Páginas

domingo, 16 de abril de 2017

RESPONSÁVEL PELA OBRA DO METRÔ EM SP ERA QUEM LIBERAVA CAIXA 2 A ALCKMIN

SP 247 - O responsável da Odebrecht pelo contrato de construção da Linha 6 do Metrô de São Paulo, Arnaldo Cumplido de Souza e Silva, era o encarregado de liberar o pagamento de caixa 2 para a campanha de 2014 do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Em seu depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), o ex-executivo relata que foram sete pagamentos, feitos entre abril e setembro de 2014, que totalizaram a transferência de R$ 6,3 milhões à campanha do tucano. O valor, no entanto, pode ser ainda mais alto. De acordo com delação de Benedicto Barbosa Júnior, diretor da Odebrecht Insfraestrutura e superior a Cumplido, as transferências totais foram de R$ 8,3 milhões.
As informações são de reportagem de Roberta Scrivano e João Sorima Neto em O Globo.
"Alckmin nega irregularidades. De acordo com Cumplido, o recebedor dos recursos era Marcos Monteiro, à época arrecadador oficial da campanha e hoje secretário de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo. Nas planilhas da Odebrecht, Monteiro era inicialmente identificado pelo codinome “Salsicha” e depois passou para “M&M”, contou Cumplido.
Luiz Antonio Bueno, chefe direto de Cumplido, era quem o orientava mensalmente, por e-mail, a fazer as transferências.
— Entre abril e outubro de 2014, Luiz Bueno me solicitou que programasse pagamentos para o codinome M&M e também Salsicha. E explicou que M&M seria Marcos Monteiro o coordenador financeiro da campanha de Geraldo Alckmin. (...) Nesse caso aqui, começou como Salsicha e depois virou M&M — disse à procurado da Lava-Jato que o interrogava.
Cumplido disse não saber quais benefícios a Odebrecht recebera por conta desses pagamentos. Insistiu em dizer que recebia a ordem de Luiz Bueno e a cumpria sem questionar.
Barbosa Júnior, porém, em sua delação, detalhou que a Odebrecht considerava Alckmin um “expoente” e afirmou que a empresa acreditava que “haveria uma alternância de poder no Brasil”.
— Alckmin é uma pessoa que nós como empresa considerávamos como um dos grandes postulantes a liderar o partido (PSDB) e liderar o país como presidente. Então, tanto ele como Aécio (Neves, senados do PSDB) sempre tiveram tratamentos muito próximos a nós — disse, frisando que Alckmin “era importante” e que a empresa queria “manter essa relação profunda e funcionando em óbice'."
http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/290568/Respons%C3%A1vel-pela-obra-do-metr%C3%B4-em-SP-era-quem-liberava-caixa-2-a-Alckmin.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário