Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

NA MAIOR RECESSÃO DA HISTÓRIA, MEIRELLES FALA EM ‘EFEITO TRUMP’

Por Guillermo Parra-Bernal
NOVA YORK (Reuters) - O governo brasileiro precisa aprovar uma série de reformas orçamentárias para proteger a economia da volatilidade global decorrente da eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
As reformas, que incluem um limite para o crescimento dos gastos federais por 20 anos e a reforma da previdência, também ajudarão a levar a inflação de volta para a meta oficial, disse Meirelles em um evento em Nova York.
"Quanto mais rápido aprovarmos as reformas, mais rapidamente o risco do país pode cair", disse.
As reformas orçamentárias têm uma alta chance de serem aprovadas pelo Congresso, disse Meirelles. O limite de gastos já passou pela Câmara dos Deputados e a reforma da previdência será apresentada antes do final do ano, segundo afirmou o presidente da República, Michel Temer, na semana passada.
"Antes era uma política de 'gastar mais' e agora queremos que os mercados e os investidores privados tenham um papel maior na economia, até para permitir uma melhor alocação de recursos", disse Meirelles aos participantes de um evento patrocinado pelo Banco Bradesco em Nova Iorque.
A vitória de Trump provocou um choque nos mercados emergentes, com as moedas do México e do Brasil perdendo mais de 10 por cento de seu valor e o preço dos títulos locais despencado.
Antes de qualquer reforma ser aprovada, os prêmios de risco do Brasil aumentarão na sequência da eleição de Trump, mas a volatilidade do mercado complica quaisquer outras previsões, disse Meirelles.
Ele observou que as previsões para o crescimento econômico do próximo ano poderiam ser revisadas para baixo, mas se recusou a dar números. O governo estima atualmente o crescimento de 1,6 por cento em 2017, depois dois anos de forte recessão.
http://www.brasil247.com/pt/247/economia/265795/Na-maior-recess%C3%A3o-da-hist%C3%B3ria-Meirelles-fala-em-%E2%80%98efeito-Trump%E2%80%99.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário