Páginas

sábado, 23 de março de 2013

FESTA DE SÃO JOSÉ, ATÉ O PROXIMO ANO!

 

Cruz. “Olhando o mar azul, vejo a ti/Feliz até sonhei.../Mas o ano se passou/Só ilusão ficou, chorei/As lágrimas caindo, sobre a areia/Quente do verão, onde nós dois, vivemos o amor”. Altemar Dutra

clip_image002A Festa de São José é um momento quando as pessoas se encontram para recordar tempos passados, momentos vividos com amor, reencontro de amigos, desfrutar as belezas dos “verdes mares bravios”, ver as ondas quebrando sobre a areia, sentir a brisa salitrada quem vem do mar e contemplar a imponência de seus coqueirais, que na hora da partida, agitam suas folhas como um “lenço verde em despedida”. É sempre assim.

Cada ano, um novo momento é desfrutado pelos banhistas que, com o advento das câmeras fotográficas registram todos estes momentos. Tive a oportunidade de caminhar pela praia, em companhia do velho amigo radialista Abelardo Martins e podemos observar todos estes momentos.

clip_image004

clip_image006

Mulheres de todas as idades, cores e formosura registravam este momento que talvez seja único ou poderá ser repetido, mas nunca igual. Os policiais não eram os mesmos de anos anteriores, os bombeiros, os coordenadores do evento, vendedores, as bandas de forró eram todos diferentes. Os bombeiros me disseram que a equipe era composta pelos Subtenentes Costa e Silva e Batista, Sargento Cleomarcio, Cabo Pontes e o Soldado Falcão.

A Banda de Musica Municipal Cônego Manoel Valdery abrilhantou a abertura da festa religiosa. As comunidades vizinhas participaram das novenas que foram celebradas pelo Padre Marcone da Area Pastoral do Distrito de Caiçara. Bandas de forró fizeram a diversão por dois dias. As canoas faziam espetáculos agitando suas velas novas e multicores, presente da prefeitura, onde cada embarcação homenageava uma comunidade do município de Cruz. Barracas padronizadas vendiam o de comer aos banhistas fazendo apresentação de seus produtos da gastronomia local.

Carros chegavam de todos os lugares: ônibus, caminhões, motos e automóveis com placas que identificavam suas origens.

A avaliação dos banhistas e visitantes foi de um evento organizado e de muita tranquilidade. Todos se divertiram. O mar estava convidativo, com agua limpa, maré baixa e muita calmaria. Não houve registro de acidentes nem de prisões de meliantes. A Policia PMtur fez a segurança com muita eficácia. A equipe do Procidadania também contribuiu para garantir a segurança dos banhistas.

clip_image008

O Prefeito Adauto, com sua comitiva, esteve presente, conversou com os banhistas e pode sentir a satisfação deles com a organização do evento. Conversei com o Secretario de Transportes Demir que dizia está satisfeito com os resultados alcançados pela organização do evento.

Felizes, todos retornaram para suas casas na esperança de que São José mandasse um bom inverno para os agricultores e que no próximo ano todos estejam de volta para mais um Dia de São José em Preá.

clip_image010

Após a despedida, a praia transforma-se em deserto e tudo volta a calmaria com as canoas ocupando o seu verdadeiro espaço.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário