Para tentar identificar as necessidades sociais da comunidade relacionadas à atuação jurisdicional do Ministério Público e realizar ações prioritárias, em sintonia com a expectativa da sociedade em cada área de atuação, o Ministério Público do Estado (MPE) realizou, ontem, uma audiência pública que contou com a participação de membros do MPE, prefeitos, secretários municipais, instituições e segmentos da sociedade organizada.
sábado, 31 de outubro de 2009
Ministério Público realiza audiência em defesa do cidadão
Para tentar identificar as necessidades sociais da comunidade relacionadas à atuação jurisdicional do Ministério Público e realizar ações prioritárias, em sintonia com a expectativa da sociedade em cada área de atuação, o Ministério Público do Estado (MPE) realizou, ontem, uma audiência pública que contou com a participação de membros do MPE, prefeitos, secretários municipais, instituições e segmentos da sociedade organizada.
PEC devolve a estados poder de criar municípios
Dupla acusada de assaltos é presa em confronto com a PM
No final da manhã de sexta-feira, dia 30, por volta das 11h15min, numa abordagem policial, dois jovens sobralense são baleados e presos pelos policiais do COTAM.
A PM informou que a dupla é acusada dos últimos assaltados acontecido em na cidade. Um dos assaltos aconeteceu contra a farmácia Globo onde os assaltantes conseguiram leva a quantia de R$ 8 mil.
Os acusados foram perseguidos pelo COTAM e na Avenida John Sanford, ao perceber a aproximação da PM, o garupeiro da moto, puxou o revólver e sacou em direção aos policias, um dos policias foi mais rápido, atirou na dupla.
Romerito Gomes de Oliveira, 24 anos, solteiro, residente na Rua Frederico Gomes, Junco, sofreu leão no braço esquerdo, atendido no hospital Santa Casa, liberado e conduzido para a delegacia da polícia civil de nossa cidade.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Debate sobre a presença de disco voador
Operação liberta 20 trabalhadores em condições degradantes em São Gonçalo do Amarante
Trabalhadores alojados em um estábulo, sem banheiro, sem água potável, sem equipamentos de proteção individual e sem carteira assinada. Foi o que a operação desenvolvida conjuntamente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou na última terça-feira (27) na Fazenda Lagoa do Canto, zona rural de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza.
Segundo o auditor fiscal do Trabalho, Sérgio Santana, que coordenou a operação, foram resgatados 19 homens e uma mulher em condições degradantes de trabalho. Ele explicou que estes trabalhadores, advindos dos municípios cearenses de Pacajus e Croatá, haviam sido aliciados para atuar no local.
Multa
Movimentação da Santa Casa de Sobral nesta sexta-feira
Demolição de igreja é motivo de polêmica
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Abertura da VII AGRINORTE
O Prefeito Municipal de Sobral José Leônidas Cristino acompanhado de seus secretários e representantes do governo estadual do Ministério da Aquicultura e Pesca fizeram a abertura da VII Feira da Agricultura da Zona Norte. O Secretário da Agricultura e Pecuária de Sobral Edison Frota Araújo falou da potencialidade econômica da produção de pescado nos açudes do Ceará enfatizando que há condições para produzir 80 toneladas diárias de tilápia e que hoje não está sendo explorada essa capacidade, falou também da produção de mel que hoje é comprada pela Prefeitura de Sobral para complementação da merenda escolar, por último falou da produção de galinha caipira na nossa região e que poderia ser aumentada em muito como os outros dois segmentos citados acima, só precisam de incentivos financeiro e facilitação tecnológica por parte dos órgãos de governo.
O representante do Ministério da Aquicultura e Pesca, Felipe Matias, falou em seu discurso que o Ceará é o maior produtor de peixe e camarão criados em cativeiro. Por fim o Sr. Prefeito Municipal falou da importância da prefeitura atuar junto aos produtores de peixe, mel e galinha caipira para melhorar ainda mais o desenvolvimento do município de Sobral.
Governo prorroga redução de IPI para a linha branca
A desoneração para os itens da linha branca foi planejada para vigorar inicialmente apenas de abril a junho. A redução da alíquota de IPI para esses produtos foi uma das medidas tomadas pelo governo para minimizar os efeitos da crise internacional no Brasil.
Além de eletrodomésticos, o governo diminuiu o imposto para material de construção e veículos. O setor automotivo foi um dos principais beneficiados pela desoneração, batendo o recorde mensal de vendas em junho e em setembro. Com redução desde dezembro, o tributo que incide sobre carros passou a subir gradualmente a partir deste mês e volta à alíquota original em janeiro do próximo ano.
Fonte: Site do BOL Notícias.
Conferência Municipal da Cultura
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, realizará a II Conferência Municipal de Cultura a ser realizada nessa sexta-feira, 30, no Teatro São João, com o objetivo de discutir a Cultura nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania. O tema CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO norteará as discussões em todos os níveis e modalidades subdivididos nos eixos temáticos:
1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural
2 - Cultura, Cidade e Cidadania
3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável
4 - Cultura e Economia Criativa
5 - Gestão e Institucionalidade da Cultura.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Sobral
Movimentação da Santa Casa de Sobral
Jovem morre em acidente entre viatura da PM e moto
Taiana Coutinho Leite, 22, morreu em acidente envolvendo uma viatura da Polícia Militar e a moto em que seguia com o namorado, na noite desta terça-feira (27), no Crato, Região do Cariri. Ela e Getúlio Augusto Santos Alencar,de 25 anos, iam em direção ao centro da cidade, quando colidiram com a viatura, que estava parada.
A jovem morreu na hora e Getúlio teve apenas escoriações leves. De acordo com os policiais da viatura, o veículo havia dado um problema na parte hidráulica e eles tiveram que pará-lo. Quando um dos PMs descia do carro para sinalizar a estrada, o motoqueiro, que vinha em alta velocidade, segundo os PMs, não conseguiu frear. (Jangadeiro).
Por Wilson Gomes
“Tasso é o maior político cearense” diz Cid Gomes
Sobre o senador Tasso Jereissati (PSDB), cuja possibilidade de se candidatar novamente ao governo do Ceará tem sido cogitada, Cid disse que no momento “é o maior político cearense”. O governador falou também sobre seu irmão Ciro Gomes, José Serra, Aécio Neves e Marina Silva.
Sobre a ex-ministra Marina Silva (PV), Cid afirmou ter um grande carinho por ela. Já José Serra (PSDB) foi alvo de críticas: “ele não tem a visão do Brasil como um todo”. Segundo o Cid, o “estilo do Serra de fazer política é muito truculento, de destruir o adversário”.
Sobre Aécio Neves, governador de Minas Gerais, a opinião do colega cearense é ´mais simpática: ”grande brasileiro, absolutamente diferente do Serra”. Cid aproveitou para provocar o governador paulista e disse que Aécio é um homem de diálogo. (O Povo).
Por Wilson Gomes
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Nelson Martins Afirma que o Governo não Pretende Perseguir Comerciantes
Essa proposta vem causando discórdia entre a base aliada ao Governo e a oposição. Além de ser, também, um motivo de preocupação para alguns comerciantes que se enquadrem nessa situação. Porém, o líder do Governo na AL, o deputado estadual Nelson Martins, afirma que o Estado não tem a intenção de prejudicar empresários e comerciantes ao propor a inclusão de inadimplentes no Serasa.
“Não há interesse em perseguir quem quer que seja. Pelo contrário, foi esse Governo que estendeu para o setor comercial os mesmo incentivos que eram dados historicamente para o setor industrial”, afirmou o deputado em sua participação na edição de hoje (28) no Jornal Alerta Geral.
Fonte: Site CEARÁ AGORA
Justiça proíbe UVA de oferecer novas vagas em Goiás
A instituição de ensino está proibida também de promover qualquer publicidade em torno dos cursos oferecidos. No último ano, a UVA ofereceu mais de mais de 2,2 mil vagas por ano para o curso de pedagogia e para as licenciaturas em português, matemática, química, biologia, história e geografia, além de cursos de pós-graduação.
“É imperioso, neste momento, estancar a admissão de novos alunos nos cursos oferecidos pela UVA, seja diretamente, seja mediante convênio com as demais instituições de ensino requeridas”, destaca o juiz federal Jesus Crisóstomo de Almeida, em trecho da decisão liminar.
Irregularidades
Entre as irregularidades apontadas pelo MPF estão a falta de competência da entidade de ensino para ministrar curso em outros estados e a cobrança irregular de mensalidades por uma universidade pública. Porém, a Justiça considerou apenas a primeira irregularidade, já que entendeu que a UVA se beneficia de exceção constitucional que permite que instituições de ensino estadual e municipal criadas antes da Constituição Federal de 1988 cobrem pelos seus cursos.
Dentre os pedidos do MPF à Justiça, estava a interrupção, a partir do fim do semestre letivo, de todos os cursos de graduação e pós-graduação ministrados irregularmente pela UVA ou em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Educação e Cultura Cristo Rei (Idec) e a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Faespe). No entanto, o juiz Federal Jesus Crisóstomo optou por resolver essa questão na decisão final.
Caso o pedido do MPF seja acatado na sentença, os atuais alunos poderão pedir transferência para outras faculdades com aproveitamento das disciplinas já cursadas. A Universidade Vale do Acaraú foi criada pela Lei Estadual cearense n° 10.933/84, com sede no município de Sobral (CE).
Fonte: Site Sobral Portal de Notícias, dia 27/10/2009
Não siga este exemplo
Candidatura de PT em São Paulo depende de Ciro
Começa hoje a VII Agrinorte
Tremor de terra em Sobral atingiu 2,8 na Escala Richter
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Dia dos Comerciários
Como ocorre todos os anos, o Sindicato dos empregados no comercio de Sobral e municípios vizinhos oferece aos comerciários e convidados, um dia de confraternização e este ano aconteceu no Palmeiras Country Club, com apresentações artísticas, brindes para as crianças, disputa futebolística, sendo o ponto máximo do evento um forró muito legal, com a banda Zé Mazenir.
Na ocasião do evento, comerciários do sindicato de fortaleza se fizeram presentes, como também a Dra. Lia Barreto, representando o Sr. Prefeito Municipal de Sobral, Dr. Leônidas Cristino, onde foi assinado um documento, sedendo ao Sindicato dos empregados no comércio de Sobral e municípios, um terreno, para construção de um club para os comerciários.
O atual presidente do sindicato, o Sr. Elieudo, recomendou aos, senhores comerciários, que façam como os demais, se associem para terem direitos adquiridos.
Parabéns aos senhores comerciários de Sobral e toda região.
