os motoristas que trafegam na rodovia CE-187, no trecho entre as cidades de Ipu e Ipueiras, estão preocupados com as condições da estrada. Reclamam da buraqueira que compromete o tráfego.

Segundo a Funceme, as regiões do Estado deverão ficar com nebulosidade variável. Nos próximos dias, há previsão de chuva em todas as regiões. São consequências da frente fria que veio do Sudeste.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Metrô do Cariri simula operação plena

O Metrô do Cariri realizará a partir de hoje até o próximo dia 23 de abril, com exceção do sábado e domingo compreendidos nesse período, uma simulação da operação comercial plena do transporte. As estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte estarão em funcionamento durante todo o dia com horário aberto ao público das 6 horas às 22h30.

A operação acontecerá com dois Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs), simultâneos nos horários de pico. Para os horários intermediários, com fluxo de passageiros reduzido, será disponibilizada uma composição. O trem estará funcionando sem cobrança de tarifa e será feita também uma contagem mais detalhada do fluxo de pessoas, consumo e confiabilidade dos trens. Atualmente, o trem está rodando apenas no período da manhã, de 8 horas ao meio-dia. Na semana do dia 26, o horário de circulação do metrô será normalizado.

Em funcionamento desde dezembro de 2009, o Metrô do Cariri atende à população de Crato e Juazeiro do Norte. O investimento do Governo do Estado totalizou cerca de R$ 25 milhões. Com a inauguração do Metrô, a administração estadual cumpre o compromisso de requalificar o transporte ferroviário no Ceará. A produção dos trens para o Metrô do Cariri é feita por uma empresa de Barbalha e revitalizou a indústria do setor no Brasil. (DN).

Policiais Militares: denúncias de extorsão

Uma nova e grave denúncia atinge a Polícia Militar. Dessa vez, policiais integrantes do programa de policiamento comunitário Ronda do Quarteirão e membros do grupo de elite Força Tática de Apoio (FTA), foram denunciados à Corregedoria Geral dos Órgãos da Segurança Pública (CGOSP), como autores de crimes como roubo, extorsão, agressão física, ameaça de morte abuso de autoridade.

O fato foi revelado à reportagem por uma das vítimas. Junto com seu advogado, a pessoa que fez as denúncias entregou às autoridades provas dos delitos, entre elas gravações telefônicas que mostram os PMs fazendo ameaças e exigindo dinheiro. O fato toma ainda contornos mais graves quando nas denúncias é revelado que um dos PMs costuma conduzir, no bolso da própria farda, drogas para serem usadas em flagrantes forjados contra as vítimas.

Na favela

O palco de toda essas cenas de transgressão à Lei Penal e ao Estatuto da Polícia Militar é o bairro de Antônio Bezerra, na zona oeste de Fortaleza, e, mais precisamente a Favela do Sossego, onde moram cerca de mil famílias carentes e, onde também, se registram muitos crimes como roubo e tráfico de drogas como o crack.

"Em busca de encontrar armas e drogas, os policiais militares costumam invadir a favela, batem em velhos e crianças, agridem pessoas física e moralmente e, o pior, quando não encontram drogas, passam a extorquir as pessoas pedindo dinheiro, tomam os (telefones) celulares e levam com eles. O povo do Sossego e eu tememos por nossas vidas, os policiais ameaçam o povo de morte. No dia 27 (de janeiro último) me extorquiram dois mil reais, quem deu foi uma vizinha..."

As declarações acima constam de um documento encaminhado ao Diário do Nordeste pela dona-de-casa Madalena (nome fictício adotado pelo jornal ao se referir à denunciante). Sem esconder o nome e o próprio rosto, ela já prestou queixa na Polícia Civil relatando os fatos e foi mais além, quando compareceu à Corregedoria Geral dos Órgãos da Segurança Pública (CGOSP)onde protocolou as denúncias e confirmou tudo em depoimento perante a delegada-corregedora Reny Sales Rocha Filgueiras. (Diario do Nordeste).

sábado, 10 de abril de 2010

Frente fria provoca chuvas no Cariri

A instabilidade na atmosfera provocada pela frente fria, que chegou com intensidade no Rio de Janeiro, acabou trazendo chuvas de até 163 milímetros em municípios do Cariri, a exemplo de Mauriti. No Sul do Estado e região dos Inhamuns foram registradas fortes precipitações. Em quase toda a região do Cariri choveu por toda noite de quinta-feira e até a manhã de ontem.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirma que continua a chover, com menos intensidade, até amanhã.

A Funceme registrou precipitações acima de 100 milímetros, ontem, em oito municípios cearenses. A chuva mais intensa foi em Mauriti, com 163mm. Em todo o Estado, houve precipitação em mais de 83 cidades. Em Barro, também no Cariri, aconteceu a segunda maior chuva, de 147 mm.

O meteorologista da Funceme, Paulo Barbieri, alerta que, já que as chuvas têm durado algumas horas, os moradores de áreas de encostas nessas cidades devem ficar prevenidos. Há possibilidades de deslizamentos, em virtude dessas áreas ficarem encharcadas e com maior peso. Além do Cariri e Inhamuns, as chuvas devem atingir o Baixo Jaguaribe e parte do Sertão Central.

O primeiro jogo da decisão acontece no Junco

O duelo de hoje, às 16h30, no Estádio do Junco, em Sobral, entre Guarany (S) e Horizonte já é por si só uma decisão.

Não só porque a partida vale uma vaga na final do returno do Campeonato Cearense, nem também pelo motivo de saber que o perdedor estará eliminado da competição e só voltará a atuar em jogos oficiais quando a Copa Fares Lopes for lançada, mas o que move os dois times é que um triunfo logo mais, garante ao vencedor um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro.

Com 44 pontos, em 24 partidas disputadas, na classificação geral, o Bugre sobralense pode se classificar para a competição nacional até com um empate, desde que vença nos pênaltis.

Já o time horizontino, que tem 42 pontos, na classificação geral, em 23 jogos, precisa de pelo menos dois pontos para ficar com a vaga na Série D. Com isso, uma vitória em cima da equipe de Sobral o deixaria tranquilo. Por outro lado, uma igualdade e a classificação à decisão do turno nos pênaltis, forçaria o Horizonte a buscar pelo menos um empate na final. (DN).

Ex- prefeito de Boa Viagem condenado por assalto

O ex-prefeito de Boa Viagem, Antônio Argeu Nunes Vieira, foi condenado pela Justiça Federal, na última quinta-feira, a pena de 49 anos de prisão, além de multa no valor de R$ 3,8 milhões. O ex-prefeito é acusado de ter sido um dos financiadores da quadrilha que furtou R$ 164,7 milhões do Banco Central de Fortaleza, em agosto de 2005.

A condenação partiu do juiz da 12ª Vara da Justiça Federal, Ricardo Ribeiro Campos. Apesar da decisão, o réu permanece em liberdade, com base na liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ, em fevereiro do ano passado, que garante o Benefício durante toda a tramitação do processo. A defesa deverá recorrer da decisão na 5ª Região, em Recife (PE).

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o ex-prefeito teria repassado a quantia de R$ 100 mil ao bando e recebido em troca o valor de R$ 4 milhões. Segundo ainda as investigações, Argeu Nunes teria proximidade com Jussivan Alves, o ``Alemão``, e Juvenal Laurindo, ambos naturais de Boa Viagem.

O ex-prefeito chegou a ser preso em novembro de 2008, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, assim que desembarcou de viagem a Brasília. Um mês antes, ele chegou a concorrer à eleição de Boa Viagem, como candidato do PMDB, e terminou em terceiro.

A Policia aponta o envolvimento de Argeu Nunes com a quadrilha do furto milionário, com base em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Conforme as investigações, o ex-prefeito teria usado ``laranjas`` (pessoas que cedem seus nomes) para encobrir o enriquecimento ilícito. De acordo ainda com as investigações, seis pessoas foram identificadas no esquema.

Os policiais também encontraram na casa de onde partiu o túnel para o banco, uma nota fiscal da empresa do ex-prefeito - proveniente da compra de fitas adesivas. O material serviu para lacrar os sacos de dinheiro.(O Povo).



sexta-feira, 9 de abril de 2010

PCdoB apoia candidatura de Dilma

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) formalizou ontem seu apoio político a pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. O apoio foi aprovado na reunião plenária do partido.