Tráfico invade Igreja da Penha para vigiar polícia
Foto: (Olhares fotografias online)
Marco religioso e turístico do Rio de Janeiro, a Igreja Nossa Senhora da Penha, na zona norte da cidade, vem sendo usada por traficantes de drogas de favelas para monitorar a movimentação de policiais na região. A informação foi confirmada neste domingo (25) pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, durante a procissão da 374ª Festa de Nossa Senhora da Penha, que passou por várias ruas do bairro - muitas deles palco da mais recente guerra travada entre gangues de traficantes e a polícia fluminense, que deixou mais de 40 mortos.
Erguido sobre um monte rochoso, o santuário é cercado por favelas e tem vista panorâmica de vários bairros da área disputada por criminosos. O arcebispo disse que quando há qualquer problema, os traficantes usam a torre para olhar quem está chegando. Ele não soube informar se os criminosos entram armados na igreja.
— Essas coisas acontecem em tudo quanto é lado. Não só em igrejas, mas também em casas e outros locais. Faz parte dessa guerra urbana. Acho que é uma preocupação de todos nós. A Igreja não está isenta disso.
Dom Orani também confirmou que já conversou com autoridades estaduais e municipais sobre a invasão de traficantes. Ele disse que não iria pedir aumento do policiamento no local, por não ser sua atribuição.
— Como cidadão, a gente também tem direito de reclamar e de dizer. Já conversamos sobre isso. Não é novidade nem para o governo do Estado nem para o municipal.
Didi Moraes se apresenta no interior do Ceará
Relatório das investigações - Cearenses justificam demora
Jacaré capturado no Rio Coreaú
Equipes da Companhia de Policiamento e Meio Ambiente (CPMA) e do Ibama de Sobral deverão seguir hoje para o município de Granja, para tentar transportar um jacaré, com pouco mais 1,70cm de comprimento, capturado por pescadores daquela cidade.
Terra treme na região norte do Estado
A terra voltou a tremer na região norte do Estado. O abalo sísmico foi sentido por boa parte da população, na segunda-feira, dia 26, por volta das 21h45min.
A magnitude ainda não divulgada. Uma equipe da Defesa Civil e do laboratório de sisimologia, deverá visitar nesta manhã de terça-feira ema das estações para medir a magnitude.
Por Wilson Gomes
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Aniversário do Padre Zé e Expedito Vasconcelos no Becco
Reunido em Sobral, PT prega cautela sobre candidatura
PSDB encerra ciclo de convenção no Ceará
Também participaram do evento tucano o presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS), Roberto Freire, acompanhado do presidente estadual da sigla, Alexandre Pereira. Freire ressaltou a necessidade de união dos partidos de oposição ao governo Lula, e, em seu discurso, olhando para o senador Tasso Jereissati, perguntou: “Será que dá para convencê-lo a ser de novo candidato a governador?”. O público aplaudiu com entusiasmo.
Posição ambígua
Marco Penaforte iniciou sua fala constatando que “vivemos tempos estranhos no Ceará. Não há oposição no Ceará, e isso não é bom”. Para ele, é fundamental que haja o contraponto aos governos. “Mesmo quando éramos governo e enfrentávamos a oposição sectária e irresponsável do PT, muitas vezes ela servia para que corrigíssemos rumos”. (DN).
Por Wilson Gomes
domingo, 25 de outubro de 2009
Menino morre atropelado e população queima veículo
Revoltada com o atropelamento ea morte de um menino de 10 anos, moradores do bairro Dias Macedo, em Fortaleza, incendiaram o carro que provocou acidente, na tarde de sábado (24).
O automóvel guiado por João de Araújo Matos perdeu o controle na Avenida Alberto Craveiro, subiu a calçada e atingiu Carlos Henrique Silva de Souza, de 10 anos. O carro ainda bateu no muro de um condomínio.
Segundo testemunhas, o acusado estaria embriagado. Depois do acidente, a população ateu fogo no carro. O motorista fugiu, mas se apresentou mais tarde no 5º Distrito Policial, na Parangaba, onde se encontra detido. (Jangadeiro).
Por Wilson Gomes
Patrícia diz que vai lutar pelo apoio do PDT a Ciro
sábado, 24 de outubro de 2009
VII Agrinorte promove feira de produtos e festival gastronômico
Agricultura familiar - as práticas sustentáveis para o semi-árido - é o tema principal da VII Agrinorte, que acontecerá em Sobral de 28 a 30 de outubro, no Centro de Convenções de Sobral, com programação rica em minicursos, oficinas, palestras, dia de campo, festival gastronômico e apresentações artísticas.
A Feira da Agricultura da Zona Norte - Agrinorte 2009 acontecerá simultaneamente ao VI Festval da Tilápia, ao III Festival do Mel e I Festival da Galinha Caipira. com shows de Italo e Renno, Cafuné Banda Forró Pé de Serra e o humorista Tupinambá Marques. A promoção é da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária e realização do Governo do Estado do Ceará, SEBRAE e Instituto Agropólos.
Em toda a programação, o evento traz palestrantes e especialistas em riquezas naturais da região a exemplo da prática produtiva do mel, da tilápia, frutas, legumes e hortaliças.
Fonte: Matéria enviada por email por Jose Brasil de Matos Filho
Direção da Rádio Pioneira Confraterniza-se com sua Equipe
Fila a Direita: Bené Fernandes, Erandy Silva e Arteiro Ferreira.
O Diretor da Rádio Pioneira, Gerardo Neto, convidou os radialistas componentes da equipe desta emissora, extensivo a outros radialistas de outras emissoras, bem como a outras pessoas amigas da direção da referida emissora para um almoço de confraternização, onde esteve presente também o Dep. Estadual Tomás Figueredo Filho. O almoço aconteceu na Churrascaria Chicão 2000. Os radialistas tiveram a oportunidade de trocar ideias entre si e também entrevistar o parlamentar. Este em sua entrevista para o programa Rádio Debate, falou da sua participação na sessão especial da Assembleia Legislativa, realizada no Centro de Convenções de Sobral. Elogiou a iniciativa de parlamentares que requereram a referida sessão, enfatizou a importância dela para toda a Zona Norte do Estado do Ceará, sem esquecer de citar a importante frequência dos deputados, que mesmo de outras regiões fizeram questão de estar presentes em Sobral. Também citou a importância de Sobral se tornar o centro de uma região metropolitana onde englobaria cerca de 20 municípios, visto que, hoje, mesmo sem ser oficialmente um centro metropolitano, Sobral já exerce esse papel. servindo de referencia para muitas administrações no seu entorno. Por fim, elogiou a equipe atual de profissionais da Rádio Pioneira e agradeceu a presença de todos.
Ceará é o 12º em acidentes de trabalho
TCM manda fiscalizar novos municípios cearenses
Encontro reuniu prefeitos e deputados em Sobral
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Energias alternativas e veículos elétricos
Bem, se desejamos livrar-nos da dependência de combustíveis fósseis, altamente poluentes e não renováveis, temos que investir maciçamente nessas novas fontes. Isso e políticas adequadas de governo, incluindo incentivos fiscais, tornarão os preços da “energia verde” accessíveis. A propósito, isso já está ocorrendo, como demonstra o extraordinário crescimento das energias renováveis nos últimos 10 anos.
Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a geração acumulada de energia eólica, solar e de ondas atingiu, em 2003, o equivalente à energia produzida por quase 10 milhões de toneladas de petróleo (medida em toneladas de óleo equivalente), um aumento de 4,2 vezes em relação a 1990. Somente a Europa utilizou, naquele ano, quase 47% dessas energias e a América do Sul apenas 0,7%. Os Estados Unidos respondem por 24,8% desse consumo, a Alemanha por 19,3%, a Espanha por 11,3%, a Dinamarca - com apenas 5,4 milhões de habitantes - por 5%, enquanto que o Brasil por míseros 0,05% (o México, p. ex., produz 14 vezes mais dessas energias do que o Brasil).
Como a capacidade instalada dessas fontes é ainda muito pequena em comparação com as tradicionais, sem dúvida os aumentos da geração energética de vento, sol, biomassa e outras são sempre expressivos em termos percentuais. Contudo, a evolução vertiginosa da utilização de fontes renováveis, que persiste alta há muitos anos, é um sinal animador da sua inadiável – e inevitável – adoção.
A produção de energia fotovoltaica (PV) – conversão de energia solar em eletricidade – cresceu 51% em 2007, atingindo 3.733 Megawatts (MW). De acordo com algumas estimativas, as instalações globais de células solares acumulam, desde 1996, mais de 9.740 MW, o suficiente para atender a demanda anual de mais de três milhões de lares europeus (J. L. Sawin, 2009). Em cinco anos, a produção global de PVs multiplicou-se por sete e a capacidade instalada por mais de cinco.
Para acentuar a importância das células fotovoltaicas, Dr. Gerhard Knies, um físico alemão especialista nessa forma de energia, afirma que os desertos do mundo recebem, em apenas seis horas, mais energia solar do que a sociedade humana pode consumir em um ano.
A capacidade global de energia eólica alcançou 100.000 MW em abril de 2008. No final de 2007, o aumento dessa capacidade foi de 27% em relação ao ano anterior. A cada ano, novas instalações de energia de vento superam as do ano anterior em números absolutos. Nesse mesmo ano de 2007, as instalações de moinhos de vento cresceram 18% na União Europeia, o que correspondeu a 40% das novas instalações – de todas as fontes – ao longo do continente. A Alemanha é o país, no mundo, que gera a maior quantidade de energia eólica, seguida pelos EUA, cuja energia de vento é suficiente para abastecer 4,5 milhões de lares americanos (Sawin, 2009). Ventos foram responsáveis, em 2007, por 21% da produção de energia dinamarquesa.
O consumo de energia de biomassa, conforme a IEA, atingiu quase 1,1 bilhão de toneladas de petróleo equivalente em 2005, um aumento de 23,6% em referência a 1990. O Brasil foi responsável por 5,2% desse montante, pouco acima dos EUA (5,1%), mas bem abaixo da China, que produziu 20,2% da biomassa desse ano.
Os biocombustíveis têm sido alvo de grandes controvérsias. O rápido crescimento da sua produção, nos últimos anos, contribuiu para o aumento acentuado dos preços da soja, de alimentos e de grãos para a pecuária. Estudos do Worldwatch Institute sugerem que os custos ambientais dos biocumbustíveis de primeira geração, produzidos em larga escala, podem superar os benefícios. Se tal produção é mecanizada, um sistema em alta no mundo, é indispensável que se considere a emissão de gases do efeito estufa (g.e.e.) através da fabricação, do transporte e da aplicação de pesticidas e fertilizantes químicos, do uso de combustíveis no maquinário, do bombeamento da água de irrigação, da operação da refinaria e do transporte do biocombustível, além, obviamente, do próprio uso.