Além do presidente Lula e do vice-presidente José Alencar, o ato político, realizado em Brasília, contou com a presença de vários ministros e parlamentares. Dilma agradeceu o apoio e chorou ao mencionar os "que morreram no Araguaia". (DN).

4ª edição de festival de Viçosa do Ceará é lançada hoje

A ansiedade dos moradores da cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, aumenta com a chegada de mais uma edição do Festival Mel, Chorinho e Cachaça, que este ano chega a sua quarta edição. Realizado pela primeira vez em 2007, por iniciativa do Sebrae e Prefeitura local, com o apoio do Sesc, o evento, que é lançado hoje, pretende se voltar para projetos relacionados à sustentabilidade e devem oferecer uma cultura de preservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Destaque para as oficinas de técnica de papel reciclado e assentos com garrafas pet e realização de palestras sobre educação ambiental voltadas para os donos das pousadas domiciliares de Viçosa do Ceará.

O Festival Mel, Chorinho e Cachaça 2010, que será de 30 de abril a 2 de maio, pretende se tornar um evento que, além de contribuir com o crescimento econômico e o desenvolvimento turístico do município e região, oferecerá ao visitante e aos cidadãos do local um projeto sustentável de proteção às belezas naturais da cidade.

De acordo com os organizadores, a programação integrada do festival será realizada sem prejudicar, ou interferir o mínimo possível, no equilíbrio social, cultural e ambiental.

TRE absolve os denunciados por infidelidade partidária

pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão realizada na noite da última quarta-feira, que se estendeu até às três da manhã de ontem, por cinco votos a um em todos os julgamentos, considerou improcedentes as duas representações da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e uma do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) contra, respectivamente, os deputados estaduais Ana Paula Cruz, Ronaldo Martins e Roberto Cláudio, por mudarem de agremiação sem justa causa, em dissonância ao que trata a Resolução 22.610/07 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Contando com o julgamento realizado em 22 de fevereiro último, pela improcedência da representação contra o deputado estadual Edson Silva (que saiu do DEM para o PSB), todos os processos contra deputados estaduais, titulares de mandato, foram concluídos, restando apenas os casos dos suplentes Vasques Landim (saiu do PSDB para o PR), Guaracy Aguiar (transferiu-se do PMDB para o PRB) e Stanley Leão (migrou do PSDC para o PTC) para manifestação do pleno daquela Corte.

A Resolução 22.610/07 trata dos casos de perda de mandato por desfiliação sem justa causa, as exceções para tais situações, assim como os agentes competentes a ingressarem com os processos. Esta também diz que tais ações têm preferência perante os demais processos e devem ser concluídas em um prazo de 60 dias, o que não está ocorrendo com relação aos casos envolvendo políticos do Ceará.

O Ministério Público Eleitoral ou os suplentes envolvidos poderão recorrer ao TSE, mas como a Legislatura atual expira em 31 de janeiro do próximo ano e, a partir de junho, a Justiça Eleitoral dará prioridade aos registros de candidaturas e demais processos referentes à campanha para as eleições de outubro, há pouca possibilidade da Corte Superior Eleitoral julgar os recursos a tempo. (DN).

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ciro pressiona PSB e cobra que partido "pense grande"

Perto de ter sua pré-candidatura presidencial abortada por decisão do PSB, o deputado federal Ciro Gomes partiu para a pressão sobre seu partido. Em artigo intitulado Está na hora do PSB pensar grande, publicado ontem em seu site (www.cirogomes.com), ele põe a legenda contra a parede: ``Como um adolescente que está se tornando adulto, é a hora de decidir se quer ser gente grande ou continuar pequeno, dependente de outros partidos, que, por mais aliados que sejam, não são o PSB".

Na pressão para que sua candidatura sobreviva, ele afirma que está na hora de o partido escolher entre "ser" apenas mais um dos partidos que se acotovelam em alianças pautadas pela mera distribuição de cargos e favores", ou ``exercer a opção que a democracia nos apresenta de concorrer com candidatos em todas as instâncias de poder no primeiro turno da eleição".

Ao estilo do presidente Lula (PT) - que atua pela retirada de sua candidatura -, o deputado recorre à metáfora futebolística. ``A tese que defendo é que time que não joga não forma torcida. Mesmo que tome de goleada``.

Em vários outros trechos, ele também busca se vincular ao presidente. "Acredito nos que insistem e isso me aproxima muito do presidente Lula". E, apesar de elogiar a candidata do PT, Dilma Rousseff, a quem chama de "grande brasileira", acredita que "o eleitor poderá até descobrir que existe alguém mais parecido com o próprio Lula do que a candidata que o Lula diz que é", citando Marina Silva (PV) e ele próprio. "Ou a minha persistência de ser candidato não é parecida com a dele? Ou as minhas gestões na Prefeitura de Fortaleza e no Governo do Ceará não trouxeram para meus conterrâneos o mesmo acesso à felicidade que hoje o Governo Lula traz ao povo brasileiro?", indaga.(O Povo).

Frente fria que assolou o Rio desembarca no Ceará

Nas próximas 48 horas, quem mora no Sertão Central/Inhamuns, Cariri e Alto Jaguaribe precisa olhar para o céu antes de sair de casa. A frente fria que ocasionou as chuvas de três dias consecutivos no Rio de Janeiro está no Ceará e deve alterar o clima principalmente destas localidades.

Ontem, precipitações já aconteceram em alguns municípios - já mostrando pequena relação com o fenômeno. Segundo a Fundação Estadual de Meteorologia (Funceme), ventos fortes e descargas elétricas devem acompanhar as trombas d-água. ``É para a população ficar mais atenta nesse período``, alerta a meteorologista Zilurdes Lopes.

A frente fria foi ``empurrada`` para o Nordeste por uma massa de ar seco vinda da Argentina. A princípio, estacionou no Sul e Sudoeste da Bahia. Hoje, deve alcançar o litoral sergipano.

O fenômeno pode fazer com que, nos próximos seis dias, o acúmulo de chuvas no Ceará varie entre 50 e 110 milímetros - em abril foram registrados apenas 29mm. ``Vai refrescar um pouco e dar uma amenizada no calor``, prevê o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luiz Kindraski. (O Povo).

Petistas questionam a proposta do Governo do Piso dos Professores

Os deputados petistas Rachel Marques e Artur Bruno não estão de acordo com o Governo Cid Gomes quanto à questão do piso salarial dos professores da rede pública estadual. Ontem, quando foi discutido o pedido de regime para votação da mensagem do governador tratando da questão, eles voltaram a reclamar da falta de iniciativa do Governo em relação ao Plano de Cargos e Salários do pessoal do magistério, denunciando a defasagem entre o piso proposto pelo governador e o piso que está vigente nacionalmente.

Antes, Artur Bruno destacou, em pronunciamento na Assembleia, a realização da Conferência Nacional de Educação, ocorrida em Brasília, da qual ele participou como representante do Legislativo. De acordo com o parlamentar, lá foram tomadas decisões fundamentais e históricas como a aprovação de uma Resolução para se investir 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, e até 2014 estimular estados e municípios para se chegar a 10% PIB.

Outra decisão importante, salienta Artur Bruno, também diz respeito ao financiamento da educação, de aplicar, no mínimo, 50% dos recursos do pré-sal na área. Essa ideia, deixa claro, partiu dos estudantes. (DN).

Guarany empata na despedida do returno

Guarany (S) e Ceará empataram por 1 a 1, ontem, no estádio do Junco, em Sobral, e mantiveram suas posições na tabela de classificação do Campeonato Cearense - segundo e primeiro, respectivamente.

O resultado deu o direito ao Bugre sobralense de decidir a semifinal de sábado, 10, contra o Horizonte, enquanto ao Ceará, que já havia garantido a liderança do returno na rodada anterior, ofereceu a vantagem de jogar não apenas a partida de domingo, contra o Crato, como também o jogo final do turno no estádio Castelão, na semana seguinte (dia 18). (DN).

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bandidos fuzilam policial rodoviário federal no Ceará

O policial rodoviário federal, Halrry Igor Lima Girão, 40, se tornou a mais recente vítima da ação dos assaltantes em Fortaleza. O PRF foi baleado no tórax e morto no dia em que completava 40 anos, durante a ação de dois assaltantes, no começo da noite de ontem, no bairro Lagamar. O local onde o policial rodoviário foi morto, é ponto constante de assaltos. Ali várias pessoas já perderam a vida.