Naturalmente, os danos ambientais serão bem mais elevados se o plantio dos vegetais (milho, soja etc.) for realizado às custas de ecossistemas nativos, principalmente florestas. No entanto, algumas estimativas para o biodiesel à base de soja indicam uma melhoria de 41% nas emissões de g.e.e. em comparação com o diesel convencional. O etanol produzido a partir do milho, que é o predominante nos EUA, é bem menos eficiente. O consumo de água representa um dos maiores gargalos para o biodiesel, pois a par da sua poluição (em função dos altos índices de fósforo e nitrogênio liberados nos corpos hídricos), sua produção demanda, para cada unidade de volume de biodiesel, até quatro vezes esse volume em água. Essa relação é bem maior – em até centenas de vezes – se considerarmos a água aplicada na irrigação.
Uma grande esperança repousa sobre os biocombustíveis de terceira geração, fabricados com a utilização de algas. Microalgas são organismos unicelulares fotossintéticos que combinam energia solar com CO2 e outros nutrientes para a formação de um biomassa rica em óleos naturais. Potencialmente, essas algas podem produzir até 100 vezes mais óleo por área do que culturas agrícolas usuais, como a de soja.
Em talvez duas ou três décadas, o hidrogênio (H) será uma fonte de energia abundante e totalmente limpa. Como enfatiza o engº Emilio Hoffmann G. Neto em Hidrogênio: evoluir sem poluir, “os veículos poderão ser pequenas usinas geradoras de energia e as próprias residências irão produzir a sua energia, transferindo [o superavit de] eletricidade para outras casas”. A liberação de hidrogênio por meio da hidrólise da água pode ser realizada com a utilização de fontes renováveis de energia.
Os veículos movidos a células de combustível (que alimentadas com H, liberam energia elétrica e água) poderão ter um motor elétrico em cada roda, ou seja, dispensarão os custosos e não muito eficientes sistemas de transmissão de motores a combustão (G. Neto). Os motores elétricos apresentam rendimentos bem superiores aos movidos a combustão, cuja eficiência é baixa, variando entre 13% e 25% para motores a gasolina e 30% e 35% para os a diesel.
Veículos elétricos são as alternativas ideais para se eliminar os impactos ambientais do sistema de transporte que utiliza combustíveis líquidos. Eles não emitem poluentes, ou seja, g.e.e. e gases e partículas que provocam danos à saúde humana e ao meio ambiente em centros urbanos, e podem ser recarregados diretamente da rede de energia elétrica. Suas baterias de íons de lítio receberão carga enquanto seus proprietários estiverem no trabalho ou durante a noite, quando a rede de energia é subutilizada. Essa demanda de energia não é maior do que a de uma máquina de lavar pratos.
Obviamente há ainda muitas questões a se resolver: por exemplo, como atender à demanda extra de eletricidade para um grande número de carros elétricos? O ideal é que essa expansão da oferta de eletricidade seja majoritariamente proporcionada por fontes modernas, como solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), resíduos agrícolas (biomassa), hidrogênio etc.
As perspectivas são bem maiores do que imaginam os céticos e aqueles que defendem apenas os interesses dos seus negócios, quando tentam desmoralizar as fontes limpas e renováveis. Um estudo recente mostra que a construção de centrais de energia solar em menos de 0,3% dos desertos do norte da África e do Oriente Médio geraria eletricidade suficiente para satisfazer as necessidades locais dessas regiões e ainda as da União Europeia. Existem planos de se construir centrais elétricas solares na Argélia e, através de cabos de 3.000 quilômetros, fornecer 6.000 MW à Alemanha. Uma fundação alemã trabalha com o potencial de 100 mil MW de energia solar nos desertos citados.
Uma empresa israelense-americana, denominada Better Place, está começando a vender veículos elétricos e a criar uma rede nacional de postos de recarga em Israel e na Dinamarca. Pretende atingir – em cada um dos países - cerca de 100.000 desses veículos no final do próximo ano. Os carros serão abastecidos por energia solar em Israel e eólica na Dinamarca. Better Place está discutindo a implantação de projetos semelhantes em 25 nações. As fabricantes de automóveis General Motors e Nissan-Renault planejam lançar carros elétricos dentro dos próximos dois anos.
As questões ambientais precisam estar, cada vez mais, no centro das decisões econômicas e sociais. Inquestionavelmente, um dos pontos cruciais é o de geração e fornecimento de energia. É urgente, portanto, que mudemos – o quanto antes – a matriz energética mundial, ou seja, que abandonemos, na maior velocidade possível, os combustíveis fósseis (o petróleo, p. ex., teria um uso muito mais nobre caso servisse apenas para a fabricação de bens duráveis e para outros usos industriais). Novas fontes de energia estão disponíveis para a sociedade; dependem somente de vontade política, isto é, de espírito público e determinação da sociedade.
Fonte: Matéria pega no Portal do Meio Ambiente - Rebia
Deputados e prefeitos em Sobral nesta sexta-feira
Sobral sedia hoje uma sessão ordinária do Legislativo Estadual. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), no Centro de Convenções. A iniciativa foi proposta pelo deputado Ferreira Aragão (PDT) e está prevista no Regimento Interno da Casa, que determina que a cada semestre deve ser realizada a sessão em um município do Interior.