Segundo parentes da vítima, ele havia levado sua esposa, que está grávida de oito meses, para um hospital particular, pois ela estava sentindo dores. Ele deixou a esposa no hospital e ao voltar para a sua residência, situada na Rua José Justa, no bairro Pio XII, com o objetivo de apanhar alguns objetos, o PRF que conduzia o seu veículo Gol, foi surpreendido por dois homens armados que pularam frente do automóvel, na passagem do trilho (via férrea).

Os dois assaltantes foram para as portas do Gol e um deles anunciou o assalto. Os bandidos obrigaram o policial a entregar tudo o que tinha. Conforme testemunhas, Halrry estava entregando todos os pertences, mas em determinado momento, o assaltante pediu sua aliança.

De acordo ainda com o relato de parentes, ele teria se negado a entregar a joia e o bandido tentou arrancá-la da sua mão. Nesse instante, Halrry tentou tomar a arma do assaltante, que efetuou um disparo. O tiro atingiu o tórax do policial.

Os assaltantes fugiram e Halrry ficou gravemente ferido dentro do veículo. O policial foi retirado do automóvel por populares e levado para o mesmo hospital particular onde momentos antes havia deixado sua esposa. Ele foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o inspetor Darlan Antares, Relações Públicas da PRF, Halrry chefiava a equipe do órgão na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). "Ele era um profissional exemplar", disse. (DN).

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Violência causou 44 mortes

Quarenta e quatro pessoas tiveram morte violenta durante o feriadão da Semana Santa em todo o Estado. O balanço dos óbitos ocorridos no período, porém, somente será concluído na manhã desta segunda-feira quando as autoridades darão por encerrada a ´Operação Páscoa´ nas rodovias estaduais e federais do Ceará.

Conforme levantamentos feitos pela Reportagem, das 18 horas de quarta-feira última (1º) até o fim da noite de ontem, haviam sido registrados 21 homicídios na Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana) e outros cinco no Interior.

Já os acidentes fatais no trânsito foram assim distribuídos; oito na Grande Fortaleza e sete no Interior. Outras três pessoas perderam a vida em afogamentos (um na Capital e dois no Interior do Ceará).

Acidentes

Dos 15 acidentes fatais no trânsito, sete deles ocorreram em rodovias (CEs e BRs) e os demais em estradas carroçáveis ou em trechos urbanos (ruas e avenidas). Um dos mais graves ocorreu na madrugada de sábado passado em Fortaleza. Dois irmãos, identificados como Moacir e Erandir Zacarias Rodrigues morreram quando o carro em que eles viajavam chocou-se contra o muro de uma residência na Avenida Oscar Araripe, no bairro Bom Jardim.

Já na rodovia CE-257, na localidade de Caiçara, em Canindé (a 97Km de Fortaleza), o motorista Wanderson Rodrigues Aquino e seu filho, o pequeno João Gabriel Carvalho Aquino, de apenas sete meses de vida, morreram numa colisão entre dois automóveis. Em Sobral, na Zona Norte do Estado, outra colisão ceifou a vida da jovem Janele Silva de Sousa.

Na madrugada de Sexta-Feira Santa, ocorreram dois desastres com mortes na Grande Fortaleza. O primeiro aconteceu na Avenida General Osório de Paiva, em Parangaba, quando uma Hilux bateu na traseira de um caminhão que estava parado, resultando na morte do passageiro da caminhonete, Paulo Roberto Garcia do Nascimento. Cerca de 30 minutos depois, outra colisão, desta vez no Anel Rodoviário, em Maracanaú, matou o pedestre Jorge Rodrigues de Sousa. Em Santa Quitéria, uma colisão matou, ontem, o motoqueiro Carlos Antônio Gomes de Araújo. O acidente ocorreu na rodovia estadual CE-257. E em Missão Velha, Antônio Geraldo dos Santos morreu depois que sua moto atropelou uma vaca. Ele foi socorrido, mas morreu no hospital. (Diario do Nordeste).