De acordo com o diretor do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão, o primeiro expediente da sessão será destinado aos parlamentares e o espaço da Ordem do Dia será aberto para que a presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, possa discutir sobre o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. A data (23/10) foi instituída durante uma mobilização realizada pela Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, para debater o “Reflexo da Queda das Receitas na Gestão Municipal”. (O Estado).
Por Wilson Gomes
Embrapa Caprinos e Ovinos promove leilão de animais
Segundo o edital, pode participar do leilão qualquer pessoa física capaz ou pessoa jurídica, portadora de documento de identidade, CPF ou CNPJ. Os animais serão comercializados em lotes e o pagamento será feito à vista.
Os animais arrematados deverão ser retirados do local em que se encontram até o dia 6 de novembro, mediante a autorização de entrega a ser expedida pela leiloeira, após o recebimento dos valores pagos e a apresentação da nota fiscal emitida pela Embrapa. (Jangadeiro).
Por Wilson Gomes
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Parabéns Padre Zé Pelo Seu Aniversário - 21/10/09
Deputado Federal José Linhares Ponte (Padre Zé), ex-diretor do Colégio Sobralense, responsável pela formação educacional, intelectual e de caráter de várias gerações de sobralenses, gestor por 35 anos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sob sua administração construiu o Hospital do Coração, o Hotel Visconde, foi o grande mentor da transformação da nossa Santa Casa, um dos maiores complexos hospitalares do interior do nordeste.
Você está pensando em comprar um papagaio?
Papagaios cativos são animais carentes, estressados e frustrados:
A inteligência* dos papagaios é uma das razões que os fazem tão queridos por nós humanos. Por outro lado, é também a sua inteligência que os tornam muito sensíveis ao cativeiro. Papagaios engaiolados não podem expressar dois comportamentos profundamente enraizados no seu instinto: voar e socializar com indivíduos da mesma espécie. Na natureza, papagaios geralmente vivem em pares ou grupos, voando longas distâncias todos os dias para procurar alimento e congregando em grandes bandos para passar a noite. A falta destes estímulos sociais e ambientais levam a desvios de comportamento, tais como agressão (ver adiante) e ações estereotipadas locomotoras (fazer movimentos repetitivos sem sentido, tais como mover a cabeça de um lado para o outro ou caminhar em círculos) e orais (arrancar as próprias penas ou morder as grades da gaiola). Embora tendo causas diferentes, estes comportamentos assemelham-se ao autismo humano. A propósito, criadores argumentam que seus papagaios foram selecionados para a vida em cativeiro. Isto não é verdade. Enquanto que cães e gatos acompanharam o ser humano desde épocas remotas da civilização, evoluindo como animais domésticos, papagaios de criadouros não estão distantes mais que uma ou duas gerações de seus antepassados silvestres, retendo quase todas as características de instinto e comportamento dos indivíduos silvestres.
*"Inteligência" é um assunto polêmico, sujeito a diferentes definições e interpretações, mas pesquisadores abordam o problema dividindo-a em componentes, as chamadas habilidades cognitivas: capacidade de compreender, aprender, fazer inferências, tomar decisões, generalizar, e assim por diante. Seja qual for a habilidade cognitiva considerada, os papagaios estão no topo da pirâmide do reino animal, junto com os primatas, golfinhos, e mesmo bebês da nossa própria espécie.
Papagaios em cativeiro são sujeitos a doenças e lesões. Como as necessidades nutricionais dos psitacídeos (papagaios, araras e periquitos) são pouco conhecidas, mesmo donos cuidadosos raramente alimentam seus papagaios adequadamente. Tanto assim que a desnutrição ou distúrbios clínicos relacionados à alimentação são as principais causas de atendimentos de papagaios no ambulatório de aves do hospital veterinário da USP. A desnutrição também aumenta a suscetibilidade a outras doenças sérias como a aspergilose e pneumonia. Mais ainda, os desvios de comportamento causados por confinamento e isolamento podem ser tão intensos que causam traumas físicos, fato frequentemente demonstrado em autópsias de aves cativas.
Papagaios são irriquietos, barulhentos e fazem sujeira. Além de estar ciente das dificuldades e custos para alimentar e manter corretamente um papagaio, seu dono tem que estar preparado para tolerar muita sujeira - inevitável para uma ave de porte razoável - e ruído. Desgosto e irritação devido a contínua algazzarra e a presença de penas, restos de comida e cocô espalhados pela casa são as razões principais para a doação ou venda particular de papagaios. Com o aumento do comércio legal destas aves, pode-se esperar que muitas terão destino semelhante ao de milhares de gatos e cães - enjeitados por equívoco dos donos, que não previram os encargos e aborrecimentos causados por animais de estimação. E a dor de cabeça provocada por papagaios é duradoura: eles podem viver de 30 a 80 anos em cativeiro.
Papagaios são agressivos. Pessoas que vivem com um papagaio, mesmo que pacato e brincalhão, podem contar como certo que cedo ou tarde serão vítimas de bicadas dolorosas e de vandalismo; morder e mastigar objetos fazem parte do instinto de todos os psitacídeos como meio de estabelecer sua posição na hierarquia do grupo e defender território, além de reação de medo ou tensão sexual. Papagaios também mordem para brincar, mesmo que o alvo da sua afeição possa ser ferido seriamente.
Comprar um papagaio, mesmo legalmente, promove o tráfico de animais silvestres. Ter um animal exótico e fascinante como um papagaio incentiva outras pessoas a querer um também, mas o custo de uma ave criada legalmente é muito maior do que no mercado negro. Como a repressão ao tráfico é ineficiente e as penalidades para este tipo de infração são irrizórias, as pessoas são tentadas a comprar um papagaio contrabandeado da floresta ao invés de adquiri-lo na loja de animais. De fato, estudos demonstram que há uma correlação positiva entre o comércio legal de papagaios e o seu tráfico. Isto é muito preocupante porque o contrabando continua a ser a principal causa de risco para as espécies de psitacídeos ameaçadas de extinção. Fiscalização e punições praticamente inexistentes também criam vastas oportunidades para fraudes, já que e fácil falsificar os requerimentos de um animal obtido legalmente; os próprios órgãos de proteção ambiental reconhecem isto. A propósito, muitos criadouros comerciais difundem seu suposto papel conservacionista: na verdade este comércio não contribui em praticamente nada para a proteção de papagaios, como reiterado seguidamente por organizações oficiais e não
governamentais.
Em suma, você e seu papagaio não serão felizes - mas pode-se afirmar isto para uma ave? "Felicidade animal" é ainda mais difícil de definir e quantificar do que inteligência, mas existem critérios razoáveis para pelo menos avaliá-la subjetivamente. A declaração universal do bem-estar animal, proposta à ONU por várias organizações, estabelece o direito de animais domésticos a cinco aspectos de liberdade: liberdade da fome, sede e desnutrição; liberdade do medo e ansiedade; liberdade de tormentos físicos e térmicos; liberdade da dor, ferimentos e doença; liberdade para expressar seus padrões normais de comportamento. Se considerarmos estes princípios válidos, justos e humanitários, não poderíamos nunca considerar ter um papagaio como animal de estimação, já que o cativeiro impossibilita pelo menos quatro destes preceitos.
Lugar de papagaio é na floresta; curta-os na natureza.
Fonte: Matéria pega no Portal do Meio Ambiente - Rebia
Projeto “Centro de Treinamento JavaCE” irá prover treinamentos gratuitos
Comunidade de Usuários Java promove cursos gratuitos na área de desenvolvimento de software no formato online
21 de Outubro de 2009, Fortaleza - A JavaCE, comunidade de usuários da tecnologia Java do Ceará, anuncia um novo e arrojado projeto intitulado “Centro de Treinamento JavaCE”. O objetivo do Centro de Treinamento (CT) é ajudar profissionais, estudantes e curiosos da área de desenvolvimento de software a aperfeiçoarem seus conhecimentos no âmbito da plataforma Java e outras tecnologias complementares, como bancos de dados, ferramentas de desenvolvimento, frameworks e outras linguagens de programação.
Em sua primeira fase, o CT irá ministrar cursos utilizando recursos de seminários online, ou webinars, onde há a possibilidade de interação em tempo real entre dezenas de alunos, monitores e instrutores de qualquer parte do mundo. “No futuro iremos expandir o projeto para cursos presenciais e workshops”, disse Handerson Forta, coordenador da comunidade. “Esta iniciativa faz parte de um programa maior chamado JavaCE Social, a ser inaugurado em 2010″, complementou.
Sobre a disponibilidade de cursos, Igo Coelho, coordenador de comunicação e eventos, indicou a oferta do curso de Introdução à Linguagem Java com Ênfase na Certificação SCJP. “O curso irá passar pelo crivo da comunidade em uma aula experimental a ser ministrada no dia 31 deste mês [outubro de 2009] às 10h30m. Caso tenhamos uma resposta positiva, iremos prosseguir com um currículo planejado de 18 aulas, dividas entre aulas teóricas e práticas, que terão calendário divulgado posteriormente”.
Os cursos serão gratuitos e disponibilizados para membros da comunidade JavaCE. As inscrições e maiores informações acerca dos cursos e da comunidade podem ser encontradas na página do grupo http://www.javace.org.
Fonte: Site do JavaCE.
Governador Cid evita falar sobre 2010
Caixa encerra greve no Ceará
Demolição de prédio histórico ainda repercute
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Tucanos escolhem novo presidente no CE
Caminhada envolve mais de 1.500 pessoas
Guardas Civis e PM deverão permanecer ocupando a calçada do Mercado Central
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Insatisfação do Sapateiro Lopes
Sapateiro Lopes, o candidato a vereador mais votado pela coligação PPS/PSL em 2008, quando recebeu 1228 votos, continua em sua barraquinha na calçada da Trav. Do Xerez consertando calçados velhos. Sua maior mágoa é não ser valorizado por ninguém, nem mesmo pelo seu partido o PPS, após receber tamanha votação.
Cidadãos comuns de Fortaleza e região avaliarão as delegacias de polícia da cidade
A pesquisa é coordenada pela Altus – uma aliança global de centros acadêmicos e organizações-não-governamentais - e ocorrerá simultaneamente em 19 países do mundo todo, entre eles Estados Unidos, Índia, Rússia, Nigéria e México. No Brasil, as visitas serão organizadas pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), que conta com parceiros locais para desenvolvimento do trabalho. No caso de Fortaleza, o apoio será do Laboratório de Estudos da Violência, da Universidade Federal do Ceará. Essa é a terceira edição do projeto, que foi realizado anteriormente nos anos de 2006 e 2007.
As DPs serão avaliadas em cinco quesitos: orientações para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário e sem preconceito, transparência e prestação de contas e condições de detenção. Após o resultado, as três mais bem avaliadas delegacias brasileiras irão concorrer com as demais da América Latina, para escolher a melhor da região. Ao final, essas concorrem com as outras regiões para escolher as três melhores delegacias de polícia do mundo.
Em Fortaleza, as DPs que serão avaliadas são os 1° Distrito Policial (Monte Castelo), 2° Distrito Policial (Meireles), 4° Distrito Policial (Pio XII), 6° Distrito Policial (Messejana), 7° Distrito Policial (Carlito), 8° Distrito Policial (José Walter), 9° Distrito Policial (Praia do Futuro), 10° Distrito Policial (Antonio Bezerra), 11° Distrito Policial (Pan Americano), 12° Distrito Policial (Conjunto Ceará), 13° Distrito Policial (Cidade dos Funcionários), 16° Distrito Policial (Dias Macedo), 17° Distrito Policial (Conjunto Vila Velha), 19° Distrito Policial (Conjunto Esperança), 26° Distrito Policial (Edson Queiroz), 27° Distrito Policial (João XXII), 30° Distrito Policial (Conjunto São Cristóvão), 32° Distrito Policial (Parque Santa Cecília), 33° Distrito Policial (Goiabeiras) e 35° Distrito Policial (Curió), além da Delegacia de Defesa da Mulher da cidade.
Fonte: Matéria enviada por e-mail por Juliana Rettich da IAA Comunicação e Eventos
MST ocupa fazendas em Russas e Palhano
Ciro reafirma sua posição de aliado
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001 /SEMACE/ 2009
CONSELHO DE POLÍTICAS E GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - SEMACE
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001 /SEMACE/ 2009.
INSCRIÇÕES: até 29/10/2009 pelo site www.funcab.org.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 65,00 (para todos os cargos).
Para os candidatos que não tem acesso à Internet, será disponibilizado microcomputador para viabilizar a efetivação da inscrição, no Posto de Atendimento.
CARGOS
I - FISCAL AMBIENTAL - 62 VAGAS - REQUISITO: (Consultar Edital). REMUNERAÇÃO INICIAL: R$ 1.641,72, acrescida da Gratificação do Desempenho Ambiental - GDAM com variação de até 100% (cem por cento) do valor da referência 13, da Tabela Vencimental do Grupo ANS para os servidores da SEMACE, conforme art.13 da Lei 14.344 de 07 de maio de 2009.
II - GESTOR AMBIENTAL - As vagas serão distribuídas em 3 (três) áreas de conhecimento:
1) GESTÃO, PROTEÇÃO E CONTROLE AMBIENTAL - 28 VAGAS - REQUISITO (Consultar Edital)
2) POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 13 VAGAS - REQUISITO (Consultar Edital).
3) GESTÃO ADMINISTRATIVA - 10 VAGAS - REQUISITO (Consultar Edital).
REMUNERAÇÃO INICIAL: R$ 1.641,72, acrescida da Gratificação do Desempenho Ambiental - GDAM com variação de até 100% (cem por cento) do valor da referência 13, da Tabela Vencimental do Grupo ANS para os servidores da SEMACE, conforme art.13 da Lei 14.344 de 07 de maio de 2009.
III - PROCURADOR AUTÁRQUICO - 9 VAGAS - REQUISITO (Consultar Edital). REMUNERAÇÃO INICIAL: R$ 1.641,72, acrescida da Gratificação do Desempenho Ambiental - GDAM com variação de até 100% (cem por cento) do valor da referência 13, da Tabela Vencimental do Grupo ANS para os servidores da SEMACE, conforme art.13 da Lei 14.344 de 07 de maio de 2009.
REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS E DISCURSIVAS: EM 29/11/2009 / NA CIDADE DE FORTALEZA (Consultar fases no Edital).
TURNOS DAS PROVAS OBJETIVAS: Fiscal Ambiental e Procurador Autárquico (TURNO DA MANHÃ); Gestor Ambiental (TURNO DA TARDE). A PROVA DISCURSIVA para o cargo de Procurador Autárquico será aplicada no mesmo dia da Prova Objetiva, porém, no TURNO DA TARDE.
Será facultado ao candidato, inscrever-se para o cargo de Fiscal Ambiental e para o cargo de Gestor Ambiental, considerando que para o cargo de Fiscal Ambiental a prova objetiva será aplicada no turno da MANHÃ e para o cargo de Gestor Ambiental a prova objetiva será aplicada no turno da TARDE. Para se inscrever em ambos os cargos o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição para cada cargo escolhido e pagar a taxa de inscrição correspondente a cada opção.
POSTO DE ATENDIMENTO: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ, RUA GRACILIANO RAMOS, 52 - BAIRRO DE FÁTIMA - FORTALEZA - CE - TEL. (85) 3086-6652, DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA (EXCETO FERIADOS), DE 9H ÀS 12H E DE 13H ÀS 17H (HORÁRIO DE FORTALEZA/CE).
OCALFUNCIONAMENTO
INFORMAÇÕES: NO PORTAL WWW.FUNCAB.ORG OU PELOS TELEFONES (85) 3086-6652 E (21) 2621-0966.
Fonte: Material enviado por e-mail por secretaria@concurso.inf.br